segunda-feira, maio 20, 2024

Edison Corrêa: Por mais Marielles na sociedade brasileira

BLOG DO LEOEdison Corrêa: Por mais Marielles na sociedade brasileira

OPINIÃO

POR MAIS MARIELLES NA SOCIEDADE BRASILEIRA

POR Edison Corrêa, jornalista no Facebook

Corajosa, crítica, militante, mulher, guerreira, negra, pobre, favelada. A vereadora carioca Marielle Franco, assassinada ontem no Estácio, lutava por causas sociais e metia o dedo em feridas, como a milícia no Estado do Rio de Janeiro.

Nascida e criada no Complexo da Maré, ascendeu socialmente pelo estudo, graduando-se em Ciências Sociais pela PUC-Rio e formando-se mestra em Administração Pública na UFF. Sua defesa em prol dos direitos humanos e contra ações violentas de policiais nas favelas foi impulsionada devido à morte de uma amiga, vítima de bala perdida durante tiroteio envolvendo policiais e traficantes. Personificação típica de um ser humano que a classe dominante do país não quer ver crescer, Marielle incomodava.

A conheci no trabalho jornalístico, sempre sorridente, simples e com discurso pelos menos favorecidos e minorias. Sua morte não arrefece o caráter e humanidade de suas causas. Os quatro tiros no rosto destruíram um pouco da cara da sociedade tupiniquim, cuja maioria dos integrantes possui as mesmas características físicas de Marielle.

Sua batalha social não foi em vão: seu exemplo estará presente em cada cidadão que acredita na justiça e na igualdade perante as leis. Não falo sobre política nem partidos, creio somente num mantra: por mais Marielles na sociedade brasileira!

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles