segunda-feira, maio 20, 2024

Qual o papel da mulher na sociedade? Por Kelly Medeiros

BLOG DO LEOQual o papel da mulher na sociedade? Por Kelly Medeiros

Qual o papel da mulher na sociedade?

Essa pergunta eu faço à mim mesma constantemente, as respostas inerentes a esse questionamento sempre será a mesma também… “Ser submissa.”

Tenho a impressão que mesmo diante de tantas conquistas e mesmo já tendo percorrido um longo caminho ainda temos muito a percorrer. O que consigo extrair da sociedade é a visão machista com relação à mulher e seu comportamento, estamos em uma sociedade estereotipada, onde determinados comportamentos são condenados quando a mulher que o faz. E não precisa ser nada muito “grave” não, às vezes o simples fato de sair com as amigas, porque a impressão que dá é que você não pode sair para se divertir, se você sai é porque está procurando “macho” e não necessariamente pra curtir e voltar pra sua casa.

Talvez por isso muitos homens se sentem no “direito” de fazer uma cantada mal intencionada, um comentário esdrúxulo, mas a mulher não é propriedade de ninguém, ela é livre, assim como os outros humanos. Ela tem o mesmo direito de ir e vir, não deveria de forma nenhuma ser condenada porque gosta de roupa curta, porque bebe, porque não tem o sonho de casar e ter filhos. Toda e qualquer mulher tem o DIREITO de fazer o que ela achar conveniente pra si.

Tenho 25 anos, era “casada” até pouco tempo minha relação teve um ponto final.Optei por morar sozinha, eu poderia ter ido morar com meus pais, mas optei por ter minha independência.

E independência é algo que assusta, algo que intimida, as pessoas gostam de ter tudo sob controle e a independência muita vezes significa a falta do mesmo, pois as pessoas tem consciência de que você depende de si próprio e portanto não aceitará algo que não concorde.

A independência também está atrelada ao fato de você fazer tudo no seu tempo, quando lhe convir e acredite, isso é motivo de muitas críticas.

Casada eu tinha aquela preocupação de sair do trabalho correndo para ir para casa fazer janta, tinha roupa pra lavar no final de semana, cobrava de mim mesma a responsabilidade de manter uma casa impecável. Morando sozinha faço como e quando quero,e, acredite isso é motivo para ouvir comentários do tipo:

“Hoje em dia os homens estão cozinhando, está havendo inversão de valores.”

Aí me pergunto, inversão de valores para quem? Porque eu tenho que bancar de Amélia lavando, passando e cozinhando?

Para me enquadrar no padrão de mulher perfeita da sociedade?

Minha resposta é NÃO!

Nós mulheres podemos executar o que temos vontade, sem seguir padrões e imposições da sociedade, principalmente quando esses padrões estiverem diretamente ligados ao comportamento machista. Devemos nos impor contra determinados abusos e termos mais voz ativa para o que de fato nos interessa.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles