Início BLOG DO LEO Bela, recatada, do lar e perseguida!

Bela, recatada, do lar e perseguida!

0

​Renan Portela

Considero no minimo curioso o fato de que uma mulher, logo numa época em que  tanto se coloca na mesa as questões femininas, seja alvo de tantos ataques toda  vez que dá as caras como a primeira dama Marcela Temer, tudo porque para alguns setores a mulher precisa possuir certos critérios POLÍTICOS para ser defendida em suas particularidades, ou ser no minimo tolerada.

Isso é mais uma demonstração de que alguns movimentos e ideologias de defesa da mulher são absolutamente seletivos ao se posicionarem em favor de mulheres que atendam aos seus interesses, e a atingirem a imagem de mulheres que não atendem esses interesses. Fora que também são cotidianamente moralistas, tanto quanto ou mais a moralidade que dizem combater, porque desenham posturas femininas adequadas e inadequadas da mesma forma que o mais medieval e carimbado com o rótulo de “machista” que alguém poderia imaginar. Sim, estou falando de hipocrisia! É o que sempre digo: Dizer que se quer derrubar um padrão, normalmente nada mais é do que um sinônimo de querer estabelecer outro mais conveniente a sua própria moralidade. 

Marcela Temer sempre será vitima de ataques por conta de ser esposa de um presidente que chegou ao “trono” pelo que alguns setores consideram que foi um golpe, o impeachment de Dilma Rousseff. Da mesma forma que não importa o que Temer consiga fazer pelo país, sempre será vitima dos mesmos ataques setorizados. 

A palavra GOLPE é uma bem emblemática desse cenário, e atinge o casal (e mais duramente Marcela) até na relação pessoal dos dois. Acho curioso quando percebo pessoas que rotineiramente se inflamam de discursos feministas (não que você precise ser feminista para defender uma mulher em alguma coisa), fazem comentários que levantam a teoria de que Marcela estaria com Temer por conta do dinheiro do marido, um golpe. É engraçado. 

Particularmente conheço uma mulher que se casou com um homem muito mais velho e com ótima condição financeira. Eu acredito quando essa pessoa me diz que o dinheiro não foi nem um pouco determinante nisso, e sim o fato de que de todos os homens que conheceu ele é o mais inteligente, carinhoso, dedicado, e que a faz feliz. Será que Temer é tão maldito para os críticos que não possuiria nenhuma característica além do poder financeiro para conquistar uma jovem e bela mulher?

Desde quando ser jovem e bonito é a principal característica para conquistar e se casar com alguém? Veja bem, não sou do tipo que acha que beleza não importa, e aliás acho que importa muito mais do que as pessoas que normalmente fazem esse tipo de comentário, já que normalmente são as mesmas pessoas que bradam contra “os padrões estéticos da sociedade”. E vai entender, sou eu que não julguei Marcela como interesseira por se casar com um homem rico! 

Marcela foi eleita pela imprensa americana a primeira dama mais bonita do mundo, sabe como é, muitos criticariam os critérios estéticos malvadinhos dessa sociedade opressora usados nessa eleição, mas ao mesmo tempo que diriam que Temer é velho e feio demais para ter alguém como Marcela se não fosse pelo dinheiro. 
Marcela pode ter escolhido Temer somente por dinheiro? É claro que pode, não estou na cabeça dela para saber. Mas ela seria tão livre como mulher pra escolher fazer isso do que uma prostituta, estamos falando a mesma língua agora? 

A primeira dama ganhou os holofotes e foi criticada pela primeira vez na famosa matéria que trazia o titulo “Bela, recatada e do lar”, porque diziam que isso projetava um modelo de mulher (como se você tivesse que seguir esse modelo), muito mais pela questão politica que envolve o viés da revista do que por qualquer coisa. De que maneira mais adequada se poderia descrever uma mulher bela, recata e do lar ? As criticas me passavam a noção de que ela deveria ou ser criticada por ser assim, ou que a revista não poderia de maneira alguma caracterizar uma figura de certa influencia dessa maneira, algo como se essas características fossem por si só uma ofensa, ou uma espécie de opressão a todas as outras mulheres que não se encaixavam nelas. Ai quem foi criticada por ser como é? Marcela, que não deve ter se incomodado com o titulo! A velha hipocrisia de um padrão moral por outro! Sim, puro moralismo e problematizações dignas de teorias da conspiração! 

Nessa semana a nossa primeira dama voltou a ganhar destaque, e consequentemente a sofrer ataques, que as vezes rebatem nela para tentar acertar o governo, mas que necessariamente rebatem nela. Marcela fez um discurso para o lançamento do programa “Criança feliz”, onde será embaixadora do programa social, assim como inúmeras primeiras damas na história do Brasil e do mundo que se empenharam em programas sociais e caridade. Marcela foi desqualificada pelos mesmos críticos dos mesmos setores. Criticaram o vestido “recatado”, a fala delicada, disseram que ela só estava ali por ser mulher e isso reforça o papel que se espera de uma mulher como se ela não quisesse estar lá, que ela só está se interessando por isso a mando do marido e do governo, etc. Poucos foram os textos que li criticando o projeto em si e se desviando da senhora Temer. 

Marcela Temer não vai subir em palanques para discursar a favor de uma causa ou de um movimento X, não vai sair com os seios de fora na marcha das vadias ou liderar campanhas para a legalização do aborto, sequer será vista em público em algum super evento enfezada com alguma postura de seu marido como uma Michelle Obama da vida. 

Tudo que eu quero é que Marcela continue bela, recatada e do lar, simplesmente porque essa é quem ela é, e apenas isso não a faz pior ou melhor que ninguém. No dia em que Marcela deixar de ser quem ela é, por qual motivo for, ai sim terei os meus motivos para critica-la!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile