sábado, maio 18, 2024

Vamos falar da JMJ 2016 Por Diego Magalhães

BLOG DO LEOVamos falar da JMJ 2016 Por Diego Magalhães

 

DIEGO MAGALHÃES
Convidado especial do Blog do Léo

Alguém sabia que esse ano tem mais uma edição da Jornada Mundial da Juventude? Sua edição anterior foi no Brasil em 2013 e agora é na Cracóvia, na Polônia.

A jornada mundial da juventude é o maior evento jovem do planeta. Criado pelo então papa e atual santo, bem conhecido dos brasileiros, João Paulo II. O papa pop é o santo padroeiro da juventude. Isso se deve ao fato dele ter idealizado o encontro internacional de jovens católicos. Primeiro em Roma, em caráter pequeno apenas um encontro regional sem grandes intenções. Que com o sucesso do evento se expandiu e ganhou proporção mundial.
Desde a sua primeira edição em 1985, a JMJ, só cresceu. Chegando a levar 4 milhões de pessoas na sua edição histórica nas Filipinas.

O Brasil teve o privilégio de sediar a última JMJ que aconteceu no Rio de Janeiro em 2013. O evento no Rio, quase bateu o recorde de público com 3 milhões e 700 mil participantes. O Rio também entrou para a história por ter sido a primeira JMJ do papa Francisco e também por ter sido lugar da sua primeira viagem do pontificado.

Depois do Brasil a honra de sediar a JMJ é da Cracóvia, na Polônia. Cidade de São João Paulo II. O tema desse ano é bem aventurados os misericordiosos, diretamente relacionado ao Ano da Misericórdia proclamado pelo papa. Será uma oportunidade onde os jovens católicos do mundo interior se encontram para vivenciar a sua fé. Vivenciar e compartilhar.

Bem ligado à juventude e usando as redes sociais Francisco envia mensagens aos católicos pedindo que orem por ele. Já uma característica própria. Por onde anda pede ao povo que reze por ele. E parece que o pedido tem dado resultado. Com problemas de saúde e sem um pulmão, Francisco fará mais uma de suas viagens levando a mensagem de paz e de misericórdia. Usando uma frase que ele mesmo disse: “Jesus é o rosto da misericórdia de Deus.”

Ele quer ser também um rosto da misericórdia agora da Igreja para com seu povo que vive cada vez mais numa crise de fé.

Mas para quem andou pelas ruas do Rio de Janeiro e hoje anda pelas ruas de Cracóvia, a crise está longe de afetar a juventude do papa (como eles se auto denominam) que parece ser bem mais ativa e presente nas igrejas do que parece no dia a dia.

Ruas absolutamente lotadas de jovens, adultos, idosos, crianças, padre e freiras que mostram a força de uma igreja que está se renovando.

Cracóvia hoje respira juventude, fé e muito amor. E por que não dizer misericórdia? Com boa acolhida, cuidado mútuo e esbanjando disposição a JMJ tomou conta de mais uma cidade.

E o que acontece numa Jornada?

A jornada uma semana com eventos pré-jornada nas dioceses vizinhas é oficialmente de terça a domingo com missa de abertura sempre presidida pelo bispo local, Cerimônia de acolhida do Papa, catequeses pelas manhãs, festivais de música, arte, e atividades culturais ao longo dos dias, via sacra com o papa, vigília de oração e missa de envio. Além de contar com grande número de voluntários. A JMJ também movimenta consideravelmente a estrutura da cidade durante o evento. A cidade respira JMJ com as ruas tomadas pelo clima do evento.

Os jovens da JMJ ao se encontrar mesmo sem falar o mesmo idioma (aliás a língua não é nenhum problema para a comunicação) se cumprimentam com entusiasmo, cantam, dançam e carregam com orgulho as bandeiras dos seus países e expõem suas blusas de paróquias, pastorais, grupos e movimentos como se fossem times de futebol.

E como acontece a cada dois ou três anos, mais uma cidade será tomada pela animação de jovens.

O público fiel das JMJs já se pergunta onde será a próxima? As apostam vagam no duvidoso Panamá, EUA, África do Sul, Argentina, entre outros países surgiram como possíveis sedes. Mas só saberemos definitivamente o local sede da próxima quando o papa anunciar na missa de envio no último dia da JMJ Cracóvia 2016.

-Para quem quiser acompanhar via internet ou televisão pode ver pelo canal do Vaticano no YouTube que terá transmissão de todo o evento ao vivo e pelos canais religiosos do Brasil.

Fotos cedidas gentilmente por Diego Magalhães

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles