Entrevista com Rebeca Gusmão

8

Rebeca Gusmão foi ouro, prata e bronze nos jogos Pan-Americanos do Rio e bronze no Pan de Winnipeg e de Santo Domingo. Participou das Olimpíadas de Atenas, mas teve o sonho da medalha olímpica interrompido por uma polêmica acusação de doping que destruiu a sua carreira no ano de 2007, após o Pan do Rio.

Lutou até onde pode para provar a sua inocência, tentou a carreira política, se viu envolta em outra polêmica só que fora das piscinas com seu ex médico, foi jogadora de futebol e participou da edição 2015 do reality “A Fazenda” e agora ela lança um livro contando a sua história.

O livro “Virada Olimpíca: a carreira, a queda e a superação” da Editora Alto Astral fala sobre sua trajetória desde o início no esporte ainda na adolescência, até os dias de hoje passando pelos momentos de maior turbulência na vida da ex-nadadora como a história do Doping, passando até por tentativa de suicídio.

Irá atrair a atenção do leitor os bastidores da investigação do Doping, que apresentou muitas contradições e irregularidades dentro do padrão normalmente apresentado, como por exemplo troca de frascos lacrados com material coletado, mudanças de procedimentos irregulares e a proibição de um médico designado por Rebeca (com permissão da lei) a acompanhar os exames de contraprova em seu último recurso pela absolvição (depois de 3 anos de investigação). Segundo ela, seu médico foi expulso irregularmente do laboratório onde aconteceria o procedimento. Foi inocentada da acusação em agosto de 2009.

Rebeca foi obrigada a devolver as medalhas que havia conquistado e a recomeçar a vida longe das piscinas.

Além disso, a ex-nadadora conta no livro um pouco de sua história, de como é fortemente ligada à família, da rigorosa rotina de atleta, dos dias difíceis durante a investigação, da grande depressão que a aproximou da bebida e da compulsão por comida e de tentar o suicídio por duas vezes.

 

REBECA COM A MEDALHA DE OURO GANHA NO PAN DE 2007.

Foto:Guilherme Pinto/ Jornal Extra

A segunda delas (depois de beber um coquetel com tranquilizante, veneno de rato e água sanitária e passar três dias em coma), foi o fundo do poço para iniciar a superação.

Esse trecho do livro conta bem o que aconteceu:

“No dia 29 de agosto de 2013 eu decidi colocar um ponto-final na minha dor. Aquela quinta-feira tinha sido marcada por mágoa e tristeza. Tirar a minha vida não seria uma atitude repentina, tomada por impulso em um momento ruim: eu vinha alimentando a ideia havia meses, e ela crescia muito rapidamente. Mas só vim a descobrir que ela tinha tomado forma quando voltei ao meu apartamento naquele final de tarde (…)”.

wp-1469092031351.jpg

Hoje, Rebeca trabalha como personal trainer e está aguardando a chegada de seu primeiro filho, Zeus, que tem nascimento previsto, por ironia do destino, para o mês das olimpíadas no Rio. Ela brinca que será o sonho da medalha olímpica realizado.

Nessa entrevista dada ao Blog do Léo ainda no lançamento do seu livro ela conta sobre o livro, sobre o que ela considera co.o injustiça sofrida, fala sobre as Olimpíadas do Rio e sobre a chegada de seu filho Zeus.


Foto: Fábio Carvalho/divulgação

BLOG DO LÉO – Rebeca, você conta no livro sobre tudo que passou, desde o doping a tentativa de suicídio. O que você pensava nesses momentos de dificuldade e o que te deu força pra passar por tudo isso?

REBECA GUSMÃO – Passou tudo que vivi até chegar a cada momento..tudo muito difícil porque parece que não vai passar nunca aquela situação…o que me deu força para sair foi Deus e as pessoas que estavam ao meu lado, mas principalmente Deus porque por mais que a família, os amigos estejam ali com você, foi com Ele que vivi os momentos mais angustiantes..ELE sabia o que eu pensava e sentia..

 

 Você sente que sofreu preconceito de pessoas e da própria mídia em relação ao seu caso?

 – O preconceito das pessoas sempre irá existir…o ser humano é uma invenção que não deu certo, então não sei muito o que pode sair deles…são raros os que são bons e sabem respeitar a vida e o sofrimento alheio. Quanto à mídia, essa infelizmente vive mais de notícias ruins, de desgraça e desastres.. Mas aí voltamos ao ser humano…traz mais felicidade saber que o próximo está no buraco porque daí não sentimos inveja, sabemos que nossas vidas estão melhores…foi muito triste o que a mídia fez comigo, esqueceram q tinha família, sentimentos, criaram inverdades…mas não foram todos, alguns aprofundaram mais e sabiam que o buraco era mais embaixo.

 

No lançamento da sua biografia, você falou sobre a sua vida e sobre a gravidez do seu primeiro filho. É um momento especial pra você né.

O mais especial de todos que já vivi

 

Sua maior decepção na vida foi não ter conseguido voltar ao esporte onde é campeã?

Não, minha maior decepção na vida foi o ser humano.

 

Seu filho vai nascer no período durante a Olimpíada do Rio de Janeiro. Como você vê esse momento especial da sua vida, e como você vê o momento do Rio e do país nos jogos?

Vai ser a melhor olimpíadas da minha vida porque já vou estar com minha medalha no colo. Não acho que o Brasil fará uma olimpíada como foram as anteriores…acho q muito vai deixar a desejar..mas nossos atletas farão a parte deles. País que vive escândalos como esse não pode perder o foco nem se distrair com outros acontecimentos.

 

 Você foi jogadora de futebol, foi candidata a deputada e participou do reality “A Fazenda”. Como você avalia essas experiências na sua vida?

Experiências novas, boas, e que aprendi bastante.

 

Você acredita que um dia vai ser reparada pela justiça pelas injustiças que sofreu?

Não luto mais por isso. A justiça divina é a mais importante pra mim. E ela tem provado todos os dias que as pessoas q fizeram o que fizeram não sairão impunes da justiça DELE.

 

Quais seus planos para o futuro?

Viver um dia de cada vez, aproveitando ao máximo cada passo do meu filho. Continuar como Personal trainer e palestrante.

8 COMENTÁRIOS

  1. Adorei a matéria.
    Força Rebeca, vc já está dando a volta por cima! Esse filho agregará mais ainda. Parabéns pela superação.
    Ótima matéria Léo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.