Peixes amazônicos inspiram coleção de joias da designer paraense Barbara Müller no Rio

0

 Vernissage da designer será nesta terça-feira, 27, e permanece na Casa Ipanema até o dia 29

A biodiversidade dos peixes amazônicos e da cultura nortista do Brasil  inspiram a coleção de joias Poraquê, da designer paraense Barbara Müller

A designer de joias paraense Barbara Müller abre nesta terça, às 17h30, na Casa Ipanema (Rua Garcia d’Avila, 77 – Ipanema), a exposição “Poraquê”.  A coleção é resultado do Prêmio Seiva de Produção e Difusão Artística da Fundação Cultural do Pará, e contou com o apoio do biólogo ictiólogo Tiago Begot, que auxiliou na pesquisa das várias espécies amazônicas e na seleção dos peixes mais representativos que compõem a coleção, que fica em exposição e à venda na Casa Ipanema até o dia 29 de novembro.

A exposição apresenta 15 peças que misturam escamas de pirarucu, madeira, ouro, prata, diamante e gemas preciosas.

Ela retrata a poluição dos rios nas suas peças
“Algumas peças, como o pirarucu, que é um peixe grande, fiz em formato de relicário e dentro coloquei plásticos e canudinhos para lembrar que a poluição está poluindo os rios, matando os peixes e chegando à nossa mesa”.

A exposição conta ainda com seis ilustrações do artista, também paraense, Rodrigo Cantalicio, que interagem com algumas das joias da coleção. As obras foram cocriadas a partir de uma pesquisa realizada durante dois meses. O projeto contou com o apoio do Museu Paraense Emílio Goeldi, que disponibilizou o laboratório de pesquisa e acervo da biblioteca mais antiga na região amazônica.

Para Bárbara, que cresceu em Belém indo ao tradicional mercado Ver-o-Peso, além da forte representatividade na culinária típica da região, os peixes do Norte fazem parte do imaginário cultural paraense. “Essa é uma das coleções mais importantes da minha carreira. Há tempo guardo um fascínio pelos peixes da Região Norte e queria fazer algo especial. As joias flertam com o universo solar e de águas do Rio de Janeiro, e tenho certeza que as cariocas vão amar. Mais do que apresentar a linha de joias, a ideia é trazer à tona a beleza da nossa biodiversidade e a necessidade de preservá-la”, diz.

QUEM É BARBARA MÜLLER?

Barbara Müller é nascida e vive em Belém do Pará. O trabalho da artista é influenciado pela natureza rica da região Norte. As matérias primas, como cascas, chitas, madeira, diamantes e outros objetos utilizados em suas peças, são predominantemente locais e ganham novas formas e significados contemporâneos através do trabalho sensível da artista.

Formada em Design de Produtos pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Barbara já teve suas criações exibidas em eventos realizados em países como França, Itália, Londres e Portugal, algumas participações em parceria com o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), para o qual também realizou trabalhos como consultora.

Expôs no “Vogue Fashion’s Night Out”, realizado no Rio de Janeiro, em 2013. Teve algumas de suas peças publicadas em sites e revistas londrinas, por meio de parceria com a empresa Caipora Jewellery de Londres UK (2013-2014). Expôs na Rio+20, no Copacabana Palace, em 2012, quando também participou de uma exposição em Roma.

A designer de joias e acessórios de moda teve duas de suas criações referendadas no “Preview Design de Joias e Bijuterias 2014”, último caderno de tendências lançado pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), como a única designer paraense a ter peças nesta edição, que teve como tema “Chiques Trópicos, o Charme Brasileiro”.

Em 2014, a Barbara Müller recebeu menção honrosa no “Artistar Jewels EXHIBITION”, evento internacional realizado na Itália. Seu trabalho com as joias foi reconhecido por comunicar a diversidade cultural da Amazônia com repertório contemporâneo. Este ano, a convite do SPFW, a designer se apresentou no espaço do Sebrae para contar um pouco do trabalho de valorização da cultura nortista que vem desenvolvendo por meio de suas joias.

A designer tem uma forte relação com a cidade do Rio de Janeiro e a moda carioca. Por aqui, já desenvolveu projetos para a marca Mara Mac (2017), fez parceria com a Martu, com a criação das joias para o desfile da marca no Rio moda Rio (2017), além de colaborações para o projeto “Sotaques” da Farm (2018).

Onde encontrar Barbara Müller

Instagram: @b.muller_
Loja física em Belém: Rua Brás de Aguiar 416, entre Beijamin e Rui Barbosa. Apenas com horário agendado: (91) 98186-0563.
*No Rio ainda não há espaço físico permanente.

Serviço:

Exposição “Poraquê”, da designer de joias Barbara Müller
Vernissage: 27 de novembro (terça-feira), das 17h30 às 20h30, na Casa Ipanema (Rua Garcia D’ávila, 77).
A exposição fica até o dia 29 de novembro, das 10h às 20h.
Informações: (91) 98186-0563

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.