Fábio Pannunzio é condenado a indenizar IURD por ofensa e fake news

0

O jornalista e tuiteiro Fábio Pannunzio foi condenado pelos desembargadores da 5ª Câmara de Direito Privado, do Tribunal de Justiça de São Paulo, R$ 20 mil o bispo Edir Macedo e a Igreja Universal do Reino de Deus por dano moral.

O jornalista foi processado por reproduzir em seu blog uma série de reportagens produzidas pela emissora TVI, de Portugal, que acusava o bispo e a igreja de envolvimento no rapto e tráfico de crianças portuguesas. É preciso sempre lembrar que a Igreja além de inocentada no caso, as próprias testemunhas do suposto caso admitem que mentiram para prejudicar a igreja.

Conforme o processo, além de reproduzir as reportagens, o jornalista tecia comentários ofensivos e preconceituosos sobre o líder da Igreja Universal.

Em um deles, Pannunzio diz que lamenta fato de “ser ateu, porque se confortaria com a crença de que Edir Macedo arderia no inferno para o resto da eternidade”.

Em outro momento, o jornalista qualifica a família de Macedo como “pusilânimes, dissimulados, perversos”, além de “desumanos, sem coração”, associando-os a “roubo de crianças portuguesas num orfanato da Universal” e abdução de “crianças de uma mãe em estado agudo de vulnerabilidade social” e invenção de “história edulcorada para justificar sua devolução ao orfanato em Lisboa”.

O problema é que o jornalista não apresenta provas do que fala, somente baseado em seu preconceito e ódio religioso.

Ao analisar o caso, a desembargadora relatora Fernanda Gomes Camacho ponderou que “embora o requerido tivesse o direito de se manifestar, postando os vídeos e comentários sobre os fatos divulgados pela TVI de Portugal, ao fazê-lo, imputando prática de crimes e criticando a conduta dos réus de forma ofensiva, extrapolou do direito de manifestação, atingindo o nome e honra dos autores, motivo pelo qual devida indenização por danos morais”.

Pannunzio foi demitido da Band exatamente por extrapolar e dizer besteiras na internet. Por isso nunca mais foi convidado para trabalhar na área.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.