Série Depoimentos Cariocas traz Saturnino Braga, ex-prefeito do Rio

0
Senador Roberto Saturnino Braga (PT-RJ) nasceu no dia 13/09/1931 no Rio de Janeiro (RJ). Mandato: no Senado Federal (Rio de Janeiro) para a 51a e 52a Legislaturas. A 51a Legislatura refere-se ao período de 01/02/1999 até 31/01/2003; A 52a Legislatura refere-se ao período de 01/02/2003 até 31/01/2007; Exercido no período de 01/02/1999 a 31/01/2007 23:59:59. Causa do Afastamento: Término do mandato. Suplentes: Primeiro-suplente: Carlos Lupi Data do fim do mandato: 31/01/2007 Foto: Senado Federal

Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro divulga hoje (10), às 17h, em seu canal no YouTube, mais um programa da série Depoimentos Cariocas, com memórias do ex-prefeito e escritor Saturnino Braga, que completará 90 anos de idade no dia 13 de setembro. O político foi entrevistado pela presidente do Arquivo, Rosa Maria Araujo, e falou sobre temas como os desafios que enfrentou em seu mandato como prefeito da cidade.

Saturnino foi o primeiro prefeito eleito diretamente, após a redemocratização, entre 1986 e 1988, e enfrentou grandes dificuldades financeiras que o levaram a declarar a falência do município.

O depoimento teve ainda participações especiais do jornalista Ancelmo Gois e do advogado e ex-deputado federal Vivaldo Barbosa, que enviaram perguntas ao ex-prefeito.

Carreira
A entrevista foi feita remotamente em função da pandemia de covid-19. Saturnino Braga lembrou o início de sua carreira política, seguindo os passos do pai, o ex-deputado federal Francisco Saturnino Braga, e a relação com o ex-governador e amigo Leonel Brizola. Falou também sobre sua infância em Copacabana, na zona sul do Rio, a paixão pelo canto, que estudou na juventude, e os anos como aluno da Faculdade de Engenharia da antiga Escola Politécnica da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O político comentou ainda como acompanhou pelo rádio os combates da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e seu jingle da campanha para prefeito em 1985, que foi cantado pelo prefeito Eduardo Paes, na abertura do vídeo, e pelo próprio Saturnino, ao encerrar sua participação nos programa.

Saturnino Braga é o quarto entrevistado da série, criada pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, órgão vinculado à Secretaria de Governo e Integridade da prefeitura do Rio. O programa busca registrar e difundir as memórias e reflexões de pessoas que já tiveram a cidade como objeto de inspiração no trabalho.

Antes dele, passaram pelo programa Depoimentos Cariocas o jornalista e escritor Zuenir Ventura, o antropólogo Roberto DaMatta e o compositor e escritor Nei Lopes. A próxima entrevistada, em setembro, é com a professora Terezinha Saraiva, 96 anos, ex-secretária das pastas da Educação e Cultura nas esferas estadual e municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.