Exposição conta os 140 anos de Laurinda Santos Lobo

0

Exposição permanente marca os 140 anos da mecenas da Belle Époque carioca

Os 140 anos de Laurinda Santos Lobo, uma das mecenas da Belle Époque carioca, serão especialmente lembrados pela Prefeitura do Rio com exposição permanente instalada no centro cultural que leva o seu nome, em Santa Teresa. Textos, fotografias originais e reproduções de obras da Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional, Fundação Casa de Ruy Barbosa e Instituto Geográfico Brasileiro retratam o contexto das transformações urbanas e culturais na Lapa, Avenida Rio Branco e outros pontos da cidade no início do século XX.

Batizada de “Laurinda Santos Lobo e a Belle Époque Carioca”, a mostra será aberta às 17h desta quinta-feira, dia 21, no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa. Foi neste mesmo bairro que a herdeira do grupo Mate Laranjeira conhecida como a “marechala da elegância”, reunia intelectuais e artistas no palacete que hoje abriga outro espaço de artes do município: o Parque das Ruínas. O casarão foi ponto de encontro do Modernismo no Rio de Janeiro nas décadas de 20, 30 e 40 do século passado, com festas prestigiadas por famosos como Tarsila do Amaral, Nair de Teffé e Heitor Villa-Lobos, autor da peça “Quattour, impressões da vida mundana”, inspirada na trajetória da anfitriã que foi até presidente do Conselho da Federação Brasileira para o Progresso Feminino.

O Centro Cultural fica na Rua Monte Alegre 306, em Santa Teresa, e a exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira das 10h às 19h, e sábado e domingo das 12h às 20h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.