O Brasil e o dia da nossa Padroeira

0
Foto: Arquivo CDM

Com informações do Jornal do Brasil




Em 16 de julho de 1929, o Papa Pio XI decretou oficialmente a padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida. Dois anos depois, o então presidente Getúlio Vargas reafirmou o título. Na ocasião do anúncio estiveram presentes Dr. Aloísio Masela, autoridades civis e militares.

A festa da Padroeira do Brasil já foi celebrada em diversas datas: dia da imaculada Conceição no dia 8 de dezembro, 5º domingo após a Páscoa, 1º domingo de maio (mês de Maria) e 7 de setembro (Dia da Pátria).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua assembleia geral em 1953, determinou que a festa fosse celebrada definitivamente no dia 12 de outubro, por uma associação com a data de descobrimento da América, comemoração do Dia da Criança, e por ser outubro o mês do encontro da imagem da Santa, no rio Paraíba do Sul, em 1717.

Por ocasião da visita do Papa João Paulo II ao Brasil, em 30 de junho de 1980, o então Presidente da República, General João Batista Figueiredo, promulgou a Lei Nº 6.802 “declarando feriado federal o dia 12 de outubro para o culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida”.

Dois anos depois, quando a Imagem foi transferida da Antiga Basílica para a Basílica Nova, começaram a ser realizadas as atividades religiosas no maior Santuário mariano do mundo.

No ano seguinte, 1983, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou, oficialmente, a Basílica de Aparecida como Santuário Nacional.

Até hoje, três Papas visitaram o Santuário Nacional: João Paulo II, em 1980, Papa Bento XVI, quando abriu a V Conferência Episcopal Latino-americana e do Caribe em maio de 2007 , e papa Francisco em 2013, por ocasião das atividades da Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro.

Na ocasião da visita de João Paulo II, o Pontífice celebrou uma missa para mais de 300 mil pessoas, e realizou a sagração do Altar Central, concedendo o título de Basílica Menor ao Santuário de Aparecida. Como recordação, o Papa doou o Mosaico dos quatro evangelistas e do cordeiro, que está instalado na Capela do Santíssimo, localizada à direita do Altar Central.

VOCÊ LEMBRA?: BLOG esteve na JMJ 2016 Por Diego Magalhães

Durante a segunda visita, o Papa Bento XVI rezou o Terço e presidiu a Santa Missa no Santuário.

Já em 2013, o Papa Francisco visitou o Santuário de Aparecida, onde celebrou um missa, ofereceu como presente um Cálice e rezou a Consagração de Nossa Senhora Aparecida. Essa foi à oficialização do novo texto da oração, rezada pela primeira vez com a inclusão de duas referências a Jesus Cristo.

Durante o mês de outubro, e principalmente no dia 12, dia de Nossa Senhora Aparecida, pessoas de todo o Brasil visitam o Santuário Nacional, que ganha destaque mundo a fora com os festejos e a grande manifestação de fé do povo brasileiro. Milhares de peregrinos já chegaram à Basílica neste ano em homenagem ao jubileu dos 300 anos de devoção a Padroeira.




Papa Francisco

Na última segunda-feira (9), o Papa Francisco enviou uma rosa de ouro ao Santuário como parte de uma homenagem ao jubileu. O objeto foi trazido do Vaticano pelo cardeal italiano Giovanni Battista Re, prefeito emérito da Congregação para os Bispos, que é o representante do líder da Igreja Católica durante as celebrações.

Esta é a terceira vez que o Santuário de Aparecida é presenteado com uma rosa de ouro. O primeiro a fazer o gesto foi Paulo VI, em 1967, seguido de Bento XV em 2007.

Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida recebeu a honraria que representa a predileção do pontífice por personalidades, Santuários e o reconhecimento de fatos históricos, importantes para a Igreja. O artefato pesa cerca de um quilo e mede aproximadamente 50 centímetros.

Assim que chegou, Dom Giovanni Battista Re fez questão de visitar o nicho de Nossa Senhora Aparecida, onde rezou uma Ave Maria junto aos devotos que estavam visitando a Imagem.

O representante do papa preside neste dia 12, a Missa Solene.




DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.