Globo. O show e a crítica dentro do carnaval

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A Rede Globo é o veículo de comunicação mais poderoso e influente do Brasil e da América do Sul. É um dos três mais do mundo. Impressiona todos anos no Carnaval como ela transmite as imagens dos desfiles em qualidade espetacular. Lindas imagens que realçam o quanto ali existem grandes profissionais. É a melhor televisão do mundo apesar de cometer erros que todas as emissoras cometem.

Um desses erros é com o Carnaval. O Carnaval é o maior espetáculo da terra e não é a toa. O espetáculo é um patrimônio cultural do Rio de Janeiro e do país e merece ser melhor direcionado como produto na televisão.

Não que a Globo não valorize. Mas poderia mais. Na verdade o problema nem é esse e sim o direcionamento da transmissão. O foco.

É preciso hoje entender. Muita gente não entende e eu entendo hoje que a TV não transmite para o público de carnaval. Transmite para o telespectador comum que muitas vezes não conhece a fundo as escolas, os sambas e as pessoas do meio.

Hoje o público de carnaval quando não está no sambódromo está acompanhando em casa através dos sites de carnaval, assunto que falarei num próximo texto. Aliás, acompanha nos sites de carnaval o ano todo. Quer saber do andamento da bateria,. quer saber a fundo da bossa que o mestre de bateria tá adotando, quer saber do bailado e da preparação do casal de mestre-sala e porta-bandeira e não de como ela tá bonita, de como a musa é gostosa. Mumuzinho e Pretinho da Serrinha com todo o respeito não podem ser comentaristas de carnaval.

Por que colocar Mumuzinho? Porque ele é conhecido do grande público.

Entendo.. até mesmo pela questão comercial mas sinceramente não acho tão legal.

Por que não colocar pessoas que realmente são analistas de carnaval e que estão há anos falando sobre? Mais que isso. Indo as quadras, visitando os barracões.

Milton Cunha, o cara que sabe tudo da festa é relegado ao papel de um cara engraçado. E ele é engraçado. Milton é um show man na verdade. Um espetáculo a parte. Queria ver mais do conhecimento dele na transmissão.

O repórter não precisa entrar no carro, sambar. Precisa tirar a melhor informação.

Os sites são mais analíticos, apontam de maneira mais sisuda o carnaval e os destaques mas falta a eles o quantitativo de qualidade e de técnica que a Globo tem. Alguns sequer possuem equipamentos.

Tem ideias muito boas na transmissão da Globo como a de levar os desfilantes ao estúdio, o que na prática não significa ser uma boa afinal ver o Tiago Leifert fazendo graça após o desfile do Salgueiro ano passado foi desnecessário. Mas é ótimo o bate-papo

É preciso entender que a Globo ao transmitir carnaval quer mostrar o espetáculo, o show, a parte bela mas também é preciso entender que tem que mesclar isso a comentários precisos, uma transmissão que seja mais crítica.

Ela tem essa obrigação? Não.  Mas o público iria agradecer  e a transmissão seria mais rica, mais interessante.

Transmitir todas as escolas é uma obrigação na verdade. É preciso ao ter seus direitos de transmissão valorizar o produto que você tem. Pena outras emissoras não terem dinheiro suficiente pra investir na transmissão dos desfiles. Seria interessante se a Band ou a Record que já transmite carnavais fora do Rio, transmitir o daqui. Apenas por questão de competição e concorrência. Seria bom ver duas ou três emissoras de TV ao vivo transmitindo os desfiles. Como a Manchete fazia com a sua transmissão séria com comentaristas que entendiam de fato do assunto. Programas acompanhavam o ano todo dos barracões e séries de reportagem mostravam os personagens dos desfiles.

Nisso a Globo tem em ótimos quadros que o RJTV produz. A série do jornalista Daniel Targueta sobre o passo a passo  da Beija-Flor até o desfile de 2016 foi maravilhosa, assim como a do jornalista Carlos Gil agora com uma espécie de botequim do samba. Ideias bem aproveitadas podem resultar em produtos muito bons. A Globo tem dois cânones. Teteu José e Manoel Alves, gênios que cobrem carnaval pela TV há mais de 25 anos.
Mas por outro lado foi sem utilidade um repórter que desfilasse em todas as escolas ano passado pra não dizer absolutamente nada.

A relação entre Globo e LIESA permite que a emissora faça o que quer onde o dono do produto que é a LIESA fica com as mãos atadas já que as escolas precisam do dinheiro que a emissora dá as escolas. Ou seja, não tem muito pra onde correr. Culpa da LIESA.

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Pra finalizar. Que seja a melhor transmissão esse ano. Conheço os profissionais da emissora. São os melhores que conheço. Produtores, repórteres, cinegrafistas. Nos termos técnicos tomara que a Globo continue assim porque será imbatível mas que seja mais comentários oportunos, mais foco no que o sambista gosta de ver.

É foda esperar pra ver a transmissão do carnaval da Globo tendo que aguentar o BBB. Dá pra enxugar a programação, fazer uma programação diferente. Carnaval é uma vez por ano, um produto que dá retorno e audiência na casa

Como foi em anos anteriores, quando eu era criança e acompanhava a madrugada inteira os comentários de Maria Augusta e Haroldo Costa e ficava ali inebriado com tudo que eu via.

O carnaval não pode e não precisa ser sisudo demais. Tem que ser descontraído mas não esquecer os comentários críticos (Apesar que isso não é só a Globo quem faz)

O público comum não tá acostumado a programas que exerçam o lado crítico mas nem só de show vive a maior festa do planeta.

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Leonardo Oliveira Brito
Leonardo de Oliveira Brito é Jornalista. Participou de projetos como o CDD na Tela e da Agência Jovem de Notícias onde cobriu a Rio + 20, em 2012. Oficialmente começou sua carreira em 2013, no projeto Parceiros do RJ do RJTV na TV Globo. Em 2014 foi para o site SRZD onde cobriu os carnavais de 2015 e 2016 e depois, em 2018 e 2022. Também passou pelos sites Carnavalesco, Destino ATW e Na Tijuca e Eu Rio!, onde participou da criação do site. Criou o seu blog, em 2016 e em 2018 lançou o jornal online Gazeta do Rio. Hoje também é repórter do jornal A Tribuna, de Niterói.

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