O Bronze e o Racismo

0

Por Leonardo Oliveira

 A medalha de bronze na final individual do solo na ginástica ficou com Arthur Nory. Considerado nessa Olimpíada do Rio um dos musos dos jogos, ele ficou conhecido pela atitude racista e imbecil com o também ginasta Ângelo Assumpção. Ficou afastado por 30 dias pela atitude que seria reincidente, segundo Ângelo e outros colegas. 

Ângelo, por sinal um dos melhores atletas de sua geração, não foi relacionado para os Jogos mas está no Rio graças ao programa Vivência Olimpíca.

Voltando a falar de Nory, ele é sargento da Aeronáutica pelo programa de atletas de alto rendimento, possui a graduação de terceiro-sargento. 

Seu currículo é ótimo, ganhou a prata na Copa do Mundo de Glasgow no individual geral, na Copa do Mundo de Stuttgart conquistou junto com a equipe a medalha de prata e levou o Ouro na Copa do Mundo de São Paulo no salto sobre o cavalo e nas barras fixas. Nos Jogos Olímpicos da Juventude em Cingapura em 2010 ele ficou em quarto, em Doha em 2013 na Copa do Mundo levou a prata, no Pan de Toronto a Prata. 
Nory, ou Mariano que adotou após o episódio racista foi apontado como suposto namorado de um modelo, nos últimos meses e também da super ginasta Simone Biles. Ok, o fato de ele ter um caso ou um namoro com uma negra não o impede ou o isenta de ser racista, aliás nas redes sociais as pessoas se dividem entre os gostam dele por ser bonito e entre os que o detestam pelo racismo. 

Mas vamos lá..

Será que ele ainda é um babaca? Será que depois do racismo ele não parou e pensou e não mudou sua forma de ser e de pensar? Será que ele não se arrepende do que fez a Ângelo? Mais que se arrepender, será que ele, um jovem de 19 anos não foi reeducado?

É Bronze, é parabéns, chegou a um ponto em que diversos atletas consagrados não chegaram aos 19 anos, mas será que como pessoa ele deixou o preconceito imbecil dele para trás?

Seria importante um posicionamento dele a respeito, até porque enquanto isso não acontecer ele ainda será visto como o crush medalhista de bronze e racista.

Por que mesmo sendo um medalhista ainda resta a dúvida se ele é um babaca racista ou não. 
Fotos: Jornal  O Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.