Martha diz que fará “choque de gestão” na Zona Oeste

0

Em atividade na zona oeste do Rio, a delegada Martha Rocha, candidata mulher melhor pontuada na última pesquisa da Datafolha para a Prefeitura do Rio, firmou compromisso com os moradores da região de recuperar os serviços públicos nessa parte da cidade e que foram abandonados pelos últimos prefeitos.

Ela esteve, nesta sexta-feira (23/10), no bairro de Senador Vasconcelos, na Zona Oeste da cidade, para ouvir as reivindicações de moradores que enfrentam graves problemas de abandono no bairro pela falta de serviços urbanos dignos para a população mais carente. Em várias ruas, ela encontrou lixo acumulado, buracos e muitos moradores insatisfeitos com a prefeitura. “Assim que assumir como prefeita será necessário um choque de gestão para cuidar da nossa cidade, com zelo”, disse a delegada Martha Rocha.

Segundo os moradores, o Rio dos Gatos, que corta a região, está assoreado com entulho e há muito tempo a prefeitura não realiza serviço de drenagem no local. Martha Rocha afirmou que irá recuperar a urbanidade dessa parte da cidade.

— Essa região da Zona Oeste não é cuidada. O lixo está acumulado nas ruas, a gente vê o rio assoreado por entulho. O prefeito precisa zelar pela cidade. Esta parte da Zona Oeste, onde ficam os bairros de Augusto Vasconcelos, Cosmo e Inhoaíba, foi completamente esquecida pelo poder público — afirmou Martha.

A delegada lembrou ainda que a falta de drenagem dos rios aumenta os riscos de enchentes na região:

Sabemos que nossa cidade, por suas características climáticas e geográficas, está sujeita às tempestades, enchentes e deslizamentos. É por isso que precisamos desenvolver uma abordagem de cidade resiliente – que é a capacidade de nos adaptarmos às mudanças, principalmente as climáticas geradas pelo aquecimento global. Só assim, poderemos evitar que fenômenos naturais previsíveis se transformem em tragédias — defendeu Martha.

— A gente vai ter uma atuação preventiva e proativa para integrar as operações dos serviços de limpeza, defesa civil, entre outros”, disse Martha.

Moradores também reclamaram da falta de investimentos e do sucateamento das unidades de Saúde Básica. Segundo eles, as filas no Sisreg continuam enormes, e a espera para a realização de exames é longa, e, muitas vezes, letal.

— Muitas mulheres reclamaram comigo da demora na realização de exames de mamografia, que nem mesmo agora, durante o outubro rosa, dá para agendar o exame. Vamos investir na saúde da mulher para reduzir a taxa de mortalidade materna nesta região que é alarmante — afirmou a deputada, que preside a Comissão de Saúde da Alerj.

Martha disse que vai auditar todos contratos e serviços da Saúde para dar transparência ao Sistema de Regulação no município.

— Nossa principal meta para a saúde do carioca é a de elevar, em 4 anos, as coberturas de Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família a 70% da população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.