Em visita ao bairro de Bonsucesso na manhã desta quarta-feira, a delegada Martha Rocha, candidata à Prefeitura do Rio pela Coligação “Unidos pelo Rio” (PDT –PSB) conversou com moradores e comerciantes sobre o abandono do bairro que é um dos grandes polos de comércio e de serviços da Zona Norte da cidade.
Fotos de Erika de Castro
— Quero primeiro registrar que eu sou cria da Penha. Então na minha adolescência e na minha juventude, quando a gente queria ter uma coisa diferente, era em Bonsucesso ou em Madureira que a gente vinha, por que o comércio destas duas regiões era um comércio muito pujante. A gente observa aqui o resultado do abandono, as ruas estão verdadeiramente abandonadas, a praça está maltratada, a reclamação de todos que se aproximaram para falar com a gente é sobre o abandono, que não é só em Bonsucesso, local onde eles vivem, mas esta é uma realidade da cidade do Rio de Janeiro — afirmou a deputada.
Durante a caminhada, uma senhora, usando máscara rosa, em lembrança ao “Outubro Rosa” — campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero — conversou com Martha sobre a trágica situação de pacientes à espera de consultas e exames no município.
—Eu comentei com ela que as notícias que a gente tem da Secretaria Municipal de Saúde é que o tempo de espera na fila é de um ano para uma cirurgia, uma consulta ou um exame. E ela me disse que há três anos está esperando para fazer uma mamografia. Isto é gravíssimo. Quando este resultado chegar, tomara que não tenha nada, mas se houver, quando chegar talvez seja tarde para enfrentar este problema que é o câncer na vida das mulheres. Então, uma das nossas prioridades é ter um olhar muito atento à saúde, fortalecer a atenção básica, instituir o prontuário eletrônico e dar transparência e visibilidade para o sistema de regulação do município. O cidadão tem que saber aonde é sua colocação e dar e dar celeridade na realização de exames e na realização de consultas — defendeu a candidata do PDT.
Questionada por moradores sobre seus projetos para o comércio, Martha Rocha lembrou que o setor é porta de entrada de jovens no trabalho e que precisa ser revitalizado na pós-pandemia.
— Eu sou filha de dono de padaria. Para 25% dos jovens, entre 18 e 25 anos, a porta de entrada do trabalho é através da atividade comercial. Então nós percebermos que temos que incentivar. O Rio de Janeiro precisa e deve incentivar cada vez mais o setor comercial em especial o setor de bares e restaurantes que tem a cara da cidade do Rio de Janeiro. Esta tem que ser uma cidade boa para viver, boa para trabalhar e boa para investir. E o grande desafio pós-pandemia, é a gente apresentar outra cidade que, mesmo com este novo normal, precisa fortalecer estas áreas que são tão importantes.