Conheça a Rio Patinação: a escola que une o esporte à arte

0

O rinque de patinação, os patins, os figurinos elaborados, os treinos intensos e as maquiagens são motivos de curiosidade e fascinação para quem não convive diariamente com o esporte de patinação sobre rodas, mas, para os alunos e profissionais da Rio Patinação, tudo isso são ferramentas de dias de trabalho, treinos e dedicação.

Criada em 2011, pela mãe da atleta Alessandra Castro, Sandra Castro, que queria aproveitar o potencial de sua filha com o patins, a Rio Patinação conta hoje com 10 unidades, sendo uma em Niterói e as outras em bairros da cidade do Rio de Janeiro. Atualmente, Alessandra, além de ser diretora técnica do local, é técnica e coreógrafa.

Durante a pandemia, com a suspensão das classes presenciais, a Rio Patinação decidiu investir nas aulas à distância. Embora pareça pouco ortodoxo esportes à distância, por meio de um esquema online com psicólogas do esporte, professores de teatro e expressão corporal, aulas de maquiagem e de dança para tiktoks, entre outras aulas e palestras virtuais foi possível continuar as atividades da escola. A atenção com a parte artística do esporte é um diferencial da Rio Patinação.

Os alunos conseguiram aproveitar esses momentos e se aprimorar, e a escola prosperou nessa época, ao apresentar uma alternativa segura e para quem não queria ficar parado durante a quarentena. A programação chegou a atrair novos estudantes para a Rio Patinação. Desde o dia 10 de agosto, o presencial foi retomado em algumas unidades, porém a opção de se ter aulas online foi mantida e será algo fixo na escola.

O corpo de alunos da instituição é variado. A partir dos 3 anos, a criança já está apta a começar a treinar. Para os pais que pretendem incentivar uma carreira do filho nesse esporte, os 6 anos são a idade mais adequada para se iniciar. Porém, há alunos na Rio Patinação que praticam pelo esporte, sem competir. Nesses casos, não existe uma data limite para a iniciação, sendo necessário somente um atestado médico que autorize a prática.

Patinação sobre rodas

A patinação sobre rodas é um esporte antigo: surgiu em 1750. Desde então, a prática foi aperfeiçoada, e hoje é um esporte competitivo, que possui Campeonato Mundial de Patinação Artística, modalidade nos Jogos Pan-Americanos, Campeonato Sul-Americano, entre outros. Possui diversas modalidades, entre elas as oferecidas pela Rio Patinação: Livre individual, dupla livre ou quarteto.

A patinação também traz benefícios para saúde, tanto física quanto mental. Desenvolve resistência, concentração, equilíbrio, melhora da coordenação motora, tonificação, e é ótima para quem está procurando uma alternativa para se exercitar, ao melhorar o gasto calórico e o fortalecimento do coração. Proporciona bem-estar físico e mental, traz sensação de liberdade e convívio social.

Atualmente, o maior polo da patinação é a Itália, porém o Brasil é um mercado em ascensão. Alguns nomes brasileiros que se destacam ou já se destacaram no esporte são Gabriela Giraldi, Gustavo Casado, Bruna Wurtz e a própria Alessandra Castro, proprietária da Rio Patinação, que há 27 anos vive sobre rodas, se dedicando integralmente ao esporte. Em 2019, o quarteto seniôr da escola, composto por Alessandra Castro, Bruna Bordallo, Maria Eduarda Mattos e Mell Trubat, conseguiu medalha de prata no Campeonato Sul-Americano.

Mídias Sociais da Rio Patinação:

Facebook: https://pt-br.facebook.com/RioPatinacao

Site: https://www.riopatinacao.com

Instagram: https://www.instagram.com/riopatinacao/?hl=pt

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.