Os desafios das famílias na quarentena, por Luídia Ermelina

0

Olá! Sou Luídia Ermelina, mãe da Eduarda (06 anos). Sou Neuropsicopedagoga- Profissional da Educação, e estou vivenciando as mesmas dificuldades de muitas famílias durante esse período de quarentena. O fato é que estamos com nossos filhos 24 horas por dia, e nos deparamos com os desafios e a necessidade de reaprendermos a conciliar as tarefas de casa, com as atividades escolares on-line, trabalho home Office.

Compartilho aqui como podemos superar este momento delicado.

E agora?

Com a necessidade de criarmos novos hábitos, desenvolvi com todo carinho e atenção algumas dicas e orientações para aplicarmos durante a quarentena.

Transformando a nossa casa em um ambiente mais saudável!

Comece bem o dia!

O café da manhã é importante, não só por ser a primeira refeição do dia, porém
aproveite para deixá-lo bem leve e descontraído, para que as demais atividades fluam bem ao longo do dia. Então, espante a preguiça! Para descontrair com minha filha,
costumo realizar uma atividade física envolvendo a dança! Mas atenção!! Você também tem que dançar e cantar ao mesmo tempo! A dança desenvolve o bem-estar, e você também pode incluir o restante da família.

Socorro, e as aulas online?

Não tem jeito! As crianças precisam participar das aulas on-line! E é muito importante que tenham o total apoio do responsável! O horário determinado pela escola tem de ser respeitado.

Atenção também ao ambiente, o cantinho escolhido para a criança estudar
remotamente. O responsável precisa dar apoio no desenvolvimento dos exercícios, no
entanto, não dê as respostas! Estimule seu filho ou filha, o interesse em aprender. Após
a aula on-line, procure fazer uma pequena revisão do conteúdo dado para que possa ser fixado. Com os adolescentes, é preciso estar ciente de seus horários de atividades on-line, monitorar se estão participando.

Algumas escolas estão disponibilizando os
conteúdos e atividades impressas. Pegue o material de acordo com o cronograma da escola.

Atividades para tirar a criança do tédio:
Sugiro opções de atividades como jogos, quebra-cabeça, desenho e pintura. Na minha rotina de trabalho, consigo desenvolver pela manhã bem cedinho, antes da minha filha acordar ou bem à noitinha, quando ela está assistindo algum filme ou quando já está dormindo. Essa é a vida de uma mãe e que precisa trabalhar na quarentena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.