Início Blogs e Colunas Coluna João Costa Rio de Janeiro está em segundo lugar no ranking de superdotação do...

Rio de Janeiro está em segundo lugar no ranking de superdotação do país

0
Foto: divulgação

Evento trará a capital debate sobre os desafios das pessoas com altas habilidades

Rio de Janeiro está em segundo lugar no ranking de superdotação do país
Foto: divulgação

O estado de São Paulo lidera o ranking de estados com maior número de superdotados, com 1.226 brasileiros. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 298 pessoas, Minas Gerais, com 209, e Paraná, com 193. O Distrito Federal aparece na 5ª posição, com 177. Os dados são Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais.

No Brasil, há cerca de 2,6 mil pessoas superinteligentes associadas à Mensa, sendo 534 crianças. A organização estima, porém, que 2% da população mundial tem alto QI – o que, no Brasil, representaria aproximadamente 4 milhões superdotados.

No próximo dia 18 de maio, no Bairro de Botafogo, Zona Sul, acontecerá o evento Vivendo a Superdotação. Idealizado por Damião Silva, o Dan, psicólogo, neuropsicólogo, psicólogo escolar e educacional, pedagogo, escritor e palestrante, especialista em Educação Inclusiva, em Atendimento Educacional Especializado em Transtorno do Espectro Autista e em Altas Habilidades/Superdotação, mestre em Avaliação Psicológica e doutorando em Ciências, Tecnologia e Inclusão.

A jornalista, apresentadora, educadora parental e especialista em neurociência Geovanna Tominaga vai mediar o evento, que foi um sucesso em suas edições anteriores, com mais de 50 mil visualizações nas versões online e mais de 600 participantes nas presenciais, irá abordar os principais vieses da Superdotação. Com o objetivo de atender as demandas e dúvidas de pessoas com superdotação e seus familiares, profissionais de saúde, professores e pesquisadores. Além do público em geral interessado no assunto.
No Brasil, há 2.621 pessoas superinteligentes identificadas em território nacional e mais outros 31 no exterior. O estado de São Paulo lidera o ranking de estados com maior número de superdotados, com 1.226 brasileiros. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 298 pessoas, Minas Gerais, com 209, e Paraná, com 193. O Distrito Federal aparece na 5ª posição, com 177. Os dados são Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais.

No mundo todo, são mais de 150 mil pessoas identificadas como superinteligentes em 90 países nos cinco continentes. Na América do Sul, o Brasil é o país com o maior número de registros; já no âmbito global, ocupa a 30ª posição, com Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha no topo da lista, respectivamente. Todos os participantes receberão certificado com carga horária de 10 horas e um e-book com o material pedagógico apresentado no evento.

MiniBio dos participantes:

https://eventovivendoasuperdotacao.com.br/rio

Serviço:
INGRESSOS: https://www.sympla.com.br/evento/vivendo-a-superdotacao-rio-de-janeiro/2403265?referrer=eventovivendoasuperdotacao.com.br&share_id=copiarlink
Data: 18.05.24 (sábado)
Edifício Argentina
Praia de Botafogo, 228
Bairro: Botafogo
Valor: a partir de R$ 399,00

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile