Início Carnaval Carnaval 2023 Livro conta a história dos carnavais da São Clemente

Livro conta a história dos carnavais da São Clemente

0

O lançamento acontecerá no Baródromo, no bairro do Maracanã, no dia 12 de novembro, a partir das 16 horas, com a presença da bateria e das passistas da São Clemente.

O presente pelos 61 anos da São Clemente não poderia ser mais significativo. O jornalista e clementiano Alexandre Araujo passou os últimos dois anos preparando a homenagem à sua Escola de Samba de coração. O livro “São Clemente, uma Escola de Família”, da editora Livros Ilimitados, traz os detalhes das seis décadas de existência da agremiação da zona sul do Rio de Janeiro.

O trabalho incluiu pesquisa em jornais, no Arquivo Público e muitas horas entrevistas com quem fez e faz parte da história da Preta e Amarela. Ao todo, mais de 100 pessoas foram ouvidas, entre carnavalescos, compositores, componentes, cantores, artistas e, principalmente, membros da família Almeida Gomes.

O principal personagem é Ivo Almeida, fundador da Escola. Foi ele quem ergueu e lutou enquanto viveu pelo que considerava a parte mais importante na sua vida – a São Clemente. Ivo deixou um legado para o carnaval carioca e também para sua família, que herdou o amor pela agremiação.

“Todos que conviveram com seu Ivo são unânimes em falar do esforço que ele fez para manter a Escola desfilando, apesar de todos os obstáculos enfrentados. Botar no papel uma história tão bonita, da Escola que conquistou meu coração há vinte anos, foi emocionante. Tive o privilégio de ver a São Clemente passar pela Avenida quatro vezes com sambas compostos por mim, isso não tem preço”, diz Alexandre Araujo.
O autor conta que escolher as fotos foi a parte mais difícil: “Imagina a quantidade de registros espetaculares que temos em seis décadas? O livro já está bem grande, e se eu fosse incluir tudo que tive que deixar de fora, teríamos várias outras edições. É muita história”.

O lançamento acontecerá no Baródromo, no bairro do Maracanã, no dia 12 de novembro, a partir das 16 horas, com a presença da bateria e das passistas da São Clemente.


“Com certeza será uma tarde emocionante, com muito samba, irreverência e lembranças. É um presente que deixo para as próximas gerações conhecerem essa Escola de Família”, finaliza Araujo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile