Início Blogs e Colunas Artigos A importância do advogado no Direito Desportivo

A importância do advogado no Direito Desportivo

0

Por Renata Falcão

Nos últimos dez anos, empresários ou agentes passaram a fazer parte da vida do atleta, em diferentes modalidades esportivas. Mas muitos deles ainda desconhecem a importância do advogado especialista na celebração de acordos e na contratação entre atletas e clubes. Trata-se do advogado especialista em Direito Desportivo, um profissional que nem sempre tem sua importância reconhecida no que diz respeito a observar e cuidar da parte legal dos contratos. O resultado dessa falta de conhecimento são acordos desproporcionais, prejuízos e problemas que podem terminar nos tribunais.

“O advogado especialista em Direito Desportivo vai garantir a proteção dos atletas e organizações esportivas, assegurando o cumprimento das leis e direitos. Ele também vai trazer muito mais rapidez e segurança aos processos, certificando seus clientes estejam preparados para aproveitar oportunidades, auxiliando no planejamento de ações, avaliando propostas e evitando erros e abusos”, explica a advogada Renata Falcão, vice-presidente da Comissão de Direito Desportivo da sede da Barra da Tijuca da OAB-RJ.

De fato, a legislação esportiva é bastante ampla e envolve várias áreas do Direito. No Brasil, há três principais leis que regulamentam o esporte, a saber:

  • Lei no 9.615/98 ou Lei Pelé’, que disserta sobre o direito dos atletas do futebol quanto às questões econômicas;
  • Lei no 10.671/03 ou “Estatuto do Torcedor”, que estabelece leis de proteção e segurança do torcedor;
  • Lei no 11.438/06, a Lei de Incentivos Fiscais ao Desporto, que regulamenta os investimentos nas diferentes modalidades do esporte.

“É de suma importância a legislação para o esporte pois as regras em todos os esportes são garantir uma disputa justa entre competidores e promover um ambiente de boa esportividade. A legislação também é importante para estabelecer direitos, obrigações e sanções entre clubes, atletas, empresários, patrocinadores, torcedores e etc. Já a Lei de Incentivo é importantíssima pois permite que pessoas físicas e jurídicas destinem parte de seus impostos para incentivar e patrocinar projetos sociais, competições e etc”, adiciona.

Foto: Divulgação

Dra. Renata Falcão é Vice-Presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile