Início COLUNA RIO + Geral Colégio Franco Brasileiro recebe reunião do Conselho Comunitário de Segurança

Colégio Franco Brasileiro recebe reunião do Conselho Comunitário de Segurança

0

Mais uma vez, na manhã desta terça-feira, 30 de novembro, o auditório do Colégio Franco-Brasileiro, em Laranjeiras, recebeu a reunião mensal do Conselho Comunitário de Segurança da 2ª Área de Segurança Pública, presidido por Regina Chiaradia. Participaram do encontro autoridades como o tenente-coronel da PM Heitor, comandante do 2º BPM, além de representantes da Guarda Municipal, da Polícia Civil e de outros órgãos da Prefeitura e do Governo do Estado.

Helcio Alvim, vice-diretor do Franco, destacou a importância de o colégio receber, novamente, a reunião do Conselho de Segurança:

  • Embora seja uma instituição de educação privada, o colégio serve ao público. E como instituição pública, ela tem que estar muito coerentemente com sua missão principal que é servir à sociedade, aberta a esta sociedade. E esta sociedade se expressa de uma maneira muito clara por meio deste tipo de conselho. Queremos fazer parte deste processo, servir a ele e, acima de tudo, integrá-lo. E colocar sempre a escola à disposição deste tipo de evento é uma forma de nos integrar a este processo muito maior que é o de construção de uma sociedade muito melhor – explicou

O comandante Heitor abriu a reunião apresentando os números do Instituto de Segurança Pública relacionados ao policiamento no combate à criminalidade na região, que engloba os seguintes bairros: Humaitá, Botafogo, Urca, Flamengo, Laranjeiras, Catete, Glória e Cosme Velho. O tenente-coronel também ressaltou a importância de as vítimas sempre registrarem boletim de ocorrência para que, a partir daí, a PM possa entrar em ação. Para tal, disponibilizou o número da sala de operações da unidade, 2332-1358, e o 190.

  • Estou perto de completar quatro meses à frente do batalhão e, até agora, em 117 dias, foram 266 prisões, mais de duas por dia. Recentemente, por exemplo, prendemos 22 marginais em frente ao Palácio Guanabara. O trabalho vem sendo feito e continuamos precisando do apoio de todos.

A gente conseguiu redução em todos os índices que consideramos os principais, como roubos de rua, de veículos e de estabelecimentos comerciais.

Da parte das lideranças comunitárias, foram apresentadas queixas relativas à desordem urbana, como ensaios de blocos de carnaval em frente à Praça Paris, na Glória, quase todos os dias, festas e rastro de sujeira no Parque Carmem Miranda, no Aterro do Flamengo, som alto na Praça São Salvador.

Em seu discurso final, o comandante do 2º BPM apresentou números de novembro comparativos com o do mesmo mês de anos anteriores:

  • Tivemos um caso de letalidade violenta em novembro de 2019, 1 em 2020 e zero neste ano. Roubo de carga: dois (2019), 1 (2020) e 0 (2021). Roubo de rua: 141 (2019), 171 (2020) e 124 (2021). Roubo de veículos: 27 (2019), 19 (2020) e 25 (2021). Em relação a 2019, baixamos todos os índices. Em comparação com 2020, perdemos apenas no roubo de carros, mesmo porque tínhamos menos gente nas ruas ano passado em função da pandemia.

Além do comandante Heitor, estiveram presentes à reunião mensal as seguintes autoridades: Alexandre Rinaldi (Gerente Executivo Local), Bruno Santos (representante da Subprefeita da Zona Sul), Marcelo Maywald (Superintendente da Zona Sul do governo do Estado), Luiz Mesquita (inspetor da 9ª DP), Major Ribeiro (Comandante do Botafogo Presente), Major Marcos (Comandante do Aterro Presente), Capitão Resende (Comandante do Laranjeiras Presente), inspetor Pacífico (Comandante da 9° IGM) e inspetor Araújo (Sub-Comandante da UOP do Catete).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile