Início Coronavírus Ilha de Paquetá começa a vacinar hoje toda população adulta

Ilha de Paquetá começa a vacinar hoje toda população adulta

0
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participa de mais uma vacinação em massa contra #COVID19. A ação acontece na Ilha de Paquetá (RJ),

Começa neste domingo (20) a vacinação contra a covid-19 de toda a população adulta da Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 1,6 mil moradores da ilha que pertence ao município do Rio de Janeiro devem ser imunizados hoje com a vacina Oxford/Astrazeneca, produzida pela Fiocruz.

 

Até o dia 17 de junho, 1.946 pessoas já haviam recebido a primeira dose de alguma das vacinas contra a covid-19 em Paquetá, e 1.132 moradores a  segunda dose até a mesma data. A ação faz parte do projeto “PaqueTá vacinada”, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e tem o objetivo de avaliar os efeitos da imunização em larga escala.

Participaram do iní­cio da campanha o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que aplicou doses da vacina (foto), o prefeito Eduardo Paes, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz; e a presidente da Fiocruz, Nisia da Trindade.

© Rafael Catarcione/RioTur

 

Área livre de covid e Carnaval fora de hora
Em uma transmissão ao vivo na internet com a Associação de Moradores de Paquetá (Morena), realizada na última semana, pesquisadores da Fiocruz e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, explicaram como funcionará o estudo, que terá um ano de duração e espera antecipar os efeitos da vacinação que meses depois serão observados no restante da cidade.

“Nossa esperança e principal expectativa é que Paquetá seja a primeira área do Rio de Janeiro livre da covid-19, e a gente poder falar que estamos há tantos dias sem nenhum caso de covid-19 em Paquetá. A expectativa é que isso aconteça 14 dias após a segunda dose, mas pode acontecer de a imunidade coletiva ser até mesmo com a primeira dose. Vamos analisar diariamente a curva de casos”, disse Soranz.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, confirmou em uma rede social que “se tudo der certo”, a prefeitura vai realizar o primeiro evento teste pós vacinação. O evento vai ser uma espécie de Carnaval fora de época e está previsto para setembro, apenas com a população local, após vacinação em massa na região. O evento foi reprovado pela população

Moradores de Paquetá rejeitam ideia de “carnaval fora de época”, anunciado por Paes

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile