Início Rio Cidade Prefeitura remove grades e abre Praça Mahatma Gandhi aos pedestres, no Centro

Prefeitura remove grades e abre Praça Mahatma Gandhi aos pedestres, no Centro

0

A Prefeitura do Rio deu início a mais uma fase do projeto Reviver Centro, com ações na Praça Mahatma Gandhi, no Passeio. As intervenções começaram pela remoção das grades da praça, que passará a ficar totalmente aberta, liberada portanto à circulação de pedestres. O objetivo é integrar visualmente o espaço com a Praça Marechal Floriano (Cinelândia) e o eixo visual em direção ao Aterro do Flamengo. Além da retirada do gradil, a praça também está recebendo um mutirão se serviços da Comlurb e Rioluz, e apoio por parte da Secretaria Municipal de Ordem Pública e da Guarda Municipal.

 

O gradil da Praça Mahatma Gandhi não será descartado, sendo reaproveitado em outra ação que a Prefeitura deverá fazer no Instituto Nise da Silveira, no Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio. Segundo o secretário municipal de Planejamento Urbano, Washington Fajardo, esta foi a forma encontrada para dar utilidade ao material, amplificando os benefícios da intervenção urbana.

_ O Nise da Silveira é um equipamento público enorme na Zona Norte, que tem uma boa área verde e é todo murado. A ideia é que este muro seja retirado e as grades o substituam. Conversando com Meio Ambiente e Subprefeitura local, vimos nesta ação uma oportunidade de beneficiar dois locais da cidade ao mesmo tempo. A Praça Mahatma Gandhi deixa de ter seu acesso limitado e o equipamento público do outro lado da cidade ganha um gradil recuperado, com ganhos de paisagem para os dois locais _ explica Fajardo.

 

Vinte funcionários da Fundação Parques e Jardins (FPJ) atuam na remoção das grades da praça, atividade que deverá se estender até a quinta-feira (17/06). A ação também conta com a participação das secretarias municipais de Meio Ambiente e Conservação e da Subprefeitura do Centro.

 

_ Queremos devolver a cidade aos cariocas. A retirada das grades da Mahatma Gandhi representa exatamente isso, a importância de revitalizar as áreas, transformando esses locais em espaços públicos de qualidade para que a população volte a usufruir e se conectar com a cidade _ destaca o presidente da FPJ, Fabiano Carnevale.

De acordo com o diretor de planejamento e obras da FPJ, Sávio Machado, as grades funcionavam como uma barreira, um obstáculo a uma praça que tem a função de integrar e acolher. “A retirada é fundamental para esse processo de revitalização do Centro, permitindo que o local volte a ser esse elemento estruturador do espaço urbano, devolvendo o acolhimento e estimulando essa interligação com as outras áreas do entorno”, observou.

 

A revitalização da praça acontecerá em várias etapas. A Rioluz promete fazer a modernização de mais de 70 pontos de iluminação pública no entorno do local para trazer mais segurança para os frequentadores. Além disso, a Companhia promete recuperar, limpar e pintar os postes da região. Já a Comlurb está realizando serviços de varrição, remoção de resíduos, roçada, capina, limpeza de ralos e lavagem hidráulica com água de reuso. Será feita ainda a retirada de pichações e está programada a instalação de papeleiras.

 

As ações integram o projeto Reviver Centro, concebido pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, que tem por objetivo recuperar a vitalidade do Centro do Rio.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile