segunda-feira, maio 13, 2024

Como um anjo

Você foi como um anjo! Nas redondezas do...

Grupo Mexicano Presidente reúne imprensa em São Paulo 

Álvaro Rey, Diretor Regional do Grupo Presidente,...

Linha Amarela: “Pedágio de 7,50 na ida e volta é um verdadeiro assalto”, diz Deputado Dionísio Lins

RioCidadeLinha Amarela: "Pedágio de 7,50 na ida e volta é um verdadeiro assalto", diz Deputado Dionísio Lins

Após a justiça decidir pela volta da cobrança do pedágio na Linha Amarela, a indignação da população chegou ao deputado Dionísio Lins, Transportes da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Ao Jornal O DIA, ele afirmou:

“Não dá para aceitar o retorno da cobrança de R$ 7,50 tanto na ida quanto na volta. Isso é um verdadeiro assalto! Estamos passando por um momento de recessão histórico, e a população não pode ser penalizada. A cobrança desse valor para ligar um bairro ao outro não tem cabimento, um exemplo é a ponte Rio Niterói, que liga dois municípios com um valor de R$ 4,50 em sentido só”, explicou o parlamentar.

Dionísio afirma ainda que caso a prefeitura insista na cobrança, que é a ideia da secretária Maina Celidônio, a comissão entrará com ação no Ministério Público pedindo a imediata redução do valor.

Prefeitura diz que quer voltar com pedágio menor na Linha Amarela

A disputa entre a prefeitura e a Lamsa se arrasta na Justiça há mais de um ano. Em outubro de 2019, o então prefeito Marcelo Crivella anunciou um rompimento unilateral de contrato com a Lamsa, para que a prefeitura passasse a administrar a Linha Amarela. No dia 27 daquele mês, o prefeito ordenou que as cancelas fossem derrubadas com o auxílio de retroescavadeiras. No dia seguinte, a Justiça ordenou que o pedágio voltasse a ser cobrado, e que a gestão da via voltasse às mãos da concessionária.

Dias depois a prefeitura retomou a administração, mas a Justiça devolveu o comando da via expressa à Lamsa. Depois disso, foram pelo menos quatro derrotas da prefeitura até que o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, autorizou a Prefeitura do Rio a retomar a administração da Linha Amarela. Em novembro, a concessionário recorreu, mas o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, negou o pedido pela devolução da concessão da via.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles