segunda-feira, maio 13, 2024

Prefeitura diz que quer voltar com pedágio menor na Linha Amarela

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A prefeitura diz que está estudando medidas de reduzir o pedágio da Linha Amarela, suspenso por Marcelo Crivella. Mas estuda retomar o pedágio

A secretária municipal de Transportes, Maína Celidônio afirmou ao jornal Globo que acha o valor praticado antes da suspensão da cobrança (R$ 7,50) muito alto mas diz que é importante que ele seja cobrado

“A prefeitura acredita que é importante cumprir contratos. A gente crê que o pedágio poderia voltar, mas o valor atual está muito elevado (R$ 7,50 antes da suspensão). Vamos negociar com a empresa para tentar um acordo judicial com uma tarifa menor. Hoje temos uma coleção de estudos feitos pelos diversos órgãos com cálculos diferentes. Estamos analisando esses estudos e vamos conversar com a concessionária para termos um preço justo. Essa é uma das questões que fazem parte dos planos de 100 dias.Vamos resolver isso até antes.”

Nesta terça-feira, foi publicada no Diário Oficial do Rio uma resolução da Secretaria de Governo e Integridade Pública que anuncia a criação de um grupo de trabalho para estudar a encampação da concessão da Linha Amarela. O documento não fala em melhoria do serviço.

Segundo a secretária, uma prefeitura também estuda mudar a relação com os consórcios que operam como linhas de ônibus convenientes e do BRT do Rio e não descarta, num processo de reorganização para que o sistema funcione de forma adequada e com controle do município sobre as receitas , que haja subsídios para uma população ter um serviço de melhor qualidade, mas ela não diz como e quando e com que recursos vai fazer.

A hipótese de um subsídio para complementar a tarifa – descartada desde a licitação do serviço em 2010 – é levantada por ela

– O incentivo das empresas hoje é maximizar os lucros, diminuir custos, num incentivo perverso, ainda mais com a pandemia, que reduziu o número de passageiros. Então, acompanhe o custo cortando a frota, tendo mais passageiros por ônibus pelo modelo atual. O que tem que fazer é mudar o modelo de remuneração

Ela descarta o aumento da passagem até porque as empresas falharam no serviço e na própria climatização, que deveria ter sido feita até 2016

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