Jornalista lança livro sobre casamento com estrangeiro

0

*Livro sobre casamento com estrangeiro expõe dores, riscos e alegrias dessas relações*

_Primeiro título em português sobre o tema, Amores Internacionais: casei com um estrangeiro, e agora?, da jornalista Liliana Tinoco Bäckert, foi lançado dia 19 de novembro na internet, pela editora Inverso_

Liliana Bäckert se baseia na sua experiência de casamento de 16 anos com um alemão na Suíça, em seus estudos sobre migração e em entrevistas com mais de 50 brasileiras e especialistas interdisciplinares, como psicólogos, psicanalista, sexólogo, estudiosos da Comunicação Intercultural, antropólogo e cientista social. O resultado é um retrato das uniões entre brasileiras e homens de outros países e as inúmeras relações sociais construídas a partir desses encontros.

Ineditismo – O casamento entre pessoas de diferentes culturas não é assunto novo, mas essa é a primeira vez que a realidade brasileira é retratada em material não acadêmico. Existe literatura vasta sobre o assunto em inglês, com casos de populações diversas da nossa.

O livro é uma mescla de histórias, nas quais a jornalista intercala sua própria experiência, com pesquisas sobre o assunto e o relato – ora dramático, ora cômico – de mulheres que têm relacionamento com homens oriundos de 18 países diferentes. O material demorou quase três anos para ser escrito.

– Eu queria dividir com os leitores as situações surreais que uma brasileira pode vivenciar ao se casar com alguém de uma outra cultura. Precisava contar que a vida se torna, no mínimo, mais complexa. Tenho certeza de que muita menina desconhece que precisará negociar valores importantíssimos para ela, mas considerados absurdos em outra cultura, como uma simples festa de aniversário de criança, por exemplo.

Amores internacionais se encaixa na categoria livro-reportagem. O material não é e nem pretende ser um trabalho acadêmico, com resultados de pesquisa científica. Trata-se de um panorama sobre as diferentes realidades dessas brasileiras e as consequências desses casamentos.

O livro foi pensado para mulheres que tenham uma relação com alguém de outra nação: namoradas, noivas e esposas. Pode ser estendido a mães e pais de um dos envolvidos, maridos estrangeiros que leiam em português, amigos, familiares.

O livro foi escrito de maneira informal, em formato de contação de histórias. A autora decidiu não dividir em capítulos, mas em narrativas que dão sequências a assuntos importantes naquela construção temática. Quando se aborda a história de uma brasileira negra, por exemplo, que se casou com um alemão branco, os textos que se seguem falam sobre racismo, solidão da mulher negra e outros tópicos relacionados.

Com foco na brasileira, o livro traz análise de gênero, social e econômica, como integrantes de um processo no contexto do casamento intercultural.

A jornalista trabalha como consultora intercultural e atua como jornalista freelancer para a Swissinfo.ch e Rádio CBN, onde é comentarista sobre vida no exterior no quadro CBN Longe de Casa.

O livro é resultado da decisão em transformar o próprio choque cultural em combustível para ajudar quem queira entender o processo migratório e de casamento binacional. Carioca, mora na Suíça desde 2005 com o marido alemão e seus dois filhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.