Pesquisa revela as marcas mais admiradas pelos cariocas em 2020

0

A Havaianas, marca de calçados da Alpargatas, é eleita novamente a marca que tem mais a cara do Rio de Janeiro, enquanto a Uber é a que mais ajudou o carioca durante a pandemia da Covid-19, segundo a 11ª edição da pesquisa Marcas dos Cariocas, feita pelo jornal O GLOBO em parceria com a TroianoBranding. O estudo, que identifica as marcas de produtos e serviços mais admiradas pelos cariocas em 41 categorias de negócios, foi divulgado nesta quinta-feira, dia 10 de dezembro, na publicação especial encartada no jornal e está disponível também no site do GLOBO.

A Uber ficou ainda em primeiro lugar na lista das cinco dimensões (qualidade, preço, respeito, identidade e evolução), além de ser eleita como a melhor marca por sexo, idade e classes sociais, independentemente das categorias. Mastercard, Visa, Samsung, Smart Fit, Ipiranga, Drogaria Pacheco, Grupo D’Or, Coca-Cola e Adidas estão entre as marcas que lideram esse ranking geral.

Nesta edição, por causa da pandemia mundial causada pelo coronavírus, duas categorias especiais foram inseridas na pesquisa: marcas que mais ajudaram os cariocas na pandemia do Covid-19, tendo como vencedora a Uber, e marcas mais admiradas por seu trabalho social durante a pandemia, tendo O Boticário em primeiro lugar. Além disso, duas categorias separadas no ano passado se tornaram uma única em 2020: marcas de produtos e serviços variados para o dia a dia dos pets (cães, gatos, passarinhos), que teve Pedigree como destaque.

“Pelo 11º ano, nossa pesquisa mostra as marcas que estão no coração dos cariocas. Este ano, particularmente, as duas novas categorias relacionadas ao cenário Covid trouxe novos olhares para diversos setores. Com isso, o estudo reforça o posicionamento do GLOBO de estar imerso neste movimento de retomada do Rio”, diz Andressa Amaral, gerente de projetos especiais da Editora Globo.

Feita de forma online, a primeira fase da pesquisa entrevistou mais de duas mil pessoas, que citaram espontaneamente os nomes das marcas. Já na segunda etapa, com 2.136 participantes, o objetivo foi construir o ranking por categoria, respeitando a distribuição das variáveis sexo e idade da população da Região Metropolitana do Rio, com base nos dados fornecidos pelo IBGE.

Os cariocas entrevistados avaliaram as marcas em cinco dimensões: qualidade (oferece produtos e serviços de qualidade), preço (vale o que custa), respeito (respeita o consumidor), identidade (combina comigo) e evolução (está sempre se renovando).

“Num ano em que fomos todos transformados de alguma forma, em nossas vidas pessoais e como consumidores, o estudo Marcas dos Cariocas traz um retrato rico de como as marcas foram aliadas ou não neste momento. Nossa metodologia, composta de duas fases, consegue revelar aquelas que fizeram um bom trabalho, mesmo num ano tão desafiador. Certamente estas melhores classificadas em cada uma das 41 categorias entrarão em 2021 com um saldo positivo na cabeça dos cariocas”, avalia a diretora da TroianoBranding Cecília Russo Troiano.

Além do ranking completo das marcas, a revista encartada no jornal reúne matérias exclusivas sobre o Rio de Janeiro, os cariocas, a pandemia, o atual cenário da economia, entre outros conteúdos especiais.

Confira abaixo o resultado do Marcas dos Cariocas 2020:

– ACADEMIAS DE GINÁSTICA
● Smart Fit

– APARELHOS DE CELULAR E TABLET
● Samsung

– APLICATIVOS DE SERVIÇO DE TRANSPORTE URBANO
● Uber

– ARTIGOS ESPORTIVOS
● Adidas

– AUTOMÓVEIS (FABRICANTES)
● Volkswagen

– BANCOS
● Itaú

– CAFÉ
● Pilão

– CARTÃO DE CRÉDITO
● Mastercard

– CERVEJA
● Heineken

– CLÍNICAS E HOSPITAIS PARTICULARES
● Grupo D’Or

– COMPANHIAS AÉREAS
● GOL

– COMPUTADORES
● Apple

– COSMÉTICOS
● O Boticário

– ELETRODOMÉSTICOS
● Brastemp

– EMPRESAS DE TURISMO
● CVC

– ESCOLA DE IDIOMAS
● Cultura Inglesa

– FARMÁCIAS
● Drogaria Pacheco

– FAST-FOOD
● Burger King

– HIGIENE PESSOAL
● Natura

– IMÓVEIS (CONSTRUTORAS)
● MRV

– LOJAS EXCLUSIVAS DE MÓVEIS E DECORAÇÃO
● Tok&Stok

– MARCAS DE PRODUTOS E SERVIÇOS VARIADOS PARA O DIA A DIA DOS PETS
● Pedigree

– MARCAS MAIS ADMIRADAS POR SEU TRABALHO SOCIAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
● O Boticário

– MARCAS QUE MAIS AJUDARAM OS CARIOCAS NA PANDEMIA DE COVID-19
● Uber

– MARCAS QUE RESPEITAM O CONSUMIDOR
● Samsung

– MARCAS QUE RESPEITAM O MEIO AMBIENTE
● Natura

– MARCAS QUE SÃO A CARA DO RIO
● Havaianas

– MODA FEMININA
● C&A

– OPERADORAS DE CELULAR
● Vivo

– OPERADORAS DE TV POR ASSINATURA
● Sky

– PLANOS DE SAÚDE
● Amil

– POSTOS DE COMBUSTÍVEL
● Ipiranga

– PROTETOR SOLAR
● Sundown

– REFRIGERANTES
● Coca-Cola

– RESTAURANTES
● Outback

– SEGUROS
● Porto Seguro

– SHOPPING CENTER
● BarraShopping

– SITE DE COMPRAS
● Mercado Livre

– SORVETES
● Kibon

– SUPERMERCADOS
● Guanabara

– UNIVERSIDADES PARTICULARES
● PUC-RJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.