Início COLUNA RIO + Geral Artista plástico internacional doa livros para colorir para Creche no Complexo do...

Artista plástico internacional doa livros para colorir para Creche no Complexo do Alemão

0

Em comemoração ao dia das crianças, o artista plástico Alexandre Keto por meio do Karaokê da Tia Angela disponibilizou 150 livros para colorir (volume 1 e volume 2) e 150 caixas de lápis de cor para os alunos (as) da Recreação Infantil Estrelinha , creche que funciona na área 5, no Complexo do Alemão há 31 anos. Atualmente, são atendidas 150 crianças de 0 a 6 anos em situação de vulnerabilidade social.

SAIBA MAIS SOBRE AQUI: Editora Bombom books e creche no Alemão se unem em campanha de doação de livros para crianças

Creche no Complexo do Alemão promove doações de cestas básicas e livros para famílias de alunos

No período de pandemia, as atividades educativas estão suspensas e não foi aderida a metodologia à distância. É O que afirma a coordenadora pedagógica Rosângela Marinho, que entende que a prioridade nesse momento é focar no desenvolvimento seguro das crianças: “ A minha preocupação maior é proteger as crianças contra o coronavírus. Devido a pandemia nosso foco de trabalho é garantir a alimentação dessas crianças, a higienização e apoio psicológico. A educação à distância não é uma realidade para todos. Muitas das nossas mães não têm celular e internet, como aderir a essa metodologia de trabalho? ”

Nesse contexto de isolamento, a jornalista e filha da coordenadora pedagógica Carolina Marinho ficou preocupada com a ociosidade dos alunos (as) da instituição, já que muitas dessas crianças não têm acesso regular à internet, tv a cabo e outras plataformas de entretenimento. Então, diante desta dinâmica resolveu postar em suas redes sociais sobre saúde mental dos (as) pequenos (as). Através desta publicação Angela Castilho, mãe do artista plástico Alexandre keto entrou em contato, informando que confeccionaria os livros para colorir em São Paulo e entregaria as crianças do Recreação Infantil Estrelinha. Angela integra um grupo de artistas em Indaiatuba, em São Paulo, formado por músicos de diversos grupos de samba que se organizaram durante a pandemia no intuito de compartilhar o isolamento social de forma virtual. Dessa união, surgiram ideias de diversas ações sociais que foram praticadas de forma individual como, café da manhã e refeições para pessoas em situação de rua na região de São Paulo e lives solidárias com renda revertida para os artistas locais, doação de alimentos ao projeto Arte Solidária idealizado por membros do grupo e organizado. Através de uma live do grupo Primaz e a doação de uma tela do musico/professor Edgar levantou fundos que proporcionou a aquisição de 150 livros de colorir (Alexandre Keto = vol 1 e 2) e um kit de giz de cera que foram destinados A Recreação Infantil Estrelinha.

Além de colorir, a jornalista e mestranda em Relações Étnico-Raciais Carolina Marinho destaca a importância desta ação, porque através destes desenhos é possível pautar e trabalhar as questões raciais, já que os contornos de Keto trabalham com os contornos da diáspora africana: “O mundo está explodindo em ódio racial. George Floyd foi morto brutalmente nos Estados Unidos. No Brasil, perdemos nossas crianças vítimas do racismo como a Ágata, João Pedro, Bejamin, Miguel, Bejamin e tantos outros. Diante deste contexto de necropolítica, precisamos ensinar nossas crianças a se defenderem e a conhecerem e amarem a história da população negra. A educação antirracista nas favelas é urgente”

O artista paulistano Alexandre Keto utiliza o grafite como instrumento de empoderamento racial. ”. As cores e contornos de Keto retratam aspectos da cultura Iorubá (habitantes da África Ocidental), Banto (localizados principalmente na África Subsaariana) e Ashanti(que vivem e Gana). As obras do artista podem ser vistas em bairros de imigrantes africanos na Inglaterra, Portugal e França e também em países africanos: Gana, Benin e Angola. Os desenhos do artista estão disponíveis no site: https://www.alexandreketo.com/

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile