Martha Rocha visita Bonsucesso e ouve moradores falando do abandono do bairro

0

Em visita ao bairro de Bonsucesso na manhã desta quarta-feira, a delegada Martha Rocha, candidata à Prefeitura do Rio pela Coligação “Unidos pelo Rio” (PDT –PSB) conversou com moradores e comerciantes sobre o abandono do bairro que é um dos grandes polos de comércio e de serviços da Zona Norte da cidade.

Fotos de Erika de Castro

— Quero primeiro registrar que eu sou cria da Penha. Então na minha adolescência e na minha juventude, quando a gente queria ter uma coisa diferente, era em Bonsucesso ou em Madureira que a gente vinha, por que o comércio destas duas regiões era um comércio muito pujante. A gente observa aqui o resultado do abandono, as ruas estão verdadeiramente abandonadas, a praça está maltratada, a reclamação de todos que se aproximaram para falar com a gente é sobre o abandono, que não é só em Bonsucesso, local onde eles vivem, mas esta é uma realidade da cidade do Rio de Janeiro — afirmou a deputada.

Durante a caminhada, uma senhora, usando máscara rosa, em lembrança ao “Outubro Rosa” — campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero — conversou com Martha sobre a trágica situação de pacientes à espera de consultas e exames no município.

—Eu comentei com ela que as notícias que a gente tem da Secretaria Municipal de Saúde é que o tempo de espera na fila é de um ano para uma cirurgia, uma consulta ou um exame. E ela me disse que há três anos está esperando para fazer uma mamografia. Isto é gravíssimo. Quando este resultado chegar, tomara que não tenha nada, mas se houver, quando chegar talvez seja tarde para enfrentar este problema que é o câncer na vida das mulheres. Então, uma das nossas prioridades é ter um olhar muito atento à saúde, fortalecer a atenção básica, instituir o prontuário eletrônico e dar transparência e visibilidade para o sistema de regulação do município. O cidadão tem que saber aonde é sua colocação e dar e dar celeridade na realização de exames e na realização de consultas — defendeu a candidata do PDT.

Questionada por moradores sobre seus projetos para o comércio, Martha Rocha lembrou que o setor é porta de entrada de jovens no trabalho e que precisa ser revitalizado na pós-pandemia.

— Eu sou filha de dono de padaria. Para 25% dos jovens, entre 18 e 25 anos, a porta de entrada do trabalho é através da atividade comercial. Então nós percebermos que temos que incentivar. O Rio de Janeiro precisa e deve incentivar cada vez mais o setor comercial em especial o setor de bares e restaurantes que tem a cara da cidade do Rio de Janeiro. Esta tem que ser uma cidade boa para viver, boa para trabalhar e boa para investir. E o grande desafio pós-pandemia, é a gente apresentar outra cidade que, mesmo com este novo normal, precisa fortalecer estas áreas que são tão importantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.