Eleições 2020: Clarissa Garotinho é a candidata do PROS à Prefeitura do Rio

0

Clarissa Barros Assed Matheus de Oliveira. Essa é Clarissa Garotinho, candidata pelo PROS à prefeitura do Rio de Janeiro. Nascida em 02/07/1982, em Campos, interior do estado, é filha dos ex-governadores Rosinha e Anthony Garotinho.

Começou na carreira política ainda cedo.  Quando criança, acompanhava os pais em reuniões e comícios. Mais tarde, quando era aluna de Jornalismo na Faculdades Integradas Hélio Alonso, entrou no movimento estudantil. Foi diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE). Ao mesmo tempo, iniciava sua carreira de comunicadora na apresentação de programas na Rádio Melodia e na Rádio Manchete, além de colaborar com a Rádio Jovem Pan. Clarissa começou a militar na política muito nova influenciada pelos pais. Seu 1º cargo político foi o de Presidente da PMDB Jovem, que ela assumiu em 2004.

Elegeu-se Vereadora pela cidade do Rio de Janeiro em 2008. Após a saída de Garotinho do PMDB, em 2009, Clarissa, algum tempo depois, filiou-se ao PR, o que gerou-lhe um processo de cassação por infidelidade partidária, porém foi absolvida em 2010.  No dia 4 de dezembro foi empossada como Coordenadora Nacional do PR Jovem.

Ainda em 2010, elegeu-se deputada estadual, cargo que assumiu em 1 de fevereiro de 2011.

Em 2012 as famílias Garotinho e Maia se uniram em uma inesperada aliança, em prol de derrotar o então prefeito, Eduardo Paes que concorria a reeleição. A coligação “Um Rio Melhor Pros Cariocas” PR/DEM foi encabeçada por Rodrigo Maia, filho do ex-prefeito Cesar Maia e teve Clarissa como vice. A chapa causou surpresa, sendo amplamente debatida. Numa campanha polarizada entre o atual prefeito Eduardo Paes do PMDB e o deputado do PSOL Marcelo Freixo, obteve apenas 95.328 votos (3% dos votos válidos).

Após eleger-se deputada federal em 2014 com 335.061 votos, chegou a ser cotada para ser a candidata do PSDB à Prefeitura do Rio em 2016.

Clarissa, por conta de sua gravidez, se ausentou em 2016, da votação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Porém tal atitude contou voto a favor de Dilma.

Em 21 de novembro de 2016, foi expulsa do PR, por ter votado contra a PEC 241, conhecida por PEC do Teto. O partido havia fechado questão pelo voto favorável e a deputada contrariou seu próprio partido na votação. Em 6 de dezembro de 2016, ela se filiou ao PRB a convite do prefeito eleito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella. Dias depois, Clarissa foi anunciada como a nova titular da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI) do município.

No dia 22 de março de 2018, Clarissa Garotinho anunciou que iria filiar-se ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS), partido pelo qual se reelegeu como deputada federal e que agora se lança como candidata para ser prefeita do Rio


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.