Em casa! Pandemia faz casais mudarem os planos no dia dos namorados

1

Com a pandemia, a vida de todos mudou. A dos casais não poderia ser diferente.

Mas é possível comemorar a data 12 de junho em casa com mais simplicidade talvez, e pode ser um período que pode aproximar e reacender a chama dos casais. Para alguns, isso se chama recomeçar a relação, para outros, será manter o calor do relacionamento.

Vários casais sentiram a diferença de quando saíam, viajavam, comemoravam de forma diferente para agora, quando o ideal e o recomendável é ficar em casa. Por isso falamos com casais que já moram juntos para saber como vai ser o dia dos namorados deles em casa e o que planejavam antes da Pandemia chegar.

Quarto decorado

O fotógrafo Guilherme Pestana e sua namorada Mel Batalha estão no segundo dia dos namorados juntos e dessa vez vão passar de uma forma que não esperavam, antes da pandemia do novo Coronavírus: em casa

” O que amamos fazer de verdade, já no dia a dia, mas que nos dias do namorados, por ser uma data especial, não podíamos deixar de fazer era curtir a natureza, seja fazendo trilha até uma cachoeira, acampando ou aproveitando uma praia. “, diz Guilherme, que namora Mel há dois anos

Guilherme e Mel aproveitaram para fazer uma decoração toda especial

” Aproveitando que estamos ainda mais juntos por esses tempos, estou aprendendo a cozinhar com ela e, para o dia dos namorados iremos preparar um jantar juntos e especial para nós.” conclui Guilherme

Será uma data com muito amor, sem dúvida.

A mesma coisa o casal Gabrielle Góes e Anderson Bello

Juntos já há dois anos e meio e pais do pequeno Artur de um mês, eles vão comemorar com um jantar romântico.

“A gente sempre tenta fazer algo nas datas, hoje a gente faz 2 anos e meio e faremos um jantar especial”

Bem diferente de quando eles passaram o dia dos namorados em Ilha Grande, no ano passado. A convivência aumentou depois que Gabrielle e Anderson começaram a morar juntos.

“A gente começou a morar junto em janeiro então a convivência já estava maior e a gente estava se conhecendo na rotina da casa”

Estar em casa o tempo todo é algo diferente para eles que sempre viajam quando podem.

“A gente viajava demais. Íamos ao nordeste três vezes por ano. Agora só quando tudo isso passar”

 

Viagem para Ouro Preto adiada

O amor brotou forte no casal Murilo Silva e Yasmin Azevedo

Os noivos que sempre comemoram o dia dos namorados, planejaram viajar para Ouro Preto mas seus planos tiveram que ser adiados

“Esse ano havíamos combinado uma viagem a Ouro Preto para comemorar o dia dos namorados, porém com a pandemia nossos planos mudaram completamente. Tendo em vista toda a situação do nosso país, optamos por ficarmos em casa nos cuidando e cuidando dos nossos familiares e iremos comemorar com um jantar romântico e em casa, principalmente” contou Yasmin.

Mesmo em casa, a comemoração será especial e com amor

“Então esse ano será especial, diferente, mas com muito amor, o que não pode faltar.” completou Yasmin, que está com Murilo há três anos e três meses.

 

Foto de Luma Coutinho


Onze anos, dois filhos e muito amor em casa

Lívia Branco e Pedro Lobo estão juntos há onze anos e já passaram diversos dias dos namorados das mais diferentes formas: cinema, hotel, restaurante mas a chegada dos filhos mudou totalmente a realidade. Nos últimos cinco anos, o dia dos namorados é dividido com dois filhos, Ravi e Enzo, para que só no final da noite, o casal fique a sós.

Esse ano será da mesma forma. Pedro é estagiário em engenharia de produção e Lívia é Doula, profissional que presta apoio físico, emocional e informacional para gestantes, durante a gestação, parto e puerpério. Ela conta que será mais um ano como pais, mas que no fim da noite farão um jantar especial para comemorar

“Moramos juntos há cinco anos. Tempo que temos nossos filhos e desde então, o dia dos namorados mudou completamente. Com filhos, passamos a cuidar deles, trabalhar, viver a vida agitada o dia inteiro e só no fim do dia faremos um jantar especial e comemorarmos a sós”

Primeiro ano de namoro e em casa

A Ariane Coelho, tem 28 anos e está morando junto com seu namorado há nove meses. Ela conta que esse ano a comemoração será diferente também do planejado:

“Então, vamos ter que ficar em casa mesmo por conta da pandemia. Vamos fazer um jantar em casa. Será o nosso primeiro dia dos namorados juntos, então vamos fazer algo mais romântico.”

Se não fosse a Covid-19, o jantar especial estaria mantido mas num restaurante

“Se não fosse a covid iríamos sair sim. Seria um jantar de qualquer forma, mas em um restaurante e não em casa. ” afirma a bacharel em jornalismo e escritora.

 

O que diz a especialista

A especialista em Relacionamentos e  dona da página do instagram: Descomplicando Relações, Rosangela Matos explica razões de que é possível comemorar o feriado, independente da pandemia, de forma saudável.

Claro que isso depende muito de casal para casal e o quanto valorizam datas comemorativas, porém, olhando pelo lado do relacionamento, independente do tempo em que o casal está junto, ter um tempo a dois, parar para olhar para relação, para fazer coisas para agradar o outro e para ter tempo de qualidade e momentos de papo descontraído, é uma boa pedida comemorar.

Apesar da hiperconvivência dos últimos meses, a maioria dos casais não tira um tempo de qualidade para relação, com a famosa justificativa de que estão todos os dias juntos, mas estar junto não significa estar perto.
É possível comemorar fazendo um jantar ou mesmo pegando um delivery da comida favorita, depois um filme ou série, um vinho ou espumante, um tempo a dois agarradinhos no sofá, relembrar porque se apaixonaram, o que já construíram juntos e até pensar no que desejam construir.

Para quem está longe a tecnologia é uma grande aliada para amenizar a saudade e aumentar a proximidade, o casal pode combinar de fazer as mesmas coisas, como se estivessem juntos, fazer uma vídeo chamada e bater um papo enquanto preparam a refeição ou jantam, ver um filme e depois fazer uma ligação para comentar, enfim, coisas assim mostram que ambos estão conectados.

Não importa o como, o importante é comemorar e colocar mais uma pitada de amor na relação no dia de hoje.

Pesquisa

Pesquisa feita pela Capital Research, empresa de investimentos, mostrou que por causa das medidas de isolamento social de prevenção à covid-19, 53% das pessoas pretendem comemorar o Dia dos Namorados virtualmente este ano, enquanto 33% disseram que vão se encontrar pessoalmente e 13% afirmaram que não vão celebrar o dia.

Neste cenário, 43% dos participantes disseram que vão comprar o presente online, enquanto apenas 6% o farão em shoppings. No ano passado, 21% adquiriam os presentes pela internet e 34% o fizeram em centros comerciais.

Segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo, 60% dos donos de lojas do estado preveem queda de 40% nas vendas em relação ao ano passado nesta que é uma das datas que tradicionalmente mais movimenta o comércio nacional.

Já os cinemas, um dos serviços que mais atraem público aos shoppings, também devem sofrer impacto neste Dia dos Namorados. Segundo a pesquisa, apenas 6% responderam que vão comemorar o dia 12 de junho em frente à telona, enquanto 28% disseram ter feito isso em 2019.

Com base no faturamento do setor no ano passado, revelado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), estima-se que o setor já tenha perdido R$ 675 milhões, considerando os três meses de fechamento até aqui.

Enquanto os cinemas sofrem, as lives ganham espaço, com a preferência de 37% para um programa de casal, nesta sexta-feira, ante 7% na mesma data no ano passado.

“O entretenimento, como um todo, deve ser um dos últimos mercados a se recuperar. Isso, porque essas empresas têm sua atuação muito centrada em eventos ao vivo e agora terão que se reinventar, a exemplo dos cinemas tipo drive thru que já foram anunciados para funcionar em São Paulo e Rio de Janeiro”, afirmou o analista da Capital Research, Felipe Silveira.

No fim, o que importa é o amor

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.