Início COLUNA RIO + Geral Orla Rio e Pólen promovem bate-papo sobre o meio ambiente nesta sexta

Orla Rio e Pólen promovem bate-papo sobre o meio ambiente nesta sexta

1

Ação marca o primeiro aniversário do projeto Recicla Orla, que alcançou a marca de 138 toneladas de resíduos coletados

Nesta sexta (05/06), no dia Dia Mundial do Meio Ambiente, o projeto Recicla Orla completa um ano. Para comemorar o marco, a Orla Rio e a Pólen, idealizadoras do programa, organizaram um bate-papo com especialistas para falar sobre os resultados e o futuro do projeto de coleta de resíduos da orla e como se dará a relação com o meio ambiente pós-isolamento. A live, que terá como participante especial o Secretário Municipal de Meio Ambiente Bernardo Egas, vai ser transmitida pelo Canal da Orla Rio no YouTube no dia 5 às 14h.

A Orla Rio é a concessionária responsável por administrar e revitalizar os 309 quiosques e 27 postos de salvamento da orla marítima carioca. Até 2018, a concessionária investiu mais de 133 milhões de reais em obras para proporcionar aos cariocas e turistas uma nova experiência de consumo à beira-mar. 

A dinâmica do Recicla Orla consiste na implementação e operação de pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis em toda a orla do Rio de Janeiro. Uma solução criada para que empresas façam a logística reversa de embalagens e também uma alternativa para estabelecimentos, frequentadores e moradores da orla façam o descarte correto de resíduos nas praias cariocas.

O Recicla Orla é um projeto de sustentabilidade de coleta e reciclagem de resíduos sólidos descartados na orla do Rio. Criado em parceria com a Polen, startup de sustentabilidade, o projeto consiste na colocação, gestão e operação de pontos de entrega voluntária localizados nos quiosques da orla. Com 24 pontos, em um ano, o Recicla Orla reciclou mais de 138 toneladas de matérias, sendo 44 de plásticos, 51 de papéis e 35 de vidros.

Atualmente, o projeto conta com 24 pontos de coleta na orla, do Arpoador ao Mirante do Leblon. “É uma revolução na maneira como os resíduos das praias e seu entorno são tratados hoje. Além disso, temos a primeira orla do mundo com um programa de reciclagem contínuo, que atende não só os quiosques, mas também os frequentadores e moradores locais”, conta João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.

Todo o processo de reciclagem é rastreável pela tecnologia blockchain, que permite que as empresas possam utilizá-lo para comprovar a realização da logística reversa e cumprir com a legislação em vigor. Em um ano, o projeto contribuiu para reciclar mais de 138,14 de resíduos, sendo 44,21 toneladas de plásticos, 51,11 toneladas de papéis e papelões, 35,92 toneladas de vidros e 6,91, toneladas de metais. Com o trabalho de coleta e reciclagem de todos esses resíduos, o projeto evitou a emissão de 83,39 toneladas de gás carbônico.

“Até o final do ano, estimamos que ainda vamos recolher de quatro a dez toneladas de recicláveis e daremos a destinação correta para todos eles. Queremos ajudar nessa conscientização de que uma ação sustentável, por menor que seja, constrói o todo e torna o planeta um lugar melhor para se viver. O meio ambiente é nosso e precisamos começar essa mudança agora”, conclui Barreto.

Live Um ano de Recicla Orla

O bate-papo no Dia do Mundial do Meio Ambiente contará com a participação do João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio; Renato Paquet, CEO da Pólen; Bernardo Egas, Secretário Municipal de Meio Ambiente; Gustavo Tavella, da Cogumelo; Marina Teixeira, da Unilever; Cristiana Queiroga, da ONG SOS Lagoas; e Simão Filipe, da Route Brasil. A conversa terá como mediadora a jornalista Rizzo Miranda, diretora de Digital e Inovação da FSB Comunicação.

Serviço:
Live Um ano de Recicla Orla
Onde: Canal Orla Rio no YouTube
http://www.youtube.com/channel/UCLbuJDLzE_FFvQYxjibTNmA
Hora: 14h

1 COMENTÁRIO

  1. Enquanto isso , alguns dos quiosques administrados pela Orla Rio no Recreio dos Bandeirantes destroem a vegetação de restinga da orla.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile