Início Rio Dom Orani Tempesta classificou como “sábia” decisão de recolher livros na Bienal

Dom Orani Tempesta classificou como “sábia” decisão de recolher livros na Bienal

0
Dom Orani

O arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, enviou uma carta ao presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Claudio de Mello Tavares, para manifestar solidariedade e classificar como “sábia” a atitude do desembargador durante a Bienal do Livro.

O presidente do TJ-RJ emitiu uma liminar, cassada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que permitia à Prefeitura do Rio recolher livros no evento encerrado no último domingo.

O cardeal arcebispo do Rio defende que a decisão não constituiu censura. “Desejo manifestar minha solidariedade a Vossa Excelência pela sábia decisão em defesa das nossas famílias e das crianças. Não se trata, conforme Vossa Excelência muito bem ponderou, de uma censura. Agradeço a sua postura diante da situação”, diz trecho do ofício encaminhado à presidência do TJ-RJ na quarta-feira.

O Supremo Tribunal Federal (STF) cassou, no último domingo, a liminar emitida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que permitia a apreensão de livros que abordassem a temática LGBTQI+, que não estivessem lacrados, na 19ª edição da Bienal do Livro do Rio.

Foram duas as decisões que impediram as apreensões. Na primeira, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, atendeu pedido da
Procuradora Geral da República (PGR) Raquel Dodge. Depois, o ministro Gilmar Mendes proferiu decisão semelhante ao analisar pedido
feito pela GL Events, organizadora do evento e falou em “censura prévia, com o nítido objetivo de promover a patrulha do conteúdo de publicação artística”.

com informações de O DIA

Opinião:

Será que a GLOBO que odeia os evangélicos e  crivella e se referiu a Bienal como espaço de “resistência” e ofendeu o prefeito saindo de seus supostos princípios irá repercutir a fala da entidade da Igreja católica, tão bajulada na emissora? Apostamos que NÃO!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile