2018 foi um ano diferente para o jornalismo. Nunca ele esteve tão em debate num momento em que se fala de crise e fake News.
Ontem falamos das Fake News da grande imprensa mas é preciso ressaltar iniciativas que aconteceram no ano de 2018
RÁDIO SRZD
Sidney Rezende na sua esperteza e inteligência e visão de mercado e de negócio enxergou o esporte como uma possibilidade real para o futuro e para a sua marca. O site SRzd, o principal da cobertura do carnaval criou em Março a Rádio SRzd, com programas sobre samba e transmissões do futebol brasileiro.
A audiência supera rádios consagradas no dial e com nomes consagrados como Robson Aldir, Cláudio Perrout, Antônio Carlos Duarte, Evaldo José e muitos mais.
JORNAL DO BRASIL
O Jornal do Brasil voltou. Na verdade ele já existia na versão online desde 2010 mas a versão impressa estava ausente desde esse tempo. A marca foi arrendada pelo milionário empresário Omar Catito Peres que colocou para funcionar e voltar a circular o Jornal do Brasil.
Sua volta às bancas aconteceu em 25 de Fevereiro.
Mesmo com uma equipe reduzida fez boas reportagens e se impôs perante uma imprensa carioca resumida aos popularescos e sensacionalistas Extra, Meia Hora e Expresso, o bom Jornal O DIA e o líder, JORNAL O GLOBO.
Cometeu erros crassos em alguns editoriais e no apoio a Eduardo Paes, este que foi apontado até como futuro presidente do jornal, mas é sem dúvida nenhuma um dos destaques no jornalismo em 2018
PORTAL EU, RIO
A ideia de criar o portal veio do jornalista Edison Corrêa que em Março reuniu jornalistas que estavam fora do mercado para uma reunião em Copacabana.
Lá começou a se discutir em grupo todo o processo de nascimento do site que se propunha a falar do Rio de Janeiro e ter notícias o tempo todo.
Outras reuniões foram acontecendo e novos profissionais foram agrupados ao site que iniciou de fato no ínicio de Junho.
De lá até esse mês, o Portal mantém uma audiência média de mais de 100 mil visitantes únicos por mês.
Tive o prazer de participar de todo esse processo e do site de Junho, no início até o mês de Outubro.
Sucesso para o Edison e para o site
JORNAL GAZETA RJ
O Jornal Gazeta RJ nasceu com uma proposta clara: ser mais um porta-voz do que pensa a população.
Substitui nas redes o Blog do Léo, que passará a ser uma coluna dentro do Jornal e o site terá um outro foco.
O Rio de Janeiro é o foco do JORNAL GAZETA RJ que entrou no ar no dia 4 de Novembro.
Cidade, esportes, artes, gastronomia, a agenda cultural da cidade e a mídia abordando aspectos do universo das comunicações e do jornalismo.
Idealizado, editado e escrito por Leonardo de Oliveira Brito, o site recebe a colaboração de três colunistas, Marianna Kiss, Aloisio Villar e Renan Portela e com reportagens esporádicas de freelancers.
Sabe se que o site ainda é muito pequeno diante das outras iniciativas mas tem um desejo e uma sede grande de crescer assim como todos os outros
Em menos de dois meses são mais de 25 mil leitores.
Pode crescer e muito em 2019
Num ano de retração, onde o jornalismo foi muito questionado, ele deu mostras de superação e de prova de que não irá morrer.