Início Rio Cidade Temporal provoca transtornos no Rio

Temporal provoca transtornos no Rio

0

O Rio segue em estágio de atenção, na manhã desta segunda-feira, devido à chuva que cai na cidade desde a noite de domingo. Segundo o Centro de Operações do Rio, a previsão para as próximas horas continua sendo de chuva moderada. Diversos bairros e lojas das Zonas Sul, Oeste e Centro ficaram completamente alagados. Carros enguiçaram e pedestres precisaram buscar abrigos para escapar da força da água.

Neste momento, a Avenida Borges de Medeiros está fechada no sentido Jardim de Alah por conta dos alagamentos. O Centro de Operações Rio informou que a opção é a Avenida Epitácio Pessoa.

Segundo a Defesa Civil do Rio, sirenes foram acionadas na manhã desta segunda no Morro dos Cabritos e Chapéu-Mangueira/Babilônia, ambas na Zona Sul do Rio de Janeiro, uma das regiões mais afetadas pela chuva.

Diversos pontos da cidade enfrentam congestionamento. Entre eles, o Elevado Paulo de Frontin e Túnel Rebouças, da Praça da Bandeira até a chegada aa Lagoa. O Elevado 31 de Março e Túnel Santa Barbara, sentido Zona Sul, também estão com trânsito complicado. Em Laranjeiras, o congestionamento ocorre ao longo da Rua Pinheiro Machado no sentido Botafogo.

No Bom dia Rio da Globo, O secretário da Casa Civil da Prefeitura do Rio de Janeiro, Paulo Messina, alertou a população que dois novos núcleos de chuva estão chegando ao Rio de Janeiro: um na região da Tijuca e outro na Zona Oeste. Ele passou a noite no Centro de Operações (COR), na Cidade Nova.

Em entrevista ao Bom Dia Rio, ele afirmou que os primeiros núcleos começaram por volta das 23h40 de domingo (25), quando a cidade entrou em estado de atenção. Estes núcleos estavam mais voltados para a Zona Oeste da cidade.

“Às 5h, surgiu um novo núcleo na Zona Sul. Principalmente na Urca, Botafogo, Lagoa, Humaitá, Laranjeiras e Jardim Botânico. Que o reflexo são esses bolsões d’água. O núcleo permanece na Zona Sul, mas está dissipando. Agora, o núcleo da Zona Sul está perdendo intensidade mas estão surgindo dois novos núcleos: um na região da Tijuca e outro na região da Zona Oeste”, destacou o secretário.

Messina pediu que a população se cadastre para receber mensagens informações da Defesa Civil por SMS, pelo número 40119 e fornecendo o CEP.

“Durante a noite, tivemos três sirenes na região de Jacarepaguá e, agora de manhã, no Chapéu Mangueira, Babilônia e Morro dos Cabritos. Todo o protocolo de atenção a população está sendo avisada por SMS”, ressaltou ele.

Em Niterói, os bairros de Charitas e Jurubas estão ilhados. Veículos estão precisando desviar o caminho e pedestres não estão conseguindo passar devido ao grande volume de água. O túnel Charistas-Cafubá está com complicações no trânsito.

De acordo com o Centro de Operações do Rio, a cidade entrou em estágio de atenção às 23h40 da noite deste domingo. Nesta manhã, entre 7h15 e 7h30, os maiores volumes de chuva foram registrados na estação Piedade (6,6mm), Jardim Botãnico (5,2mm), Vidigal (5mm), Rocinha (3,6mm), Tijuca (3,2mm), Grande Méier (2,8mm) e Tijuca/Muda (1,8mm).

Bolsões de água impedem a circulação de veículos em diversos pontos da cidade, principalmente na Zona Sul. No Catete, Botafogo, Lagoa e Humaitá varias ruas ficaram encharcadas pela enxurrada. Nas ruas Pedro Américo e Silveira Martins — perto do Palácio do Catete —, pedestres, carros e ônibus não conseguiram passar. Varias lojas da região foram atingidas pela chuva.

Metrô, barcas, VLT e trens estão operando normalmente. O Aeroporto Tom Jobim está aberto e opera com decolagens feitas normalmente. Já o Aeroporto Santos Dumont está operando com o auxílio de instrumentos.

Durante a noite, algumas vias ficaram tão alagadas que nem o BRT conseguiu atravessar. Carros ficaram quase totalmente submersos e a força da água obrigou pedestres a buscar abrigos.

Bombeiros foram acionadas após o registro de pelo menos dois deslizamentos de terra nas ruas Jordão e Luís Souto, no Tanque. O muro de uma casa desabou e há registro de quedas de fios e de árvores no bairro. Ninguém se feriu.

Na Avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, um jacaré foi flagrado andando pelos bolsões de água da pista. O animal foi resgatado sem ferimentos.

Em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, diversas casas e ruas ficaram alagadas. Em Caxias e São João de Meriti, motoristas enfrentaram uma correnteza por conta do alto volume de água. Não há registro de vítimas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile