Rádio Transamérica comemora 40 anos da operação no Rio de Janeiro

0

Rádio Transamérica comemora 40 anos da operação no Rio de Janeiro

Programação da emissora construiu laços com várias gerações dos jovens cariocas

Completar 40 anos é motivo para qualquer um comemorar, mas acompanhar jovens de várias gerações ao longo de quatro décadas é especial. Com esse espírito, a Rádio Transamérica comemora 40 anos de atividades no Rio de Janeiro. Nesse período, a emissora tem sido companheira por dias e noites a fio do público jovem carioca, construindo laços de afeto e admiração. Essa relação foi marcada pelo melhor do Pop/Rock ao longo de todos esses anos, no mesmo dial, o 101,3 FM. Os estúdios da Transamérica foram palco para o lançamento de várias bandas e músicos que lá gravavam seus álbuns, incluindo Skank, Lulu Santos, Roberto Carlos, Paul Simon, Kid Abelha, Tim Maia, entre outros, com muitas histórias inesquecíveis. Acompanhar de perto as boas novidades do mercado fonográfico constitui um dos diferenciais nessa trajetória.

Hoje, a programação mantém sua essência, mas se adaptou para continuar junto de seus ouvintes. Além do Pop/Rock, outros estilos ganharam espaço como o Hip Hop, Black Music, Eletrônico, Dance e Funk. Também se destaca atualmente a mais jovem equipe esportiva do rádio carioca, que cativou o público jovem adulto. Com isso, a marca Transamérica continua mais forte do que nunca no dial e, apenas nos últimos quatro anos, a audiência cresceu cerca de 200%.

Projetos especiais e mercado publicitário – Carnaval e futebol fazem parte da alma do Rio de Janeiro e isso está refletido na programação da rádio. Um dos principais projetos especiais ao longo do ano acontece num dos maiores espetáculos do mundo. Durante o período carnavalesco, a emissora, literalmente, vai para a avenida, mostrando tudo sobre os bastidores, incluindo entrevistas com sambistas, diretores de escola, compositores, celebridades e artistas presentes na festa popular. A cobertura envolve uma cabine no sambódromo e um espaço exclusivo num dos maiores camarotes da Marquês de Sapucaí para ações de relacionamento. O mesmo acontece com o futebol, pois a Transamérica está presente num dos palcos sagrados do esporte, o Maracanã. A marca da emissora está presente no tour oficial do estádio e ações de relacionamento com clientes e parceiros acontecem no camarote, nos principais jogos.

O forte relacionamento com agências e anunciantes é caracterizado por total abertura e flexibilidade, possibilitando infinitas possibilidades para ações de comunicação e marketing. Projetos diferenciados envolvem comunicação multiplataforma, abrangendo dial, website e redes sociais, além de ações promocionais de relacionamento e interatividade com a audiência nesses canais e nas ruas.

Os primeiros 40 anos da Transamérica no Rio de Janeiro foram bem vividos e dão fôlego para que a emissora continue junto do público jovem carioca por muitas outras gerações.

História da Rádio Transamérica

A Rádio Transamérica é uma das principais emissoras e constitui a maior rede FM do País. Impulsionada pelo ecletismo musical de ouvintes cada vez mais exigentes, é a única a possuir três formatos diferentes de programação musical (POP, HITS e LIGHT), transmitidos via satélite, com características distintas e direcionadas para públicos singulares. Com esse formato, criou múltiplos mercados de atuação de forma inédita no rádio. Na grade, destaque para os programas 2 em 1 e Transalouca, ambos tratam, com muita irreverência e bom humor, temas diversos e recebem convidados especiais. Atenta ao crescente interesse da audiência na programação esportiva, a Rádio Transamérica investe na produção de conteúdo jornalístico focado no esporte, transmitindo os principais campeonatos nacionais e os maiores eventos esportivos do mundo, como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. Tendo como carro-chefe a emissora de São Paulo, a transmissão esportiva, líder absoluta de audiência, se destaca por contar com os melhores narradores e comentaristas do meio rádio com o comando de Eder Luiz. No ar desde 1973, pertence ao Grupo Alfa, um dos maiores conglomerados do Brasil, e está presente nas cinco regiões, em 2.075 importantes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte e Curitiba, entre outras.

Transamérica POP no Rio

A emissora surgiu no dia 23 de outubro de 1977 e tocava músicas do estilo adulto contemporâneo. Passou a tocar música popem 1985. Nessa década, a rádio já fazia parte da Rede Transamérica, porém a rádio não tinha sinal de satélite. No entanto, seguia a sua programação nos padrões da sede em São Paulo. Nessa mesma época, programas como o Transalouca, que começava às 2 da manhã, fazia sucesso, apesar da censura imposta no final do regime militar do país.

Em Setembro de 1991, quando foi criada a Rede Transamérica, a emissora passou a retransmitir alguns programas da sede paulista. Depois da subdivisão de redes distintas, como a Transamérica Hits e a Transamérica Light, a rádio foi rebatizada de Transamérica Pop Rio de Janeiro.

A rádio fugiu algumas vezes do padrão poptocando até funk e axé. Hoje em dia, possui normalmente sua programação pop/rock.

Até 2008, apresentava o melhor futebol do Rio de Janeiro, liderando a audiência e revolucionando a linguagem de transmissões esportivas. Naquele jovem timaço, destacavam-se nomes expoentes, como Marcelo Barros, Leonardo Baran, Marco Palito, Clayton Carvalho, Felipe Rolim e Fernanda Gentil. Na época, Alvaro José dirigia o Comercial e Conteúdo e saiu em 2008. Logo após, viveu uma crise no setor, que chegou a ter a divisão esportiva desativada por falta de patrocínios e pela baixa audiência. Em marçode 2012, retomou a equipe de esportes, mesmo sem muito sucesso, com Edílson Silva e Ronaldo Castro, além de Ricardo Moreira, Alexandre Chalita, Calos Alberto Parizzi e Gonçalves.

Em 2014, a emissora passa a ter na equipe o Garotinho, além de Gérson Canhotinha de Ouro, Gilson Ricardo, Bruno Azevedo e Bruno Cantarelli, indo nos lugares de Edílson Silva, Ronaldo Castro, Carlos Alberto Parizzi, Hélio Júnior, Nunes, Sérgio Guimarães e Rogério Ribeiro, que passaram a ocupar o lugar destes na Bradesco Esportes FM. Além destes, vieram também os narradores Fernando Bonan e Ruy Fernando, os comentaristas Áureo Ameno e Formiga e a repórter Andréa Maciel. Permaneceram na equipe o narrador Alexandre Chalita e o narrador, repórter e plantonista Rodrigo Gomes.

Em abril de 2015, Garotinho deixa a Transamérica e se muda para a Super Rádio Tupi ao lado de Gilson e Gérson. Mesmo assim, continuará comandando a equipe da rádio. Após as saídas destes, saíram da equipe também os narradores Alexandre Chalita e Fernando Bonan e o comentarista Áureo Ameno .

Outros profissionais que se destacaram foram os jovem e competentes Rodrigo Vieira e Tiê Leal

Em agosto de 2016, a Transamérica contrata o repórter Sérgio Américo, ex-Tupi, mas ele deixa em novembro para se integrar a Bradesco Esportes FM.

Em 14 de outubro de 2017, terminou a parceria de 2 anos feita pela Transamérica com o portal FutRio para a transmissão de jogos dos times cariocas, causando a saída dos profissionais do site que trabalhavam na rádio, fazendo com que restassem apenas três profissionais na equipe

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.