Início BLOG DO LEO EXTRA não informa mas Crivella antecipa pagamentos de servidores

EXTRA não informa mas Crivella antecipa pagamentos de servidores

0

Jornal O DIA em matéria da jornalista Paloma Saavedra

Prefeitura do Rio planeja antecipar o pagamento dos salários de abril dos servidores ativos, aposentados e pensionistas para a próxima quinta-feira, ou seja, no segundo dia útil do mês seguinte ao trabalhado. Pelo calendário oficial, o depósito deve ser feito no quinto dia útil (8 de maio), e desde janeiro, o governo municipal vem adiantando os créditos.

As antecipações dos vencimentos ocorrem após o prefeito Marcelo Crivella (foto) ter mudado o cronograma de pagamentos. Em decreto publicado em dezembro, ele postergou as datas dos depósitos dos salários de todo o funcionalismo municipal.

Antes, o pessoal da ativa recebia no segundo dia útil do mês, e os inativos e pensionistas no primeiro dia útil. E o decreto do prefeito alterou esses prazos da seguinte forma: em janeiro (quando foi pago o salário do mês de dezembro), a data limite foi o sétimo dia útil; e de fevereiro até julho (quando será quitada a folha salarial de junho) no quinto dia útil.

À época, o município alegou que a alteração do cronograma tinha como objetivo otimizar a gestão do caixa municipal. E ressaltou que, com as novas datas, o calendário das maiores despesas estaria compatibilizado com o das maiores receitas municipais.

Desde então, nenhum depósito ocorreu nas datas previstas no calendário. Pelo contrário, os servidores receberam seus pagamentos em um ou mais dias antes do prazo.

Do Funcionalismo

A retomada do calendário antigo de pagamentos do funcionalismo é uma das reivindicações do Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Município (Mudspm). O grupo é composto por entidades que representam diversas categorias e tem se reunido com o secretário da Casa Civil, Paulo Messina. Os líderes do movimento afirmam que já levaram ao secretário esse pleito.

A partir de agosto

O restabelecimento do cronograma antigo de pagamentos também é estudado pela equipe da prefeitura. Os integrantes do governo Crivella já veem possibilidade de os salários serem pagos até o segundo dia útil a partir de agosto (quando será quitada a folha salarial de julho). O fato de o município antecipar todo mês os depósitos, inclusive, sinaliza essa intenção.

Opinião do BLOG

Isso o Extra, ou a Jornalista Berenice Seara, que persegue o prefeito não mostra.

Pelo contrário, fala das verbas de publicidade da Prefeitura.

Logo neste jornal que sempre recebeu verbas gordas de publicidade dos governos PMDB de qual foi sócio.

Sem falar que ano passado fez uma matéria sem noção sobre a mudança da data de pagamento dos servidores onde colocou uma foto forjada.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile