Caetano é pedófilo?

0

Eu acho que vou ser totalmente politicamente incorreto nesse texto mas não posso me calar diante de uma certa hipocrisia da nossa querida mídia brasileira.

Essa semana Kevin Spacey virou assunto por ter supostamente abusado sexualmente de um ator de 14 anos em 1986 e foi demitido da Netflix por isso. Sua carreira provavelmente foi por água a baixo.

Temos o costume nas redes sociais de execrar as pessoas e julgar de acordo com a nossa visão de mundo.




Em 1998, a produtora Paula Lavigne afirmou em entrevista a Playboy e que repercutiu na imprensa na época que perdeu a virgindade aos 13 anos com o cantor Caetano Veloso, de 40!!

40 anos e uma menina de 13 anos.

O blogueiro Flávio Morgenstern começou a hashtag #Caetanopedofilo que viralizou nas redes sociais.

Caetano, ofendido entrou na justiça e quem usar essa hashtag a partir de agora pode tomar processo por ele ter se sentido ofendido por ter sido chamado de pedófilo.

Pedófilo é um termo forte e uma palavra que não seria apropriada ao caso já que a pedofilia se aplica a casos de violência sexual, estupro e não consentimento da pessoa.

Só que é sim, inapropriado, absurdo. É surreal, é algo que não deveria ser encarado como normal.

Caetano não é pedófilo, mas tarado talvez.

Imagine se agora fosse normal um homem de 40 anos com uma menina de 13.

Sabemos que no Brasil esse tipo de relação é mais antigo que andar pra frente, casamentos no nordeste aconteceram e ainda acontecem assim desde muitos anos.

Paula consentiu ao ficar e posteriormente casar com o cantor. Então ela não é nenhuma vítima de um pedófilo.

Mas também entendo o lado de quem não acha normal uma situação como essa.

Segundo a legislação vigente, hoje uma situação dessas é passível de cadeia mas há trinta anos atrás não. Porque havia uma série de questões dentro da lei que não o tipificam como estuprador ou pedófilo.

Hoje uma relação dessas pode dar cadeia.

Segundo o colunista Lauro Jardim, Caetano conseguiu na justiça que as ofensas a ele fossem apagadas.

Porém a mídia tomou partido de Caetano sem observar com incredulidade essa situação que não é normal, natural. Caetano é poupado pela mídia como se fosse vítima de uma sórdida campanha mentirosa contra ele quando na verdade não é mentira nada do que foi publicado e dito por Paula em 1998.

Não importa se Paula casou, teve uma vida feliz com Caetano. Mas não apaga a estranheza de um velho de 40 anos ter atração sexual por meninas de 13.

Hoje uma situação dessas é absurda, é criminosa.

A mídia no afã de defender uns e agredir outros agiu dessa maneira visto que quem partiu para cima de Caetano foram os sem noção do MBL, que de movimento liberal virou movimento pela moral e os bons costumes ou então Alexandre Frota, que não tem outros argumentos se não ofensas absurdas e infantis.

Caetano é pedófilo? Não, não é mas não é normal. Não é aceitável numa sociedade com regras de convivência um velho de 40 transar com meninas de 13.

Cada um tem liberdade, a sua liberdade, namorem quem quiser mas existem limites quando se vê um caso como esse.

Passou-se muitos anos é claro mas fatos não mudam, estão aí.

Isso não pode e não tira o fato de Caetano ser um dos maiores artistas e um dos melhores cantores brasileiros até hoje. Um gênio, um artista espetacular. Mas.. com esse porém

A mídia deveria pensar e pesar um pouco mais antes de partir pra defesa de uns, observar com senso crítico e observando de fora com imparcialidade deveria ser regra dentro do jornalismo.

Artigo anteriorLamento Italiano
Próximo artigoParceria de Thiago Sousa vence disputa de samba-enredo da Tradição
Leonardo Oliveira Brito
Leonardo de Oliveira Brito é Jornalista. Participou de projetos como o CDD na Tela e da Agência Jovem de Notícias onde cobriu a Rio + 20, em 2012. Oficialmente começou sua carreira em 2013, no projeto Parceiros do RJ do RJTV na TV Globo. Em 2014 foi para o site SRZD onde cobriu os carnavais de 2015 e 2016 e depois, em 2018 e 2022. Também passou pelos sites Carnavalesco, Destino ATW e Na Tijuca e Eu Rio!, onde participou da criação do site. Criou o seu blog, em 2016 e em 2018 lançou o jornal online Gazeta do Rio. Hoje também é repórter do jornal A Tribuna, de Niterói.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.