Início BLOG DO LEO 82 anos de Rádio Tupi: Endividada porém líder absoluta de audiência

82 anos de Rádio Tupi: Endividada porém líder absoluta de audiência

1

25 de Setembro é dia do Rádio. E também aniversário de uma das maiores rádios do Rio de Janeiro. Fundada há 82 anos pelos Diários Associados, de Assis Chateaubriand a Rádio Tupi é uma marca forte na história do rádio e da comunicação no Brasil. 

A proximidade com o público e a prestação de serviços sempre foram algumas de suas marcas mais importantes. A Tupi marca a história do rádio com grandes comunicadores que passaram por lá. 

Hoje a Tupi se encontra longe do seu auge, porém encontra resultados expressivos em audiência muito também pela falta de uma concorrência de qualidade no target já que a Rádio Globo mudou totalmente seu estilo. 

Desde 2007 a Tupi é líder absoluta de audiência, especialmente nos horários nobres e no futebol. Se antes perdia apenas para a Globo com Antônio Carlos e Padre Marcelo, hoje nem isso. Antônio Carlos foi para a Tupi. 

Pioneira no FM, entre as rádios populares AM obrigou uma mudança na própria Globo. 

A Tupi tem uma marca muito forte dentro do rádio e deve ser valorizada. 

Mas a situação da rádio anda complicada nos últimos anos. A ausência de verba estatal do governo do estado do Rio de Janeiro e a má gestão nos últimos anos somada a obra faraônica da nova sede em São Cristóvão, deixou a emissora em situação de penúria chegando a deixar atrasados os salários de funcionários por meses. 

Outros comunicadores foram demitidos e sequer receberam até hoje. 

A Anthony Garotinho foi cedido um horário, mesmo que isso comprometa a credibilidade da rádio e ele ainda foi preso dentro da rádio, o que também mancha a imagem da rádio e mostra o erro estratégico que foi a contratação do político. 

Mas mesmo com salários atrasados de funcionários, a Tupi segue contratando. Antônio Carlos com seu programa traz anunciantes, dinheiro para a rádio e bastante audiência. 

Jota Santiago voltou, Alexandre Ferreira segue fazendo seu programa. Ou seja, ainda há investimento. 

A Tupi que deu mostras no final do ano passado que não iria sobreviver, chegando a ficar um mês fora do ar, hoje dá uma mostra de que há investimento apesar de reduzido em comparação a anos atrás. 

Como ficou a situação dos funcionários e dos ex funcionários que não receberam? Não sei sinceramente, mas acredito que não deve ter mudado muito. 

Não há a previsão de compra da rádio, ou seja a Tupi continua sendo dos Diários Associados. 

Longe de seus tempos áureos, a Tupi navega em mares calmos,  já que não tem concorrência porém sua situação financeira continua caótica. 

Ainda assim, parabéns para a Super Rádio Tupi. Uma marca poderosa na história do rádio brasileiro. 

1 COMENTÁRIO

  1. Quando falar em rádio e se referir a Globo é bom que se coloque a extinta radio globo pois é isso que é ,a mair rádio do Brasil não existe mais o que se tem é um esboço de algo muito distante de ser rádio, É o eslogan PRA QUEM É BOM DE ORELHA) simplesmente RIDÍCULO!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile