Início BLOG DO LEO Por que “A Força do Querer” é a novela das nove de...

Por que “A Força do Querer” é a novela das nove de maior sucesso da Globo dos últimos anos?

0

A Globo parecia perdida nas suas novelas até 2016. Ainda que em 2015 tenha acertado apenas com Totalmente Demais já que TODAS as outras novelas foram bem equivocadas com exceção do fenômeno Verdades Secretas em 2016 acertou em praticamente todas, retomando a confiança do telespectador com grandes novelas como Eta Mundo Bom e Velho Chico. 

Esse ano a Globo foi mal na equivocada “A Lei do Amor” e na péssima “Rock Story”. Mas acertou em cheio onde menos viu. No novelão, com seus entrechos e histórias que parecem batidas mas que ainda dão certo. Glória Perez tava em baixa na Globo após a mal sucedida e ruim “Salve Jorge” e recuperou a confiança na excepcional série “Dupla Identidade”. Ela precisava na sua próxima novela das nove de respiro, de histórias diferentes das que ela já estava contando desde “O Clone”. 

Já deu de histórias do outro lado do mundo, com situações inverossímeis. Glória resolveu fazer uma novela mais simples mas também com seu estilo de drama e de um texto super afiado. Esse é um dos motivos para que A Força do Querer dê tão certo. 

Um elenco extremamente forte com nomes como Juliana Paes, Ísis Valverde, Rodrigo Lombardi, Paola Oliveira, Bruna Linzmeyer, Marcos Pigossi sem falar nos veteranos Lília Cabral, Humberto Martins, Maria Fernanda Cândido, Edson Celulari e Tonico Pereira.

 

Carol Duarte é uma grande revelação e um caso a parte. O público de novela no Brasil é conservador por natureza. A sociedade brasileira é assim. Seu personagem de difícil entendimento do público já que muita gente (inclusive eu) não sabe dizer o que é a identidade de gênero exatamente, eu mesmo não tenho como e o que falar disso, não possuo entendimento sobre a questão até adoraria conversar com alguém que tenha. Essa trama, polêmica tem sido um dos destaques da novela por ser abordada de uma forma sensível por Glória. Sensível e humanizada. Afinal pessoas como Ivana existem aos montes por aí. O texto cheio de entrechos faz com que a trama fique interessante e a bela cena em que Ivana perde a sua virgindade feita com sensibilidade e sem apelo.  

Sem falar no talento de Carol como atriz. Um talento descoberto pela Globo que é especialista em garimpar molecada boa. 

Juliana Paes é um destaque com sua Bibi, um personagem forte que leva os entrechos da trama de sua forma. E na minha visão em nenhum momento engrandece a bandidagem, apenas mostra uma realidade cada vez comum. 

Enumerar os destaques como Paola Oliveira, Lília Cabral, Rodrigo Lombardi e Ísis é chover no molhado

Débora Falabella arrebenta como Irene, uma das vilãs que fez movimentar a trama nos últimos tempos com o personagem Eugênio do ótimo Dan Stulbach. 

A briga de Irene com Joyce (Maria Fernanda Cândido) não foi tão boa assim, a verdade é essa. Esperava se mais. 

Mas nem tudo são flores: Fiuk, muito imaturo nesse personagem protagonista mostra que é ator para personagens secundários e não para papéis principais.  

Eu particularmente não gosto de histórias de amor em novelas com origem em traições por isso não gosto do casal protagonista Ruy e Ritinha. Mas Ritinha é uma personagem de uma personalidade forte, mesmo que na minha visão meio ambigua. Um dos melhores papéis de Ísis Valverde, até então. 

Bruna Linzmeyer, ótima no papel de Cibele é colocada as vezes como vilã de maneira na minha visão, equivocada.  

Juliana Paiva num papel diferente dos que já fez, tem uma atuação burocrática. 

A novela acerta tendo ganchos diários que fazem você se prender a cada dia. A consequência disso é que audiência cada vez mais alta. 

É a novela de maior sucesso das nove desde “Avenida Brasil” de 2012. A melhor desde “Velho Chico” e “A Favorita” de 2008. Não, não vi a menor graça em Avenida Brasil. 

A Força do Querer mostra a cada dia mais que o gênero tá forte e que o público ainda se vê atraído por boas histórias e que é possível dentro de uma estética já batida, boas renovações. 

É um sucesso. A Globo tava precisando disso. Dessa sacudida. Sofreu muito nos últimos anos com as grandes tramas que a Record apresentou. 

E tende a melhorar a cada dia mais. 

Ah.. pra completar. A abertura em si é horrorosa. Eu não consigo enxergar direito os nomes, numa fonte muito fininha mas compensa com um tema sensacional na voz de Caetano Veloso, emplacando mais uma música de abertura. 

Novela cada vez mais forte. Vamos acompanhar e ver como vai se resolver. A Globo precisava de uma novela assim. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile