Waleska Gomes, a porta-bandeira da Acadêmicos do Tucuruvi

0
Foto: Felipe Araújo/Site Marquês da Folia

Ela transparece simplicidade e amor ao que faz no seu lindo e meigo sorriso. Waleska Gomes nascida, criada e moradora de Guarulhos tem na dança a sua grande paixão. Bailarina formada, dá aulas para crianças e usa o talento da sua dança como porta-bandeira da tradicional Acadêmicos do Tucuruvi, do Grupo Especial do Carnaval paulistano. Já deu aula até em Igreja evangélica. Desfila até no Carnaval nigeriano. Simples demais.

Hoje ela realizará um sonho que cultivou desde criança: Pisar no Anhembi como primeira porta-bandeira de uma escola do especial no primeiro dia do desfile das escolas de samba do grupo especial paulistano. A Acadêmicos do Tucuruvi abriu as portas e ela agarrou essa oportunidade. Oportunidade que perseguia desde a Tom Maior

Essa menina é cria da escola do Sumaré e foi segunda porta-bandeira por oito anos até receber a oportunidade de ser a primeira na Independente Tricolor, escola de samba da torcida organizada do São Paulo ainda no acesso. Teve uma rápida passagem pela Águia de Ouro (mas não desfilou) até ser escolhida para uma missão difícil: substituir Camila Moreira, grávida faltando dois meses para o desfile na Morro da Casa Verde também no acesso. Waleska foi bem junto com o mestre-sala Marcos Godoy mas a escola acabou caindo do acesso para a 1-UESP, a terceira divisão das escolas de São Paulo. Camila acabou voltando para a escola após o nascimento do filho e Waleska ao sair foi convidada para estrear no Grupo Especial na Acadêmicos do Tucuruvi.

A expectativa dela é imensa. E contou ao Blog sobre a sua história, inspirações e sua preparação até chegar nesse momento especial que é pisar pela primeira vez no Sambódromo do Anhembi como primeira porta-bandeira de uma escola do Grupo Especial

16298594_1242826965804250_4650949150434718408_n.jpg
Foto de Alex Sandro Gardel   

BLOG: Esse é o seu primeiro ano na Tucuruvi, ano passado você desfilou na Morro que estava no acesso. Tem diferença desfilar no especial e no acesso?

WALESKA: Então, Tem uma diferença sim. No caso este ano ensaiei muito mais que todos da minha vida assim
Muitos ensaios tive uma preparadora especial que é a Ana Reis e ela sempre me ajudou muito nunca mediu esforços para estar com a gente
Acho que o grupo especial também tem mais compromissos em co-irmãs e em televisão mais visibilidade por passar na Globo pois o país inteiro e o mundo tá vendo você. Já em questão de julgamento acredito não ter diferença pois os jurados são os mesmos e o regulamento também. Mas este ano devido a troca de jurados estamos confiantes no nosso trabalho e no trabalho dos jurados que foram preparados para o dia né.

No Morro, você substituiu a Camila Moreira há poucos meses do carnaval. E logo saiu. Infelizmente a escola desceu. Como avalia sua passagem pela Casa verde?

Olha eu amei. Adorei conhecer a Dona Guga tenho um carinho muito especial por ela e por toda sua família,meu parceiro Marcos Godoy também foi sem palavras. Foram poucos meses de muita felicidade pra mim mas infelizmente a escola não se manteve mas acredito que o meu papel eu cumpri muito bem. Espero que ela se recupere e logo!

Você recentemente fez uma viagem a Nigéria para o Carnaval de Cabalar. Como foi a viagem e o que você viu lá que mais gostou. O que essa viagem mexeu com você?

15895136_1215077505245863_8855729659372824113_n.jpg
Waleska na Nigéria 

Sempre viajo a Nigéria no fim do ano no carnaval de Calabar.
Uma experiencia única. Lá tem uma competição muito legal onde representamos o Brasil e já somos Bi-campeões.

Você é tida como uma promessa, como uma das principais porta-bandeiras de São Paulo. A responsabilidade pesa? O que significa isso pra você?

Eu sou uma pessoa muito humilde e fico lisonjeada quando as pessoas dizem que eu sou uma promessa no carnaval, sempre me dediquei muito, mas acima de tudo sempre dancei com meu coração para passar o amor que eu sinto pelo carnaval através da minha dança, eu sou muito grata a Deus e a todos que admiram meu trabalho, na verdade pra mim não sinto como um peso e sim como um estímulo para eu me doar cada vez mais. 

Em quem você se inspira dentro do carnaval?

Olha tenho muitas inspirações sou uma apaixonada pelo quesito. Difícil te falar uma, mas vou citar algumas: Marcela Alves (Salgueiro), Selminha Sorriso(Beija-Flor), Ana Reis(Águia de Ouro), Sueli Riça (Que marcou época na Rosas de Ouro), Vivi Martins (hoje coreógrafa e preparadora de casais)e Eneidir Gomes ( porta-bandeira que marcou época na década de 90).
Cada uma na sua época e com seu estilo são mulheres que me encantam.

Vem cá, você fica no Zaca (apelido da escola) depois do carnaval?

Olha Léo acredito que sim. Pretendo ficar lá por muitos anos pois amei a escola e a comunidade é maravilhosa. Eu vivo la no ateliê e na quadra sou bem envolvida nos projetos e tento sempre participar de tudo. Amei o clima. A escola me abraçou de uma forma que eu fiquei completamente apaixonada.

16426048_1245904195496527_7294180443380926962_n.jpg
   Waleska e Seu Jamil, Presidente da Tucuruvi   

Qual a emoção, o frio na barriga que dá? O que vai passar na sua cabeça?

Ah o clima esta totalmente favorável, fico um pouco ansiosa mas nada demais. Estamos mesmo bem confiantes e animados para o desfile.

Como é a relação com o mestre-sala? Vocês se ajudam, um dá conselho ao outro?

Sim somos muitos amigos e estamos sempre juntos. O Kawan é um menino incrível, um ótimo mestre-sala. Me dá conselhos, me ajuda.  A gente se dá muito bem. Um amigão!

waleskaekawan.jpg
Waleska e Kawan Alcides – Foto: Bruno Falconieri       


Como tá a sua preparação faltando pouco para o desfile?

Estamos a mil por hora ensaiando todos os dias. Começamos em abril com a nossa preparadora mas agora demos uma intensificada.


Você é cria da Tom Maior. O que foi passar por lá e porque saiu? 

Lá foi maravilhoso pois passei anos na agremiação e aprendi muito. Saí porque queria crescer e assumir como porta bandeira oficial.

522949_304920106261612_2023038805_n.jpg
Waleska na Tom Maior

16729585_1257013494385597_3323445232483332942_n.jpg

Qual seu tipo de dança você usa na hora que baila com o mestre-sala, vocês são mais tradicionais ou adotam algo diferente no estilo ?

Eu e o Kawan somos bem tradicionais. As vezes somos mais ousados em quadras e apresentações e nos ensaios é claro. Mas no desfile somos bem clássicos mesmo. 

Você é bailarina de formação né? Como associar o balé ao bailado da porta-bandeira?

Sim,o balé me ajuda muito como porta-bandeira. Mesmo formada não deixo de fazer aulas. A leveza e a força do balé me lembra muito a dança de uma porta-bandeira onde temos que unir os dois. A dedicação e a disciplina também são bem parecidas porque tanto uma bailarina como uma porta-bandeira tem que ser muito dedicada e disciplinada pois cumprimos agendas enormes de ensaios e apresentações.

15356749_1189200274500253_1340832142842698561_n.jpg


Para finalizar… o que é o carnaval pra você?

Carnaval pra mim é minha vida ! Onde conquistei muitos amigos,onde eu passo o maior tempo onde eu nasci e me criei ! Graças a Deus foi no carnaval sou muito grata á todas as oportunidades que tive. 

Mensagem para o Blog

Gostaria de deixar um grande beijo a todos os sambistas agradecer pela oportunidade e parabenizar e agradecer a você Léo pelo trabalho e carinho com o nosso carnaval. Desejo um carnaval maravilhoso para você e a todos que acompanham o seu Blog que eu curto, leio e acompanho ! Quero deixar meu carinho pela minha comunidade do Zaca e a todos os sambistas que torcem pelo meu trabalho, mil beijos a todos ! Um carnaval iluminado a todos e nunca desistam de seus sonhos . 💖

1509102_795915803828704_2674334577507190426_n.jpg

A Acadêmicos do Tucuruvi é a penúltima escola a desfilar na sexta de carnaval e vem com o enredo “Eu sou a arte: Meu palco é a rua” do carnavalesco Wagner Santos. A escola é presidida por Hussein Abdo ElSelam  mais conhecido como “Seu Jamil” e tem como rainha de bateria a apresentadora da Rede TV! Daniela Albuquerque.

O BLOG DESEJA SORTE E TORCE MUITO POR WALESKA E PELA ESCOLA

TEXTO E ENTREVISTA DE LEONARDO OLIVEIRA

Foto de capa da matéria de Felipe Araújo do site Marquês da Folia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.