Início BLOG DO LEO Ocupação na Universidade que eu estudo

Ocupação na Universidade que eu estudo

0

Renan Portela

Você pode ser contra a PEC, defender a Dilma e gritar FORA TEMER, ser comunista, ser contra a reforma do ensino médio e o que mais for, que eu SEMPRE vou defender o seu direito se manifestar pelo que acredita! Mesmo coisas que não defendo, porque a sua liberdade tem valor pra mim!

Mas você não tem o DIREITO, nem legal e nem moral, de impedir o meu acesso e o meu ir e vir no prédio PÚBLICO que eu estudo, nem o meu e nem o de ninguém! Você também não tem o direito de prejudicar alunos que querem ter aula e encerrar o seu período letivo em paz! Vocês não são superiores a alunos que não estão interessados nas suas pautas politicas, ou que simplesmente não querem se envolver e querem apenas estudar e se formar. 

Democracia sem liberdade não existe, e a sua liberdade não pode afetar a liberdade do outro! Vocês não possuem legitimidade para deliberar sobre os direitos e as liberdades das pessoas, muito menos quando faltam com o respeito. Vocês se deram um poder que vocês não possuem! Vocês cagaram para uma aluna que pediu para abaixar o som porque estava em prova, intimidaram meninas a assinar seus nomes para que possem autorizadas a entrar no prédio onde teriam aula. Na boa, quem são vocês para autorizar alguma coisa? Vocês são tão donos da UFF quanto qualquer outra pessoa!

Vocês se comportam como autoridades detentoras de uma verdade absoluta, os reis do pedaço! Vocês tem ideia de quantas pessoas conheço na universidade que já me falaram que sentem MEDO de se opor as ideias de vocês? Pessoas que sentem receio porque vocês são radicais demais, intimidam pessoas que falam ao contrário e não sabem dialogar? Vocês possuem a coragem de chamar de fascistas quem discorda com os modos que estão agindo, mas são um movimento que causa MEDO nas pessoas. Até nas próprias assembleias a postura de vocês é completamente hostil com quem tenta se posicionar de maneira diferente! Sou obrigado a ler garotas da minha sala no grupo da turma comentando que não sabem se vão para a UFF porque estão com medo. Que porra é essa?

Sou obrigado a ver alunos e professores batendo a cabeça e tendo que organizar uma agenda já apertada de fim de período só porque vocês querem!

A assembléia de vocês é soberana só quando vocês querem, mesmo que vá contra a lei. Vocês falam em democracia mas quando a democracia discorda de vocês “essa democracia que está ai é falha e não existe mais”! Posso respeitá-los como pessoas, mas me recuso a respeitar e abaixar a cabeça para qualquer tipo de tirania!

Ontem na assembléia a grande maioria dos alunos votou favorável a criação de um mecanismo online para que alunos que não pudessem comparecer nas assembleias pudessem votar em pautas que afetavam todo corpo de alunos do polo, como paralisações, fechamento do prédio e afins. Considerando o fato de alunos que trabalham, que possuem compromissos familiares, ou qualquer outra coisa que os impeçam de estar presentes também serem afetados por essas decisões. 

Como vocês perderam, a assembléia de vocês deixou de ser soberana, porque o estatuto da PQP dizia que isso não era permitido. Sabe a legalidade das coisas, ela é seletiva para vocês, e se a decisão dos alunos foi contra vocês é “tentativa de golpe” né? Faz-me rir! Vocês ficaram bastante tempo discutindo como reverter a decisão que foi tomada pelos alunos presentes na própria assembléia de vocês? Eu tinha certeza que isso ia acontecer, que vocês se comportariam como vitimas injustiçadas de uma espécie de ataque para não respeitar a maioria que tomou uma decisão que os afetaria!

Qual é o medo que vocês tem da maioria? Qual é o medo que vocês possuem da maioria que será afetada pelas decisões que vocês querem tomar? Ou existe um tipo de hierarquia que vocês instituíram em que a voz de vocês é mais importante? Vocês deveriam ser os primeiros a querer ouvir todos os alunos se falam em democracia! Acham mesmo que entulhar cadeiras e mesas no prédio e na rampa para impedir e atrapalhar o ir e vir das pessoas, e não demonstrando respeito algum pelo pouco patrimônio da universidade, seria uma jogada genial para agregar pessoas? Sério, ouvi que era para “incomodar” porque assim as pessoas seriam forçadas a pensar, serio mesmo? Incomodar e atrapalhar pessoas é a forma de acolher e respeitar essas pessoas porque vocês acham que elas deveriam pensar como vocês? Parecem religiosos radicais, pura e simplesmente isso!

Tenho pessoas que adoro (mesmo que agora me detestem), com quem tive aula e sempre converso, onde sempre tivemos uma relação de mútuo respeito mesmo nas discordâncias, e que agora ou está na ocupação ou apoiando os meios presentes. Juro que não entra na minha cabeça como essas pessoas estão apoiando e considerando o que está acontecendo correto! 

Um bando de gente que fala sobre autoridade e opressão, se comportando da mesma maneira, um tipico “o sonho do oprimido é virar opressor”! Um bando de gente que fala sobre educação libertadora impedindo a liberdade do outro a educação! Um bando de gente que diz lutar em defesa do trabalhador, mas só o trabalhador que concorda com eles (porque eles sabem o que quer o trabalhador), e sem dar voz justamente para os alunos que ainda precisam trabalhar e nem sempre podem estar presentes para votar em decisões que os afetam! O pior é que se entregam tanto dentro do seu grupo e da sua ideologia que adquirem um orgulho que os impossibilita de enxergar além disso, e depois são os outros é que são alienados!

Quem me conhece sabe que mesmo não considerando correta a ocupação, eu não me opus a ela! Meu posicionamento inicial foi que eu estaria cagando para ela desde que não atrapalhasse as aulas e os direitos e liberdades das pessoas. Ainda fui ingênuo o bastante em cogitar doar uns alimentos para mostrar que mesmo os opostos podem possuir uma relação de respeito e cooperação, como eu sou idiota! Mantive esse posicionamento de não me importar até quando vi que as salas ocupadas durante a noite não eram liberadas durante o dia para as aulas que ocorreriam nelas. 

Mantive esse posicionamento até quando vi que alguns professores favoráveis a ocupação substituíam as aulas institucionais por aulas abertas e alguns colegas iam embora frustrados! Mas não sei se por desespero de vocês ou por pura noção falha de poder, o limite se esgotou na forma com que vocês estão desrespeitando a universidade e seus alunos, e esse aluno poderia ser apenas UM, mas deveria ser respeitado! Como aluno com voz digo que a ocupação de vocês NÃO ME REPRESENTA, mesmo sabendo que pra vocês tanto faz o que me representa!

Isso sem falar na greve no fim do período que a ADUFF luta para conseguir aprovar com os professores de maneira irresponsável e sem cogitar o quanto isso vai foder mais com todo mundo! Vocês acham que com esse tipo de coisa vocês estão lutando e terão sucesso? A cada ação de vocês mais oposição vocês criam, mais repulsa vocês criam, e mais prejudicam a causa que buscam alcançar!

Por mim podem ocupar, dormir na UFF, comer na UFF, e olha que eu até entendo e acho bonito o quanto isso está sendo útil para alguns alunos que passam por dificuldades. Podem realizar atividades culturais, debates, aulas abertas, ir pra rua se manifestar, eu não me importo, mas vocês não podem legislar sobre a liberdade e os direitos dos alunos, tomar conta do prédio como se fossem os únicos donos legítimos, e não se importarem com as outras pessoas! Se vocês acham que não vão conseguir nada sem agir como estão agindo, a novidade é que não vão conseguir nada de forma alguma então!

Eu não quero correr o risco de ser ingênuo outra vez e achar que esse post vai ter alguma utilidade para que o leitor que está na ocupação possa refletir de alguma maneira, mas deixo claro aqui o que penso e que sei que reflete a visão de muitos outros alunos! E também deixo claro que não tenho medo de ameaças, gritos, exposição, xingamentos ou cara feia, e que isso só demonstra pra mim total fraqueza e desespero!

Por fim, vocês podem até conseguir passar pautas nas suas assembleias seletivas e enviesadas, podem conseguir que professores respeitem as paralisações que vocês decidirem e não deem aula, podem até realizar o sonho de fechar o prédio e cagar para a liberdade das pessoas, mas mesmo com isso tudo eu tenho a certeza que dessa forma vocês já perderam, e perderam de uma forma que sequer se dão ao luxo de buscar enxergar!

Passar bem!

O texto não representa necessariamente a opinião do Blog sendo de inteira responsabilidade do autor

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile