Início BLOG DO LEO Propostas para cobrar de Marcelo Crivella

Propostas para cobrar de Marcelo Crivella

0

Marcelo Crivella é o novo Prefeito do Rio de Janeiro. Eleito com 59% dos votos, ele venceu Marcelo Freixo do PSOL numa disputa quente marcada por acusações entre as duas partes. 

E aqui no BLOG elencamos 41 propostas dele para todas as áreas e que a população deve cobrar nos próximos quatro anos. 

SAÚDE

1- Aumentar os recursos destinados ao setor: R$ 250 milhões a mais por ano.

2- Criar o Programa Clínica de Especialistas, voltado para o atendimento de especialidades médicas (otorrinolaringologia, oftalmologia, dermatologia, ortopedia, entre outras) e que contará com equipamentos para exames mais sofisticados (ultrassom e tomografia): a promessa é de 20 unidades implantadas até o final de 2020 e que o atendimento às pessoas poderá ser feito conforme a urgência do caso ou ordem de chegada, com total transparência e sem necessidade do uso do Sistema de Regulação de Vagas (SISREG).

3- Implantar CERs (Coordenações de Emergência Regional) ao lado dos hospitais Rocha Faria, Salgado Filho e Albert Schweitzer até o final de 2017.

4- Assumir até o final de 2018 a gestão das 16 UPAs estaduais localizadas no município do Rio de Janeiro e que hoje se encontram abandonadas.

5- Implantar no primeiro ano de governo um mutirão de saúde para zerar as filas de cirurgia onde o paciente corre risco de vida e aumentar em 20% o número de leitos nos hospitais municipais até o final de 2018, visando à redução do tempo de espera das demais cirurgias.

6- Estabelecer um novo plano de cargos e salários baseado na meritocracia para todos os servidores da saúde do município até o final de 2017, garantindo melhores salários para aqueles servidores que cumprirem suas metas de produtividade e de qualidade no atendimento. Para isso, também será estabelecido um sistema de avaliação do atendimento médico feito diretamente pelo cidadão.

7- Manter o apoio das Organizações Sociais (OSs) à Saúde Pública Municipal, mas, já no primeiro ano de governo, fazer uma ampla auditoria referente aos critérios de seleção e aos gastos de cada uma delas, garantindo o estabelecimento e a cobrança rigorosa de metas de produtividade e de qualidade para os serviços prestados assim como um sistema de fiscalização minuciosa dos gastos das mesmas.

8- Fazer o programa Cegonha Carioca voltar a funcionar satisfatoriamente até o final de 2017, garantindo que toda mulher grávida saiba em qual maternidade será seu parto com pelo menos cinco meses de antecedência.

9- Criar uma maternidade ao lado do Hospital Pediátrico Nossa Senhora do Loreto na Ilha do Governador até o final de 2018.

EDUCAÇÃO


10- Criar 20 mil novas vagas em creches e 40 mil novas vagas em pré-escolas até 2020 através de uma PPP onde o parceiro privado fique responsável pela construção e manutenção administrativa das novas unidades de ensino infantil (EDIs), e a Prefeitura pela parte pedagógica e pela merenda escolar, segundo as exigências do Ministério da Educação para repasse das verbas da merenda. Trata-se de modelo similar ao implantado em Belo Horizonte.

11- Colocar para funcionar de verdade as Escolas do Amanhã construídas pela atual administração e estabelecer a meta de ter pelo menos 50% dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (antigo primário) estudando em horário integral até 2020.

12 – Criar no primeiro ano de governo, em parceria com universidades e organizações do terceiro setor, um novo programa de qualificação e avaliação de todos os professores municipais, com foco na progressão de sua formação e cursos de pós-graduação.

13- Aumentar em 20% o orçamento destinado ao custeio das unidades de ensino até 2020 para manter a segurança nas escolas e a manutenção de suas instalações.

14- Contratar em 2017 todos os Agentes de Apoio à Educação Especial aprovados no concurso realizado em 2014 para auxiliarem os professores em salas de aula onde haja inclusão de crianças com necessidades especiais. E garantir a dedicação exclusiva de um assistente social para cada três unidades escolares, visando ao atendimento e proteção às crianças em situação de risco familiar.

15- Estabelecer parcerias com organizações culturais, esportivas e profissionalizantes do terceiro setor para complementar a carga horária dos anos finais do Ensino Fundamental II (antigo ginásio) com atividades culturais, esportivas ou oficinas de formação profissional. O objetivo é acabar com os atuais níveis de evasão escolar.

16- Criar em 2017 um programa de incentivo para os pais se envolverem mais nas atividades escolares de seus filhos (reuniões com professores e diretores de escola), a partir da ampliação do programa Vale Cultura.

TRANSPORTE

17- Concluir as obras do BRT TransBrasil e garantir sua operação efetiva até o final de 2017. Elaborar também um estudo para levar o BRT Transcarioca para o centro da Ilha do Governador até o final de 2020.

18- Exigir das concessionárias que operam o sistema de BRT na cidade um aumento de 20% da frota até o final de 2018 para reduzir a superlotação e o desconforto dos passageiros durante as viagens. Além disso, aumentar a fiscalização e aplicar multas mais rigorosas para garantir o pleno funcionamento do ar-condicionado de toda frota utilizada no sistema.

19- Interromper imediatamente a progressão do processo de “racionalização das linhas de ônibus” e promover um amplo diálogo com a população no próximo ano para revisá-lo e reduzir o número de transbordos no sistema, evitando assim, prejuízos aos passageiros que utilizam o Bilhete Único Carioca.

20- Ampliar para 3 horas o prazo de utilização do Bilhete Único Carioca (hoje, esse prazo é de duas horas e meia) e estender seu uso para o Metrô Rio até o final de 2018.

21- Fazer uma licitação, ao final de 2017, para recuperar a operação de vans na Zona Oeste da cidade, integrando-a aos modais de média e alta capacidade (ônibus, BRT, metrô e trem). Essa licitação determinará que um CPF possa operar apenas uma única van, evitando assim, a formação de cartéis.

22- Elaborar um projeto em parceria com o CREA-RJ para reforço da estrutura da ciclovia Tim Maia nos trechos da Avenida Niemeyer e do Elevado do Joá até o final de 2017, garantindo total segurança aos ciclistas.

23- Fazer uma PPP para a construção e operação de nove estacionamentos subterrâneos na cidade até o final de 2020: três na Zona Sul (Copacabana, Ipanema e Leblon), três na Zona Norte (Madureira, Méier e Tijuca) e três na Zona Oeste (Campo Grande, Bangu e Jacarepaguá), priorizando suas localizações próximas às estações de BRT, metrô e trem.

24- Reduzir o número de radares na cidade, já no primeiro ano de governo, mantendo apenas aqueles que, comprovadamente, justifiquem sua necessidade para reduzir o número de acidentes. Além disso, garantir ainda que todos os recursos obtidos com as multas sejam destinados exclusivamente à conservação das nossas vias e a programas educativos para motoristas e alunos da rede pública municipal.

25- Aportar recursos junto com o Governo do Estado para que a estação de metrô da Gávea esteja em operação até o final de 2017.

SEGURANÇA

26- Redirecionar imediatamente o foco da Guarda Municipal — que hoje se dedica majoritariamente à zeladoria de prédios municipais, à aplicação de multas e ao combate ao comércio ambulante — para as operações de policiamento comunitário e vigilância ostensiva da cidade, garantindo a presença de pelo menos 80% do seu efetivo nessas operações até o final de 2018, especialmente nas áreas com índices elevados de roubo à pedestres e furto de veículos. Além disso, fazer a Guarda atuar sempre de forma integrada com as forças de segurança do estado.

27- Ampliar em pelo menos 20% o número de câmeras de vigilância do município até 2020, com priorização segundo os indicadores de violência verificados, e aumentar a presença da Guarda Municipal no Centro de Operações Rio (COR) para que o mesmo fique mais voltado à questão da vigilância da cidade e passe a contar com mecanismos mais eficazes para identificação de ocorrências e coordenação de ações reativas.

28- Recuperar até o final de 2018 o programa original das 10 unidades de ordem pública (UOPs) existentes, com o reestabelecimento de procedimentos operacionais padrão (POPs), o patrulhamento permanente das áreas de atuação e o estabelecimento de uma equipe de choque para cada UOP.

29- Ampliar o programa das unidades de ordem pública (UOPs) para as Zona Norte e Zona Oeste da cidade, após a recuperação de todas as UOPs existentes, incorporando 10 novas unidades até 2020: Madureira, Irajá, Penha, Ilha do Governador, Bangu, Realengo, Jacarepaguá, Campo Grande, Santa Cruz e Pavuna.

30- Garantir até o final de 2017 a presença de pelo menos um guarda municipal nas unidades de ensino do município durante o horário de funcionamento das mesmas – iniciando pelas áreas mais violentas da cidade.

31- Desenvolver uma parceria público-privada (PPP) para ampliação, modernização e melhoria da iluminação pública da cidade com previsão de conclusão dos investimentos até o final de 2019 — o cronograma desses investimentos será determinado segundo os indicadores de violência registrados em cada AISP (Área Integrada de Segurança Pública).

ECONOMIA

32- Criar o programa Oficina para o Emprego (OPE), em parceria com o sistema S e intercâmbios internacionais, visando preparar jovens de baixa renda para as novas exigências do mercado de trabalho, principalmente de alguns setores de serviços: turismo, saúde, entretenimento e produção cultural, tecnologia da informação, logística e serviços para a indústria de petróleo e gás. A meta é implantar 20 OPEs (centros de ensino profissionalizante e capacitação) em toda a cidade até o final de 2019, totalizando 40 mil vagas com direito à bolsa auxílio e estágio de seis meses.

33-Criar o programa Zona Franca Social, com incentivos fiscais para propiciar o surgimento de pequenas empresas em áreas com UPPs.

CULTURA E LAZER

34- Reestruturar e ampliar o programa Vale Cultura e garantir por lei que, pelo menos, 1% do orçamento municipal seja destinado à promoção da cultura na cidade já no primeiro ano de governo.

35- Manter o apoio da prefeitura aos desfiles das Escolas de Samba e democratizar o patrocínio aos blocos de rua, dando mais autonomia para captação de recursos por parte dos mesmos e estabelecendo parcerias com as associações de blocos para que os desfiles transcorram com a segurança e a infraestrutura necessárias (banheiros químicos, presença da Guarda Municipal, da Comlurb e de operadores de trânsito).

36- Criar, até o final de 2019, um parque entre Bangu e Campo Grande com área, atrações e características iguais às do Parque de Madureira.

37- Fazer um calendário permanente de eventos para que a cidade não fique com uma quantidade grande de quartos de hotéis ociosa.

MEIO AMBIENTE

38- Garantir a despoluição das lagoas e dos canais da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá em até oito anos, a partir da concessão dos serviços de água e esgoto na AP-4 (Barra e Jacarepaguá), no mesmo modelo utilizado na AP-5 (Zona Oeste).

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

39- Reduzir o número de secretarias e órgãos ligados diretamente ao Prefeito de 29 para, no máximo, 15, garantindo uma economia significativa do gasto com a máquina administrativa e dando mais agilidade aos processos decisórios dentro da Prefeitura.

40- Valorizar o servidor público municipal, interrompendo o processo de descapitalização dos seus fundos de previdência e ampliando, aprimorando e aprofundando o programa Acordo de Resultados para premiar com salários adicionais ao final de cada ano (além do 13º salário) os 1.000 servidores que melhor atingirem suas metas de desempenho — desde que as metas de seus respectivos órgãos ou secretarias também tenham sido atingidas.

DIREITOS HUMANOS

41- Ampliar e dar dignidade à rede estrutural de acolhimento de pessoas em situação de rua através de parcerias com instituições filantrópicas, visando aumentar em 4.000 o número de vagas em centros de acolhimento, recuperação ou reabilitação até 2019.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile