Início BLOG DO LEO Borges, Montagner e a Imprensa Marrom

Borges, Montagner e a Imprensa Marrom

0

Leonardo Oliveira
Essa semana eu estava debatendo com um moço no Facebook. Ele publica matérias sensacionalistas e mentirosas num site de fundo de quintal e tenho ele na minha rede.

Discutimos porque eu achei um absurdo ele postar como matéria a seguinte manchete: Fotos do resgate de Domingos Montagner caem na rede e chocam o Brasil. Eu coloquei que esse é de mal gosto escrever isso, mesmo que ao abrir a notícia, não se leia nada demais. 

Imagina se realmente tivesse ali fotos do resgate do corpo de Montagner. É preciso isso? A intenção dada ao autor da matéria é essa. É absurdo tendo ou não foto de corpo. É falta de respeito. 

Esse mesmo cidadão fez a mesma coisa na morte de Cristiano Araújo, por exemplo.

Não quero ensinar ninguém a fazer jornalismo, quem sou eu? Mas é preciso bom senso, é preciso parar de apelar pra mentira, pro baixo calão em busca de clique, de audiência. 

 O problema é que esse tipo de coisa é apenas pra atrair clique. Atrair audiência fácil em cima da desgraça alheia, usar o sensacionalismo tosco em cima de fatos pra ganhar alguns centavos de Google AdSense.

Foi o que vemos agora com a história do ator Alexandre Borges, que teve um vídeo onde está com dois travestis e supostamente, eu disse bem SUPOSTAMENTE usando cocaína viralizou na rede após ser publicado por Léo Dias e Fabíola Reipert. Fabíola considerada a principal jornalista da Imprensa Marrom. 

Aí chegamos num ponto. O que é notícia ou não é? Qual a relevância de se publicar um tipo de notícia dessa? 

Sério que a mídia precisava expor isso? E daí? Alexandre Borges sai com quem ele quiser. E sabe o que mais? Ninguém tem nada a ver com isso. 

Se era Cocaína… É outra história…

Até quando “Fotos do resgate do corpo de Domingos Montagner. Imagens chocantes.”Ou então” Alexandre Borges flagrado com travesti” serão “notícias”? 

Engraçado é que travestis são agredidos, espancados e quase não se tem notícia disso. 

Não há propósito algum em viver de publicar mentiras, fofocas, coisas que viralizam simplesmente por serem bombas ou coisas que chocam o  país. Não é e nem foi a primeira vez. Nem será a última. 

Além de maldoso, é antiético. A mídia marrom produz bombas, inventa acusados, culpados, cria até frases que não foram ditas. É preciso tomar cuidado com esse tipo de coisa. 

Eu tento tomar esse tipo de cuidado todo dia. Não que a vida dos famosos não possa ser notícia mas é preciso antes de tudo se basear em fatos reais e não supor nada, pior que isso.. é supor de forma maldosa com o intuito de atingir dois objetivos: ofender uma pessoa e cliques. Audiência fácil. Essa é a Imprensa marrom. A que inventa, difama e desrespeita. 

Um dos motivos do Jornalismo estar em crise é esse. Não adianta nada você ter clique fácil se você não gera valor, não produz conteúdo relevante. Pode até ter audiência mas não terá respeito. 

Vamos repensar os valores!!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile