Acabou a Rádio Cidade e estão acabando com a Super Rádio Tupi 

2

Red Hot Chili Peppers – Under The bridge foi a última música a tocar inteira na fase final da Rádio Cidade RJ 102,9. Logo em seguida começou a tocar uma música nova da Pitty que simplesmente foi interrompida de forma abrupta entrando um pagode no lugar.
 Acabou a Rádio Cidade 102,9. Se não foi a preferida dos rockeiros que ainda são órfãos no Rio das saudosas Kiss FM e principalmente da Fluminense FM 94,5 a Cidade ainda mantinha um pouco do chamado rock hit parade no ar, ainda fazia o rock resistir dentro do dial carioca. Hoje em dia é muito difícil qualquer empresa de comunicação sobreviver sem patrocínio e faturamento e a Cidade que tinha uma boa audiência sofria uma queda de faturamento o que afetava seu desempenho. 

A Cidade deixa um vazio no dial carioca, já que a Mania ainda continua em 90,9 e compete ainda com a líder no segmento FM O DIA 100,5. 

Claro e evidente que a internet faz parte dessa mudança, dessa migração de público que hoje prefere ouvir o seu som no Spotfy ou pelo YouTube do que pelo rádio, a MTV foi vítima disso também. A migração de público acabou sendo um mal pra ela que não soube usar a ferramenta pra sobreviver ainda na gestão do Grupo Abril. A Cidade acabou vítima disso também. 

A transição aconteceu exatamente a meia noite, sem despedidas. Foi como a vida, chega ao fim muitas vezes sem um adeus. 

Em contrapartida, uma das ainda líderes no dial carioca, a líder absoluta no segmento dela, a tradicional SUPER RÁDIO TUPI também naufraga na crise. Desde 2014, entrou numa crise profunda e mesmo em 2015 com contratações caras, como a de José Carlos Araújo continuou um processo de enxugamento. 

A Super Rádio Tupi pertence aos Diários Associados, empresa fundada por Assis Chateaubriand, o homem que trouxe a televisão para o Brasil. O grupo também passa por uma crise o que culminou na venda de emissoras de rádio e TV em Minas, o fechamento do tradicional Jornal do Commercio no Rio

 No fim de 2015, a Rádio Nativa FM uma das líderes no segmento popular fechou mesmo tendo boa audiência e bom faturamento. A crise se agravara. 

Agora em Julho um golpe duro. A demissão de bons profissionais da técnica da emissora, do comentarista Eugênio Leal, do narrador Jota Santiago e do veterano repórter Sérgio Américo entre outros. 

 A Rádio Globo mesmo em situação melhor, também se desfez de bons profissionais como o grande repórter Cláudio Perrout. 

É uma situação que eu mesmo não consigo entender bem, a crise que atravessa o rádio carioca. A Tupi sempre transitou bem com o governo carioca, vide o apoio de alguns radialistas a políticos do PMDB, tem bons patrocinadores como o Supermercados Guanabara. O que explica essa crise?  Muitas perguntas, respostas que não podemos afirmar com certeza. 

O que sabemos com certeza é que a Super Rádio Tupi está morrendo aos poucos, assim como a Cidade morreu, e que é muito ruim pro Rádio e pra comunicação fluminense e brasileira. 

2 COMENTÁRIOS

  1. A saída deles da Rádio Tupi representa uma grande perda para o rádio carioca que anda tão em crise. Espero que a TUPI assim como as outras se recuperem e logo. O rádio é fundamental na nossa vida e para a imprensa. Não pode acabar

  2. Meu amigo Leonardo Oliveira, semana passada eu visitei o site Rádio de Verdade e fiquei chocado, eu acompanhava a Rádio Tupi desde 1997 ou seja com meus 6 anos de idade e fiquei muito triste com a saída de grandes profissionais dessa rádio sensacional, fiquei triste com as saídas do ótimo locutor esportivo Jota Santiago, o excelente repórter do Flamengo, o experiente Sérgio Américo, o excelente comentarista e ótimo coordenador de Carnaval, Eugênio Leal, a bela e simpática repórter tricolor Carla Matera, do repórter vascaíno Bruno Lima e até mesmo o veterano apresentador Coelho Lima da cinquentenária Patrulha da Cidade e algumas perdas como Gloria Britho, Paula Ranieri, Luiz Fernando Lukas do Pedro Augusto, Jimi Raw do Baú da Tupi, os plantonistas Renato Affonso e Divaldo Silva e etc.

    Hoje vejo que a Super Rádio Tupi está seguindo o mesmo caminho da Rádio Cidade que é o fim, o que seria uma grande perda, uma rádio que era um grande exemplo e hoje tem muita política, por mais que eu goste do Pedro Augusto, ele tem ligações com o PMDB e se não me engano no Super Debate Tupi do programa Haroldo de Andrade um dos debatores estão o Wágner Victer ex-presidente da CEDAE e hoje secretário de educação do Rio de Janeiro e o Marco Antônio Cabral que é deputado do PMDB e filho daquele safado e grande 171 que é o seu pai o ex-governador Sérgio Cabral que ferrou essa cidade.

    É triste! Sempre gostei dessa rádio, mas temo por ela! Espero que essa crise passe, pois a Super Rádio Tupi tem história, foi a primeira rádio que no século passado anunciou o fim da Segunda Guerra Mundial, grandes rádio-atores e atrizes passaram como Paulo Porto, Heloísa Helena (dubladora da Malévola de A Bela Adormecida), Cordélia Santos que nos deixou esse ano e até o dublador Mauro Ramos (O Pumba de O Rei Leão e Timão e Pumba). Agora torço para que essa grande rádio saia dessa situação, pois é muito triste! Grandes perdas e digo mais, ela só acaba se saírem Washington Rodrigues o Apolinho, Fernando Sérgio e Luiz Ribeiro. Se um desses três for embora ai o último que sair apague a luz.

    Força Rádio Tupi! Só isso meu amigo, é praticamente um desabafo pra quem realmente era um ouvinte assíduo dessa rádio que está agora na UTI, temo por mais demissões, pois adoro o rádio e eles são bem melhores do que a TV, pois acho que os Diários Associados estão falidos e o até o presidente Alfredo Raymundo se aposentou graças a essa maldita palavra de cinco letras. Triste pela Rádio Cidade, mais triste ainda com o que passa a sensacional Super Rádio Tupi.

    Grande abraço Leonardo Oliveira, ótimo texto! Isso prova que você tem tudo para ser um ótimo jornalista e também um excelente blogueiro. Jornalismo jovem e inteligente é contigo! Desculpe ao meu imenso comentário, mas eu precisava desabafar, quantas pessoas estão desesperadas com o desemprego, inclusive eu pois sei o que é estar desempregado. Mais é isso! Parabéns mesmo. Sucesso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.