“Pássaro que voa – histórias de vidas migrantes” em cartaz no circuito Sesc

0
“Pássaro que voa - histórias de vidas migrantes" em cartaz no circuito Sesc
Foto: divulgação

ESPETÁCULO RETORNA ÀS UNIDADES SESC DE DUQUE DE CAXIAS E NITERÓI, NOS DIAS 02 E 05 DE SETEMBRO, RESPECTIVAMENTE

Após um circuito por diversas unidades do SESC, o espetáculo internacional “Pássaro que Voa – Histórias de Vidas Migrantes” retorna aos palcos, desta vez nos SESCs Duque de Caxias e Niterói, nos dias 02 e 15 de setembro, respectivamente. Dirigida por Michelle Raja Gebara e produzida pela Raja Gebara Pictures e Cia. Mulheres Del Mundo, a peça é apresentada no formato híbrido com 06 (seis) artistas de 06 (seis) países, com atuações on-line do Chile, Panamá e França e, presenciais, do Brasil, Síria e Argentina. O projeto foi contemplado pelo edital SESC Pulsar 2022/2023.

“Pássaro que voa - histórias de vidas migrantes" em cartaz no circuito Sesc
Foto: divulgação

“Pássaro que Voa – Histórias de Vidas Migrantes”, dirigido por Michelle Raja Gebara, é baseado no livro homônimo do escritor argentino Claudio Hochman e reúne pequenas histórias fictícias e outras inspiradas em relatos verídicos, sempre com a temática da imigração. “Meu pai era imigrante sírio. Na história, há uma personagem árabe chamada Aisha, que atravessa a fronteira com o tio, deixando a família para trás, assim como ele fez”, diz Michelle Raja Gebara, que também atua, além de dirigir o espetáculo. Além dela, o elenco presencial também conta com o ator/cantor argentino de tango Claudio Rosas e a atriz judia Maíra Kestenberg. As participações virtuais ficam a cargo do ator franco-brasileiro Thiago Menezes e das atrizes Mayra Padilha e Rosa García, indígenas da Bolívia e do Panamá, respectivamente. Na obra, também há uma personagem mexicana, Guadalupe, que atravessa a fronteira com um bebê nos braços, uma realidade dos imigrantes. Essa personagem é interpretada pela indígena boliviana Mayra Padilla, no formato virtual. A cantora e atriz ainda abrilhanta sua interpretação com uma canção de sua autoria. Vale ressaltar que o espetáculo mescla literatura, teatro, música, audiovisual e artes visuais. Temos cenas que possuem audiovisual, teatro, música e literatura ao mesmo tempo, como na da personagem portuguesa Célia, interpretada pela atriz Maíra Kestenberg.

“Pássaro que voa - histórias de vidas migrantes" em cartaz no circuito Sesc
Foto: divulgação

Se considerarmos que as artes de representação são uma árvore, então um dos seus ramos simboliza os atores, outro os bailarinos, outro os cantores, outro os circenses, outro os narradores de histórias, outro os artistas plásticos… E há um, muito pequenino, quase invisível, que é o dos contadores de sonhos, diz o autor Claudio Hochman.

“Estrangeiros costumam falar que os brasileiros são calorosos. De fato, o Brasil acolhe pessoas de outras nacionalidades mas, ao mesmo tempo, ainda existe preconceito quando vemos uma mulher de “hijab” (véu) na rua, por exemplo. Minha ideia é levar essas histórias para o palco e mostrar outras culturas, para que as pessoas possam conhecer um pouco mais sobre a realidade dos imigrantes e passem a olhá-los sem preconceitos e julgamentos”, completa a diretora Michelle Raja Gebara.

A diretora teve contato com o livro “Pássaro que Voa – Histórias de Vidas Migrantes”, durante a produção de “Mulheres Nascidas de Um Nome”, espetáculo online que também foi inspirado em um livro de Claudio Hochman e reunia 34 atrizes de 12 países. A partir daí, surgiu a ideia de explorar novamente o intercâmbio de atores de nacionalidades diferentes, desta vez em formato híbrido e com o tema da imigração.

          O espetáculo foi contemplado pelo Edital SESC Pulsar e, já passou pelos SESC Quitandinha, Três Rios, Madureira, Tijuca, Nova Iguaçu e Barra Mansa em 2023. Agora, em setembro, foi convidado para apresentar no SESC Duque de Caxias e no SESC Niterói.

Sinopse:

PÁSSARO QUE VOA – Histórias de Vidas Migrantes é um espetáculo internacional, com direção de Michelle Raja Gebara e baseado no livro homônimo do argentino Claudio Hochman. Artistas de 06 países (Síria, Panamá, Bolívia, França, Argentina e Brasil), imigrantes e descendentes de imigrantes, relatam histórias fictícias misturadas com realidade de pessoas que deixaram o seu país por opção, por alguma necessidade ou simplesmente pelo fato de desejarem “voar”. Os imigrantes sonham que voam, é uma maneira de regressarem à sua terra natal sempre que quiserem. 

Ficha Técnica:

Idealização/Direção: Michelle Raja Gebara (Brasil/Síria)

Texto: Claudio Hochman (Argentina/Portugal)
Adaptação do texto: Michelle Raja Gebara

Elenco Presencial: Claudio Rosas (Argentina/Brasil), Maíra Kestenberg (Brasil/Polônia) e Michelle Raja Gebara

Elenco on-line: Mayra Padilla (Bolívia/Chile), Rosa García (Panamá) e Thiago Menezes (França)
Direção de Produção: Raja Gebara Pictures
Produção Executiva: Roberta Chaves Interpretação Multimídia
Assistente de direção: Roberta Chaves

Cenógrafa/figurinista: Lorena Sender (Espanha/Brasil)
Cenógrafo/figurinista assistente: Edu Nefelibata

Iluminador/operador de luz: Carlos Lafert (Argentina/Brasil)

Preparação Corporal: Maristela Trindade

Preparação Vocal: Monica Karl

Operador de projetor: Edmar

Trilha Sonora: Pedro Rebello

Designer: Ana Carla Pereira

Editor: Rafael Jardim

Assessoria de Imprensa/Social Media: AC Comunicação
Produção: Cia Mulheres Del Mundo e Raja Gebara Pictures
Realização: SESC

Serviço:

SESC DUQUE DE CAXIAS (AUDITÓRIO)

Data: 2 de setembro, às 15h

Endereço: Rua Gen. Argolo 47 – Duque de Caxias

SESC NITERÓI (TEATRO)

Data: 15 de setembro, às 19h

Endereço: Rua Pe. Anchieta 56 – Niterói 

Entrada Gratuita 

Classificação etária: 12

Artigo anteriorSérgio Marone apresenta Tukano, seu novo empreendimento com causa e propósito
Próximo artigo“Festa Geração 80” com Biquíni Cavadão e Uns & Outros no Bangú Shopping
João Costa
João Costa é jornalista, assessor de imprensa e comunicação, RP, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio ABIME Comunicação– 2024 pela Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Influencer e Digital, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão em Brasília - Brasil, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-presidente da República Federativa do Brasil. Costa possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.