segunda-feira, maio 13, 2024

Como um anjo

Você foi como um anjo! Nas redondezas do...

Grupo Mexicano Presidente reúne imprensa em São Paulo 

Álvaro Rey, Diretor Regional do Grupo Presidente,...

Defensora pública cita a importância de colégio na sua vida

COLUNA RIO +GeralDefensora pública cita a importância de colégio na sua vida

Do Rio de Janeiro, onde nasceu, até Governador Valadares, em Minas Gerais, a vida de Larissa Jadjiski tem sido de realizações de sonhos. O maior deles está sendo vivido na cidade mineira, onde há um ano ela trabalha como defensora pública.

Para realizar o sonho de ser defensora, Larissa passou por duas entidades de ensino que a marcaram. A começar pelo CEL Intercultural School, onde cursou os três anos do Ensino Médio, de 2009 a 2011. De lá, vieram a aprovação e a formatura em Direito na UFF:

  • Ter estudado no CEL foi um divisor de águas na minha vida. Antes do CEL, estudei em escola particular do meu bairro, mas não dá para comparar o nível de aprendizado. O CEL me deu a base que eu não tinha e foi decisivo para a minha aprovação na universidade pública – agradece a defensora.

A adaptação à nova cidade não foi das mais fáceis, mas, com o tempo, Larissa superou mais esse obstáculo:

  • No início, foi difícil. A profissão nos exige muita responsabilidade, empenho, em um lugar novo, com pessoas novas e longe da minha família. Mas, depois que passou a adaptação, posso dizer que no meu coração é só gratidão por viver todos os dias o meu maior sonho.

E tem como descrever a emoção de ser aprovada no concurso para a Defensoria?

  • Ler essa pergunta já me deixa com lágrimas nos olhos. Ser defensora é um sonho. Uma oportunidade de contribuir todos os dias pela vida das pessoas marginalizadas dessa sociedade tão desigual.

Larissa tem certeza de que não poupou esforços para chegar ao cargo que ocupa:

  • Foi fruto de muita dedicação, abdicação, renúncias. Dias de privação de sono, de lágrimas. Muito gasto financeiro, físico e emocional. Mas eu faria tudo de novo para colher os frutos desse sonho.

Ao mesmo tempo em que se sente realizada na profissão, a defensora de Governador Valadares demonstra gratidão pelos anos como aluna:

  • Eu diria que a educação é a única forma de vencer e mudar nossa vida. Sou grata pela oportunidade de ter estudado no CEL, pois foi, a partir do contato com os professores, alunos e materiais de qualidade, que descobri que era capaz de alcançar os meus sonhos. O CEL me deu os recursos e consegui passar em uma universidade pública e depois no concurso público.

Do colégio que tanto a marcou, Larissa destaca os três momentos mais marcantes:

  • Minha aprovação para Direito, na UFF, as tardes de estudo na monitoria e os aulões do vestibular.

Três passos fundamentais para a realização do sonho como defensora.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles