quinta-feira, maio 9, 2024

Consultoria ajuda quem quer visitar ou morar nos Estados Unidos

COLUNA RIO +GeralConsultoria ajuda quem quer visitar ou morar nos Estados Unidos

A empresa ‘USA For You’ oferece o que há de mais completo em consultoria
para quem pretende morar nos Estados Unidos ou mesmo viajar para
passear ou estudar.

A dicas oferecidas vão desde tarefas mais simples – como encontrar um bom
restaurante ou mercado, comprar ingressos para a Disney, alugar um carro
ou dicas sobre a legislação americana – até as tarefas mais complexas –
como abrir conta em bancos, comprar imóveis, tirar carteira de motorista e
até mesmo ajuda no planejamento financeiro de todos os gastos na estadia.
A ideia de criar a empresa surgiu quando a brasileira Fernanda Duque
Estrada, de 38 anos, percebeu que já prestava consultoria para os amigos,
com muito sucesso, sem cobrar nada.

“Eu sempre ajudei meus amigos e até a muitos desconhecidos atrvés de
grupos no Facebook que viajavam para os Estados Unidos, ou planejavam
uma viagem para o país, com dicas variadas, de graça. Eu amo fazer isso, de
ajudar as pessoas a realizarem o sonho delas é o que me move. Um dia uma
amiga que ajudei falou para mim que pagou caro para uma empresa de
consultoria que a atendeu mal, e ela disse que a minha ajuda foi muito
melhor e mais completa. Daí, então, surgiu a ideia de eu montar a empresa,
porque é algo que eu amo fazer, eu sinto que é uma missão de vida”, conta
Fernanda.

TURISMO

Para quem vai ao Estados Unidos fazer turismo, a USA For You auxilia no
preenchimento de toda a papelada do Visto.
“Não é fácil preencher os questionários para obter o Visto e ainda tem a
entrevista. É um processo um pouco burocrático, que demanda tempo, e
costuma deixar as pessoas ansiosas e até mesmo preocupadas. E nós damos
esse suporte, essa segurança, facilitando todo o processo”, explica
Fernanda.

SERVIÇOS PRESTADOS PELA ‘USA FOR YOU’

Para quem vai passeio ou estudo:
Roteiro: Organização de um roteiro de viagem, levando em conta o interesse, preferências, orçamento e tempo disponível
Seguro Viagem: Orientações importantes sobre as opções disponíveis, e ajuda na escolha que melhor atenda às necessidades do cliente;
Hospedagem: Recomendações de hotéis, pousadas e resorts com base no orçamento do cliente;
Aluguel de carro: Auxílio na escolha da locadora, no ato da reserva e informações úteis sobre a legislação de trânsito local;
Ingressos para shows e eventos: Orientações para compra dos bilhetes e dicas sobre atrações turísticas mais e menos populares;4
Indicação de restaurantes: Indicação de restaurantes de alta gastronomia e restaurantes locais que possam refletir a culinária local;
Dicas gerais: A consultoria também inclui dicas como clima, cultura, transportes e hábitos da cidade escolhida.

Para quem vai morar:
Para quem deseja morar nos Estados Unidos, a empresa também tem um pacote completo de apoio.
Planilha dos primeiros meses: Orientações sobre como se estabelecer, ajuda na escolha de um imóvel para comprar ou alugar, ajuda na assinatura do contrato, e dicas de orçamento e planejamento financeiro;
Compra de carro e retirada de carteira de motorista: Auxílio na compra de um carro e no processo de obtenção da carteira de motorista;
Contas em bancos, internet e serviços públicos: Ajuda na abertura de contas bancária e nos processos de aquisição de linhas telefônicas e de serviços públicos;
Lojas: Sugestão de lojas para compras de móveis, eletrodomésticos e demais objetos para o lar;
Crianças: Orientações sobre escolas, cursos e lazer;
Pets: Informações para cuidar bem do seu pet;
Dicas de trânsito: Informações importantes sobre regras de trânsito nos Estados Unidos;
Score de credito e cartões: Assistência na construção de histórico de crédito e como solicitar e gerenciar cartões nos Estados Unidos;
Saúde: Informações sobre os serviços de saúde de urgência, remédios, farmácias e opções de planos de saúde.

QUEM É FERNANDA DUQUE ESTRADA?

Fernanda Duque Estrada, sócia-fundadora da USA For You, morava no Recreio dos Bandeirantes, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, antes de mudar definitivamente nos Estados Unidos, em 2017.

O SONHO

Ela conta que desde criança tinha o sonho de morar nos Estados Unidos. “Meu sonho era falar inglês e morar aqui. Eu tinha certeza de que um dia faria intercâmbio. Na adolescência comecei a pesquisar sobre isso sozinha, mas na época eu não tinha condições financeiras para viajar, mas nunca desisti desse sonho”, lembra a empresária.
“Aos 18 anos entrei na faculdade de jornalismo, mas tive que trancar com 19, por falta de dinheiro. Fiquei 1 semestre sem estudar. A partir daí eu nunca mais parei de trabalhar e fui juntando dinheiro para realizar meu maior sonho, que um dia eu sabia que aconteceria, que era morar nos Estados Unidos”.

A PRIMEIRA VIAGEM PARA OS ESTADOS UNIDOS

Em 2008, Fernanda colocou na cabeça que era o ano que faria o intercâmbio. E aí veio a oportunidade, quando foi demitida de um emprego em outubro e, com o dinheiro da rescisão, teve certeza sobre a viagem. Ela narra que já tinha pesquisado tudo sobre o intercâmbio de trabalho que se chamava ‘work experience’ e com tal visto eu poderia viver nos Estados Unidos e trabalhar.

“Quando fui demitida nem passaporte eu tinha. Dois meses depois, em dezembro, eu já estava embarcando para Los Angeles (LA). Naquele momento achei que eu já fosse realizar tudo que eu sonhava: conhecer novos lugares, aprender inglês fluente, conhecer pessoas novas, etc… mas tudo o que eu vivi só aumentou a minha vontade de voltar e morar de vez”.

Até a primeira viagem o ‘sonho’ era morar nos Estados Unidos, independente da cidade. Mas quando pisou em Los Angeles pela primeira vez veio a paixão avassaladora, que permanece até hoje.

“Eu entrei no avião de volta pro Brasil com muitas experiências vividas, com um inglês muito melhor, com a bagagem de ter estudado na UCLA, que é uma das grandes faculdades americanas. Só que tudo isso em meio a uma das maiores crises mundiais, ou seja, nada foi fácil naquele período. Mas eu estava realizando meu sonho, então, para mim foi tudo lindo (risos). Tenho boas memórias daquela época”.

DIFICULDADES NO INÍCIO

Para se manter Fernanda precisou trabalhar nos períodos de folga dos estudos. Ela conta que atuou em diferentes tipos de empregos e que, com a crise, não tinha emprego direito nem mesmo para os americanos.
“Lembro que o emprego mais legal era ir nos programas de TV e ganhar dinheiro pra ficar ali batendo palma. Pagava muito pouco, mas era muito divertido (risos). Eu morava num apartamento de 2 quartos com outros 9 brasileiros. Era o que dava pra pagar”, revela Fernanda, orgulhosa, por poder hoje morar em uma casa confortável e ter uma relação financeira estável.

O CHORO NO AVIÃO

Após o término dos estudos, Fernanda voltou ao Brasil, e voltou no avião chorando com a breve despedida, entretanto, trazia na bagagem a certeza de que voltaria para ficar de vez na terra do Tio Sam.

“Voltei para minha vida normal no Brasil, para minha namorada (hoje esposa), para terminar a faculdade de jornalismo, que também era muito importante pra mim. Mas nunca tirei da cabeça que um dia eu voltaria… Até que a vida aconteceu, terminei a faculdade, comecei a trabalhar na minha área mesmo. Trabalhava com o vôlei, que é uma das minhas paixões e fui ficando. Como eu sou do Rio, uma das coisas que me incomodava demais na cidade é a violência urbana. E ao longo dos anos isso foi crescendo ao mesmo tempo que aumentava a minha vontade de sair do país”.

Fernanda lembra que retornou aos Estados Unidos, de férias e, claro, escolheu LA como destino. E, mais uma vez, voltava para casa triste em razão de não ter ficado de vez.
“Ficar ilegal não era uma opção pra mim e aí o Canadá apareceu como opção para mim, para sair do Brasil. Em 2016 conheci a cidade de Vancouver. No fim das contas fizemos uma road trip até Los Angeles, tamanha a minha vontade de voltar para lá. Eu amei Vancouver, é uma cidade linda, charmosa, onde tudo funciona. Mas decidi que não moraria lá pelo simples fato de que não era Los Angeles (risos)”, diverte-se.

2017: O ANO DA MUDANÇA DEFINITIVA

No ano de 2017 tudo conspirou para que Fernanda fosse de vez pra LA. E assim foi feito. Fernanda foi para os Estados Unidos com a certeza de que não voltaria mais para ficar no Brasil, a não ser de férias.
“Morar é diferente de passear ou estudar. Comecei então a aprender, ‘na marra’, tudo o que eu precisava fazer, coisas burocráticas mesmo, tirar carteira de motorista, comprar carro (não dá pra viver sem carro em LA), abrir conta no banco, aplicar cartão de crédito, pegar linha de telefone. Tudo isso eu fui aprendendo e tudo que eu aprendia eu ia ensinando para as pessoas que estavam chegando aqui ou quem me pedia ajuda nas mídias sociais. Existem grupos de Facebook específicos, onde as pessoas buscam informações. E eu estava sempre lá, respondendo todo mundo, doando meu tempo e todo o meu conhecimento, na época sem cobrar nada, porque um dia eu precisei daquelas informações e, muitas vezes, não tinha a quem perguntar”.

2022: A CRIAÇÃO DA USA FOR YOU

No ano de 2022, uma amiga de Fernanda, que está num processo de visto para morar em Los Angeles, começou a tirar dúvidas com ela, perguntando sobre aluguel de casa, sobre todas as coisas burocráticas. Essa amiga foi tão bem atendida por Fernanda que deu a ideia de ela cobrar por consultoria para quem quer viajar para os Estados Unidos.
“Minha amiga foi entendendo que é bem mais complexo do que parece… Quando a gente muda para um país novo, com uma nova língua, é absolutamente tudo novo. Todas as nossas referências se apagam e temos que criar novas. Se você não tem uma pessoa aqui te ajudando nisso, o caminho é bem mais difícil. Muita gente, inclusive, desiste e volta pro Brasil pelas dificuldades. Sendo que, talvez, a pessoa só necessite de um direcionamento e algumas informações preciosas para ajudar nos primeiros meses de adaptação”, considera Fernanda.

“Essa amiga que me perguntou tudo sobre Los Angeles me deu a ideia de abrir uma consultoria. Ela disse que amou ter conversado sobre essas coisas comigo, que eu tirei todas as dúvidas dela de uma forma muito bem explicada e tranquila. Foi aí que eu comecei a estudar, a me preparar para começar o meu negócio nos Estados Unidos. É algo que eu amo fazer, que eu fiz de graça por anos, que realmente me dá prazer em ajudar as pessoas a realizarem o sonho delas”, disse Fernanda, revelando que a amiga pagou dois mil dólares na época por uma consultoria que não lhe tirou todas as dúvidas.

CLIENTES ATENDIDOS

Desde que começou a ajudar pessoas com apoio e dicas sobre viagem aos Estados Unidos, até o início de fevereiro de 2024, Fernanda contabiliza um total de 80 pessoas atendidas.
O número parece pequeno, mas não é, pois a consultoria é na maioria das vezes personalizada e demanda tempo, estudo e produção de roteiros, entre outras tarefas.

Instagram: usaforyou__
Site: www.usaforyou2.com

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles