domingo, maio 5, 2024

Tarô e Saúde Mental: Entendendo a Conexão

 Por Kelida Marques Em um mundo cada vez...

Mimoso do Sul: A Força do voluntariado

Por Vera Moll CIDADE DEVASTADA. 90% DAS CASAS DESTRUIDAS 90%...

Construção antiga do Grajaú sobrevive graças aos voluntários

Blogs e ColunasConstrução antiga do Grajaú sobrevive graças aos voluntários

Quem passa pela Rua Grajaú, no bairro de mesmo nome, mal sabe da sua relevância para a região. Foi nessa rua que foi construída a capela mais antiga da região, a Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, sendo a primeira referência religiosa na área e palco das maiores festas religiosas nos anos 20 até a construção da Igreja Matriz, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Praça Edmundo Rego.

A capelinha, inaugurada em 1918, foi construída no quintal da residência do construtor italiano Francisco Tricario (foto 5 e 6), a primeira casa a ser erguida na fundação do bairro do Grajaú em 1914, quando iniciaram os primeiros loteamentos. A construção foi edificada como cumprimento de uma promessa feita por tricário na Itália, quando estudante, antes de vir ao Brasil.

O imóvel se encontrava abandonado desde que a filha do construtor fal3c3u, no começo dos anos 2000. Em 2015, a advogada da família, deixou as chaves para quem quisesse se comprometer com a manutenção do templo. Foi desta forma que surgiu o grupo de voluntários do S.O.S. Capelinha, que administra o local e realiza reformas periódicas desde então.

Fonte: prefeitura do Rio, O Globo e visitação

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles