quarta-feira, maio 8, 2024

Tarô e Saúde Mental: Entendendo a Conexão

 Por Kelida Marques Em um mundo cada vez...

Mimoso do Sul: A Força do voluntariado

Por Vera Moll CIDADE DEVASTADA. 90% DAS CASAS DESTRUIDAS 90%...

Pós Bariátrica: tudo sobre o exame de Medicina Nuclear que Jojo Todynho vai se submeter

Blogs e ColunasColuna Beleza e SaúdePós Bariátrica: tudo sobre o exame de Medicina Nuclear que Jojo Todynho vai se submeter

Recentemente a apresentadora Jojo Todynho realizou uma cirurgia bariátrica. Assim como ela, mais de 311 mil brasileiros já realizaram o procedimento nos últimos cinco anos, é o que mostra o último dado da Agência Nacional de Saúde sobre o tema.

A pós bariátrica exige muitos cuidados e uma bateria de exames, entre eles, está a densitometria óssea, porque estudos mostram que, a cirurgia bariátrica pode ocasionar uma redução da densidade mineral óssea do paciente, além de aumentar o risco de doenças osteometabólicas, em especial a osteoporose.

O médico especialista em medicina nuclear da Clínica Villela Pedras, Dr Marcelo Mamede, esclarece as dúvida sobre o assunto:

  • Como é realizado o exame de densitometria óssea?

A densitometria óssea é realizada em um equipamento chamado densitômetro ósseo DEXA. O equipamento emite feixes de raio X que passam pelo paciente e posteriormente são captados pelos detectores. As alterações da densidade óssea serão avaliadas posteriormente utilizando software dedicado. A densitometria pode ser feita de corpo inteiro, da coluna vertebral, dos fêmures ou dos punhos. Para avaliação de osteoporose, avaliações da coluna vertebral e fêmures são indicadas. Não há necessidade de jejum para o exame, entretanto alguns medicamentos precisam ser suspensos no dia do exame. Ao marcar o exame, o paciente irá receber orientações sobre o preparo.

  • Qual a importância do exame para pacientes bariátricos ?

Estudos demonstraram que a densidade mineral óssea (DMO) diminui significativamente nos primeiros anos após a cirurgia bariátrica devido a deficiências nutricionais relacionadas ao procedimento cirúrgico. Essas deficiências podem perdurar por meses até anos após a cirurgia. Assim, pacientes que irão se submeter à cirurgia bariátrica devem realizar densitometria óssea antes e 2 anos após a cirurgia, segundo a Associação Americana de Endocrinologia Clínica, a Sociedade de Obesidade e a Sociedade Americana para Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

  • Além da pós bariátrica, é indicado para quais outros casos?

Todos os procedimentos médicos e/ou patologias que venham alterar o metabolismo ósseo poderão acarretar, dependendo da fisiopatologia da doença, alterações na densidade óssea. Assim, nessas situações, a Densitometria Óssea é sempre indicada.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles