segunda-feira, maio 6, 2024

Tarô e Saúde Mental: Entendendo a Conexão

 Por Kelida Marques Em um mundo cada vez...

Mimoso do Sul: A Força do voluntariado

Por Vera Moll CIDADE DEVASTADA. 90% DAS CASAS DESTRUIDAS 90%...

Horizonte é o melhor filme do Festival de Vassouras

EspecialFestival de Cinema de Vassouras 2023Horizonte é o melhor filme do Festival de Vassouras

Dirigido por Rafael Calomeni, o filme “Horizonte” foi eleito o vencedor na categoria “Melhor filme” na premiação do Festival de Cinema de Vassouras ocorrido no último sábado (24), no Centro de Convenções Severino Sombra, em Vassouras, no interior do Estado.

Grandes artistas marcaram presença na premiação que celebrou o cinema brasileiro e a retomada de uma política de investimentos na cultura nacional.

Atores como Caio Blat, Luísa Arraes, Leonardo Medeiros, Juliana Silveira, Sérgio Marone, Julia Lemmertz, Nívea Maria, Rosamaria Murtinho, Ernesto Piccolo, Isabel Filardis, Carlos Vereza entre outras personalidades prestigiaram a premiação ocorrida no Vale do Café.

No sábado, um grande almoço reuniu os organizadores do festival Bruno Saglia e Jane Saglia, comerciantes locais e artistas e celebraram o sucesso do festival.

O almoço aconteceu na Fazenda São Luiz da Boa Sorte, próximo ao Museu do Café e a imprensa foi recebida pela também jornalista Liliana Rodriguez, mestre de cerimônias.

A noite, a grande cerimônia foi aberta com show do grupo Tambores do Aço, que tocou sucessos do samba. Ainda teve participações do cantor Fernando Starkey, homenageando a cantora Tina Turner com a música tema do filme “Mad Max” e do artista Victor Meirelles.

“Horizonte” e “Vermelho Monet” foram os filmes que mais se destacaram na premiação. “Vermelho”, de Halder Gomes, também criador de “Cine Holiudy”, da Globo, ganhou quatro prêmios: Edição de som, fotografia, direção de arte e figurino.

Outros filmes que se destacaram foi “Capitão Astúcia”, com o ator Fernando Teixeira vencendo como melhor ator. Ana Rosa foi eleita melhor atriz, Alexandra Richter como atriz coadjuvante e Rafael Pereira, melhor ator coadjuvante.

Um fato curioso da cerimônia foi o momento em que o ator Carlos Vereza, de 84 anos, subiu ao palco para acusar o prefeito da cidade, Severino Dias (União Brasil) de tentar censurar seu filme “Frankfurt”, além de critica-lo pela ausência de recursos da Prefeitura no festival.

O prefeito Severino Dias se pronunciou nas redes sociais negando veementemente que tivesse algum tipo de censura e disse que não tem poder e ingerência sobre os filmes do festival.
Em contato com a reportagem, admitiu que não colocou dinheiro direto no Festival. “Não colocamos porque a cidade atravessa um momento difícil financeiramente, porém ajudamos com a possibilidade do investimento do estado, através da Funarj.”

Voltando a falar dos filmes, “Horizonte” foi o grande destaque. Com a temática voltada aos idosos, destacando o romance entre Rui (Raymundo de Souza) e Jandira (Ana Rosa), ganhou como melhor filme, atriz e direção.

O diretor Rafael Calomeni contou que o prêmio é a realização de um trabalho de anos.

“Há anos estamos trabalhando por esse momento e tive o privilégio de trabalhar com um elenco tão maravilhoso e especial. Trazer o Raymundo e outros grandes nomes foi um sinal de que o público se emocionaria ao ver essa história tão verdadeira e real”.

Nas redes sociais e YouTube de Gazeta do Rio confira as entrevistas e cobertura completa do Festival

Apresentado pelos atores Hugo Bonemer e Maytê Piragibe, a lista de vencedores é essa.

Melhor filme curta metragem ficção: Teatro de Máscaras

Melhor documentário curta metragem: Cabolino

Curta metragem regional – Melhor filme: Os Esquecidos

Curta metragem – Melhor Filme Mostra Rio: A menina e o mar

Curta e longa ficção do Los Angeles Brazilian Filme Festival e o circuito serão exibidos aqui

Melhor animação: Chef Jack, o Cozinheiro Aventureiro.

Melhor edição e montagem – Longa Metragem Ficção: Capitão Astúcia

Melhor ator coadjuvante: Rafael Pereira

Melhor atriz Coadjuvante: Alexandra Richter

Melhor ator: Fernando Teixeira (Capitão Astúcia)

Melhor atriz: Ana Rosa (Horizonte)

Melhor roteiro: Capitão Astúcia

Melhor direção: Rafael Calomeni (Horizonte)

Melhor filme: Horizonte

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles